Seleções Nacionais sub-16 e sub-18 Femininas preparam estágios

PUB

Selecionadores Nacionais das respetivas categorias divulgaram as convocatórias para os estágios que irão decorrer na Maia.

As Seleções Nacionais sub-16 e sub-18 Femininas vão começar a centrar atenções nas próximas provas que se avizinham e a primeira concentração vai acontecer já no início de outubro, para ambas. Desde o dia 5 até ao dia 10 do próximo mês, as duas comitivas irão entrar em estágio na cidade da Maia, naquele que será o primeiro passo da preparação para o Campeonato do Mundo sub-18 e Campeonato da Europa sub-17. Os Selecionadores Nacionais divulgaram esta quarta-feira as respetivas convocatórias para os estágios, que apesar de decorrerem ao mesmo tempo e no mesmo local, são independentes.

Seleção Nacional sub-18 Feminina

É com o Mundial sub-18 no horizonte, que Luís Santos vai trabalhar com as atletas escolhidas, no sentido de colocar Portugal num patamar em que possa discutir todos os jogos com as seleções mais fortes. Esse é o objetivo, segundo o líder da Seleção Nacional sub-18, que diz ainda querer “diminuir a décalage sentida no europeu deste ano.” Recorde-se que Portugal terminou o Campeonato da Europa realizado no passado mês de agosto, na 10ª posição.

Até ao referido Campeonato do Mundo, agendado para agosto de 2022, na Geórgia, estão previstos 10 estágios de preparação, nos quais existe uma vontade acrescida de contar com jogos internacionais.

Luís Santos, Selecionador Nacional sub-18, explica a escolha das 18 atletas que seguirão para estágio e garante total compromisso e trabalho durante o ano que antecede o Mundial.

“Este é o primeiro estágio da época após a última participação do Europeu. Com o apuramento conseguido para o próximo Mundial, iremos, naturalmente, aumentar os dias de trabalho em contexto de Seleção Nacional e isso permite-nos observar ainda várias atletas que não tiveram essa oportunidade, devido à pandemia e aos inúmeros estágios cancelados durante um ano e meio. A entrada de 10 atletas que não foram ao Europeu nesta convocatória, pretende exatamente isso: avaliar a evolução de atletas referenciadas e dar uma oportunidade de treino em contexto de estágio. Serão seis dias de trabalho onde avaliaremos as atletas e onde trabalharemos aspetos individuais e grupais, de forma a dotar estas atletas de melhores recursos. Teremos oito treinos e um jogo treino. Estamos preparados para uma época de muito trabalho conjunto com os clubes para podermos representar Portugal no mundial com a maior competitividade possível.” – afirmou.

Confira aqui a Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Feminina, para o estágio na Maia (5 a 10/10/2021).

Seleção Nacional sub-16 Feminina

Artur Rodrigues é o treinador que vai orientar a Seleção Nacional sub-16 Feminina de Portugal e já cumpriu a primeira missão ao leme da equipa, de divulgar a lista de 18 atletas convocadas para o estágio na Maia. O técnico de 33 anos irá começar a preparação para o próximo Campeonato da Europa sub-17 2022, uma competição que considera ser de extrema importância e que irá “definir as participações futuras das gerações jovens femininas em Europeus e Mundiais“.

O grupo de trabalho é composto por atletas da geração nascida em 2006 e 2007 e o estágio contará com seis dias de trabalho intensivo no pavilhão, com sessões bi-diárias em quase todos os dias, bem como várias ações de formação com as atletas, também contempladas no planeamento.

O facto de conseguirmos começar este trabalho mais cedo é fundamental porque temos uma lista alargada com mais de 150 atletas que resultou das observações realizadas nos clubes, nas Seleções Regionais e nos centros de treino, antes da pandemia. No final da época passada, apenas conseguimos observar em contexto de concentração, as atletas das Associações do Algarve e da Madeira. Como tal, esta primeira convocatória assenta na base de dados das observações realizadas mas, sobretudo, na conversa e diálogo com os coordenadores e técnicos dos clubes. Neste primeiro estágio, os objetivos passam por transmitir às atletas a importância de representar de uma Seleção Nacional, e qual o perfil de atleta pretendemos. Por fim, temos intenção de começar a criar uma identidade e uma filosofia de jogo, uma vez que teremos jogos de preparação no final do próximo mês, em Espanha. O nosso foco estará na condição física das atletas, por isso o primeiro dia será dedicado à realização de testes físicos e, depois disso, iniciaremos o trabalho no pavilhão com mais ênfase na técnica individual e nos aspetos defensivos.” – afirmou o Selecionador.

Confira aqui a Convocatória da Seleção Nacional sub-16 Feminina, para o estágio na Maia (5 a 10/10/2021).

Patrocinadores Institucionais