Seleções Nacionais Femininas na mesma linha de trabalho

PUB

José António Silva, Selecionador Nacional A Feminina é o coordenador da estratégia conjunta que visa o crescimento e desenvolvimento das respetivas equipas.

Trabalhar com a mesma direção e propósito é a chave para que as Seleções Nacionais Femininas possam evoluir e apresentar resultados cada vez mais positivos ao longo do tempo. É com esta premissa que José António Silva vai liderar um trabalho conjunto entre as Seleções Nacionais A, sub-18 e sub-16, que estarão em permanente comunicação, e que terá como referências fundamentais os pressupostos do modelo de jogo da equipa A. Este domingo, as referidas equipas técnicas reuniram-se no Centro de Estágios de Rio Maior, onde a Seleção Nacional A está a estagiar e a preparar o jogo com a Hungria, para discutirem e ultimarem pormenores acerca do novo modelo de trabalho conjunto.

O líder da equipa sénior feminina explica algumas premissas e diretrizes que estarão presentes na linha laboral, visando a integração e potenciação de novas atletas e, acima de tudo, a evolução do andebol feminino em Portugal.

“No que às seleções jovens diz respeito, temos objetivos muito concretos para os diversos estágios, que passam não só pelo desenvolvimento de aspetos determinantes para o modelo de jogo, mas também pela avaliação e integração de novas atletas. Com esse propósito, haverá momentos em que algumas atletas que já trabalharam connosco não serão convocadas, abrindo espaço para a observação de outras jovens. Esta estratégia visa alargar o lote de jovens selecionáveis e mantendo o grupo aberto a entradas e saídas, determinadas pela evolução que as atletas apresentem. Um outro aspecto que importa realçar são os critérios definidos para as convocatórias, que têm como objectivo principal o trabalho com atletas identificadas como tendo elevado potencial, por vezes em detrimento de outras com melhor performance no imediato. No mesmo sentido, serão assumidas opções de carácter estratégico, que visam, não a optimização do rendimento, mas sim a criação de condições para que as atletas continuem a evoluir. Para isso, será dada prioridade ao trabalho individualizado, que contemplará todos os factores que condicionam a performance.” – referiu José António Silva.

Um dos pontos que importa salientar é o contacto permanente que já existe entre as Seleções Nacionais e os clubes e que será reforçado.

“Enquanto coordenador deste trabalho, congratulo-me com o facto de poder contar com uma equipa multidisciplinar comprometida e dedicada, que pretende dar um bom contributo para a evolução do andebol português. Estabeleceremos, como é óbvio, uma colaboração estreita e permanente com os responsáveis dos Clubes, já que ela é decisiva para alcançarmos os objectivos traçados.” – afirmou.

As equipas técnicas das três Seleções Nacionais estão praticamente compostas, com abertura ainda para inclusão de novos elementos, sendo que o principal objetivo a curto prazo é a criação de uma equipa para a equipa sub-16 que, temporariamente, será orientada por Artur Rodrigues.

Equipas técnicas das Seleções Nacionais Femininas:
A
José António Silva – Selecionador
Serafim Borges – Treinador-adjunto
Tiago Sousa – Treinador de Guarda-Redes
Sofia Osório – Fisiologista
Tiago Bernardes – Secretário Técnico

sub-18
Luís Santos – Selecionador
Miguel Vasconcelos – Treinador de Guarda-Redes
João Mesquita – Fisiologista
Cristina Fernandes – Secretária Técnica

sub-16 (a definir)

Os próximos momentos de estágio das Seleções Nacionais sub-18 e sub-16 irão decorrer na cidade da Maia, esta semana, quanto à Seleção Nacional A irá rumar a Paredes para preparar o jogo da 2ª jornada do Women’s EHF Euro 2022 Qualifiers.

Bilhetes para o Portugal x Espanha à venda!

Após o encontro com a Hungria, a comitiva irá regressar a Portugal e rumará à cidade de Paredes, local onde decorrerá o segundo estágio antes do duelo ibérico com Espanha. Os bilhetes para o segundo jogo da referida Qualificação, que terá lugar no Pavilhão Muncipal de Paredes, já estão à venda e podem ser adquiridos aqui.

Acreditações

Os pedidos de acreditação para o encontro de dia 10 de Outubro deverão ser feitas através deste link: Formulário Portugal : Espanha

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

Calendário – Qualificação EHF Euro 2022
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, Canal 11
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, Canal 11

Patrocinadores Institucionais