Torneio 4 Nações sub-16: Portugal perde com a Espanha no segundo jogo

PUB

Seleção Nacional Sub-16 esteve a um nível superior no duelo ibérico mas voltou a não conseguir a vitória; Eslováquia é o último adversário dos lusos.

A Seleção Nacional Sub-16 Masculina realizou o segundo jogo no Torneio 4 Nações, a decorrer em Toledo, Espanha, esta quinta-feira e sofreu nova derrota, desta feita com a congénere do país vizinho por 28-18. O próximo e último adversário de Portugal na competição será a Eslováquia, em jogo agendado para às 09h00 (hora portuguesa), este sábado.

Portugal voltou a entrar em campo com um sistema defensivo 6×0, tal como tinha acontecido no primeiro jogo do torneio contra a França, mas desta vez encontrou pela frente um 5×1 defensivo espanhol, que por vezes se transformava em 4×2, orientado para o lado esquerdo do ataque luso. A equipa da casa abriu o ativo mas a Seleção Nacional respondeu com um parcial de 0-4 com a ajuda de Francisco Silva, guarda-redes que foi de novo titular. Seguiu-se um período de pouco acerto de ambas as partes, algo que acabou por ser uma constante durante toda a primeira parte, no entanto, a seleção espanhola falhou menos e chegou ao empate a cinco golos, aos 11 minutos. Pouco depois, apareceu uma sequência idêntica: Portugal respondeu como novo parcial, desta vez de 0-3 ficando a vencer por 5-8, e a resposta hispânica foi ainda mais contundente, levando a uma reviravolta no resultado (9-8). Espanha na frente, algo que já não acontecia desde o 1-0 e assim se manteve até ao intervalo, não sem antes da margem ser ainda mais dilatada perto do descanso.

Ao intervalo: 13-10

O segundo tempo começou melhor para os espanhóis, com três golos sem resposta, atingido um patamar inédito de seis golos de vantagem. Uma possível reviravolta começava a desenhar-se difícil de acontecer, até porque a Espanha foi conseguindo segurar uma margem confortável (19-14 aos 45 minutos) e o resultado tornou-se demasiado pesado perto do final, quando os ‘nuestros hermanos’ chegaram às duas mãos cheias de golos (27-17). Um dos principais fatores que contribuíram para o triunfo hispânico foi o bom desempenho defensivo no segundo tempo, mesmo em inferioridade numérica.

Resultado final: 28-18.

João Varejão, técnico da equipa lusa, mostrou-se satisfeito com as melhorias face ao primeiro jogo e com a entrega dos atleas em campo: “Neste jogo com Espanha entrámos de forma mais assertiva do ponto de vista defensivo, corrigindo os erros que tínhamos cometido ontem. Houve aprendizagem e correções que nos permitiram ter sucesso durante grande parte do jogo (tanto no ataque como na defesa). Estamos conscientes de que melhorámos do jogo de ontem para o de hoje, e que é fundamental continuar a competir a este nível para elevar o nosso rendimento. Não estivemos tão bem na finalização, mas conseguimos encontrar soluções coletivas para ultrapassar a defesa 5×1. Os jogadores entregaram-se ao jogo e lutaram até ao final. Amanhã teremos novo jogo, desta vez com a Eslováquia e acreditamos que podemos ultrapassar melhor as dificuldades que vamos encontrar.” – afirmou.

Calendário:
16.12.2021 – 16h15 – França x Portugal, 42:25 (21:12)
17.12.2021 – 19h30 – Espanha x Portugal, 28:18 (13:10)
18.12.2021 – 09h00 – Portugal x Eslováquia

Todos os jogos irão decorrer no Polideportivo Rafael del Pino, em Toledo.

Após este torneio, irá continuar o trabalho de observação de atletas, conjugado com a participação no torneio de Natal Cidade de Fafe (27 a 30 do mesmo mês) e, simultaneamente, com trabalhos nos Centro de Treino de Postos Específicos, nas mesmas datas, em Setúbal, para atletas da zona sul. Posteriormente, em Guimarães, no mês de janeiro, o mesmo acontecerá com atletas da zona norte. João Varejão afirmou que deseja, acima de tudo, “assegurar um conhecimento mais alargado dos atletas desta geração e continuar a promover, juntamente com os clubes, o desenvolvimento integral da mesma.”

Patrocinadores Institucionais