Seleção Nacional A Feminina: Convocatória final para o duplo confronto com a Eslováquia

PUB

José António Silva divulgou a lista de 18 atletas convocadas para as próximas jornadas do Women’s EHF EURO 2022 Qualifiers, em conferência de imprensa, esta segunda-feira.

Foi no Multiusos de Paredes, palco do próximo jogo da Seleção Nacional A Feminina (3 de março, às 19h00), que José António Silva deu a conhecer a lista final de 18 atletas convocadas para os duelos das jornadas 3 e 4 do Grupo 5 da Qualificação para o Campeonato da Europa 2022, ambos diante da Eslováquia. À entrada para a segunda e última semana de estágio, que decorreu na Maia e irá prosseguir em Paredes, o grupo de trabalho – que até então era apenas composto por atletas que atuam nos campeonatos portugueses – sofreu uma reformulação que, segundo o que está previsto, será a única até ao final dos dois jogos. O segundo embate com a congénere eslovaca está agendado para o dia 6 de março, às 14h00 de Portugal Continental, no Športová Hala, na cidade de Topolčany.

Consulte a convocatória final, AQUI.

José António Silva comentou as escolhas e diz que tem a ambição de vencer a Eslováquia, nas duas ocasiões: “Esta convocatória tem como objetivo, obviamente, a disputa dos dois próximos jogos deste apuramento. É um grupo difícil, no qual não somos favoritos, as equipas da Hungria e da Espanha estão num patamar bem superior àquilo que são as restantes equipas e considero que a Eslováquia é, também, uma equipa muito forte, que tem experiência de Mundial – esteve presente no último – portanto, terá uma vantagem a esse nível relativamente a nós. Neste estágio pretendemos, não só preparar os dois encontros com a Eslováquia, mas também preparar o futuro e, nesse sentido, integrámos diversas jovens na primeira semana de trabalho e algumas delas estão também presentes nesta última fase de preparação. Temos elevadas expetativas relativamente aos jogos, sabemos da valia do nosso adversário mas temos a ambição de fazer duas vitórias.”

Para além da apresentação do jogo, foi também formalizado o protocolo entre a Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Paredes, representadas por Juliana Sousa (Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal), Elias Barros (vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes) e Renato Almeida (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes). A Seleção Nacional A Feminina vai voltar a jogar no Multiusos de Paredes, palco onde perdeu de forma inglória com a Espanha, em outubro, numa tarde em que o apoio dos adeptos presentes foi constante até ao apito final.

Esta semana marcou a chegada de sete atletas convocadas que atuam em campeonatos estrangeiros: Anaïs Gouveia (Alemanha), Patrícia Lima e Sandra Santiago (Espanha), Beatriz Sousa, Jéssica Ferreira, Joana Resende e Mégane Ribeiro (França)e ainda, a guarda-redes Isabel Góis, que atua no clube alemão Neckarsulmer SU (Alemanha). Em sentido inverso, um lote de jogadoras jovens que estiveram presentes desde o início do estágio na cidade da Maia, despediram-se da comitiva e regressaram aos respetivos clubes. Luciana Rebelo, Joana Semedo e Matilde Rosa seguirão diretamente para o estágio da Seleção Nacional Sub-18, a ter lugar em Vila Nova de Gaia.

Duas novidades e um regresso

Carmen Figueiredo, Rita Campos e Patrícia Rodrigues são as principais novidades da convocatória e substituem Maria Unjanque (SL Benfica), Juceleyde Cabral (Alavarium Love Tiles) e Luciana Rebelo (Maiastars), face ao lote de atletas escolhidas para os jogos com Hungria e Espanha, no arranque do Women’s EHF EURO 2022 Qualifiers, no passado mês de outubro.

Para Carmen Figueiredo, jovem lateral do CDES Gil Eanes que cumpriu recentemente 17 anos, esta é a estreia absoluta numa convocatória da Seleção Nacional A direcionada para compromissos oficiais, merecendo assim a confiança de José António Silva e, por essa razão, não seguirá para o estágio da Seleção Nacional Sub-18. Também a pivô Rita Campos, de 19 anos, é uma das selecionáveis para defrontar a Eslováquia e, apesar da pouca experiência ao nível da principal seleção e da concorrência de peso, a leiriense tem oportunidade de jogar ao mais alto nível pelo nosso país, pela primeira vez.

O regresso de Patrícia Rodrigues aos trabalhos da Seleção Nacional A é, talvez, a principal nota de destaque desta convocatória. Após um longo período de ausência, devido a uma lesão grave no joelho contraída em fevereiro de 2020, a ponta-direita natural de Coimbra está, finalmente, apta para voltar a representar as cores de Portugal, algo que aconteceu pela primeira vez quando a atleta tinha apenas 14 anos. Hoje com 24 anos, Patrícia Rodrigues entra na convocatória para lutar por um lugar com a também canhota Anaïs Gouveia, nestes próximos duelos.

Bilhetes para o Portugal – Eslováquia já à venda

A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente de forma presencial, no palco do encontro, nos seguintes horários: de 28 de fevereiro a 3 de março (das 09h00 às 17h30). Cada bilhete tem um custo de 5€.

As acreditações para o jogo já estão abertas: https://forms.gle/BLQP6kc3wy9gmfaC8.

EHF Euro 2022 Qualifiers
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)
03.03.2022 – 19h00 – Portugal x Eslováquia, Canal 11
06.03.2022 – 14h00 – Eslováquia x Portugal, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

GRUPO 5JVEDGOLOSDIFPTS
1. Hungria220064 : 52124
2. Espanha220056 : 5064
3. Eslováquia200256 : 63-70
4. Portugal200246 : 57-110

Patrocinadores Institucionais