EHF Euro 2022 Qualifiers: Portugal em busca da segunda vitória seguida

PUB

Comitiva chegou à Eslováquia esta sexta-feira e já começou a preparar o jogo da 4ª jornada; Andreia Costa e Adriana Lage no lugar das estreantes Carmen Figueiredo e Rita Campos.

Houve pouco tempo para celebrar a primeira vitória no EHF Euro 2022 Qualifiers, alcançada na passada quinta-feira em Paredes, porque no dia seguinte foi tempo de cumprir várias horas de viagem rumo ao destino final: a pequena cidade de Topoľčany, na Eslováquia, que tem cerca de 26 mil habitantes e está situada a pouco mais de 100km da capital Bratislava. É lá que a Seleção Nacional A Feminina vai tentar agarrar novo triunfo que permita ficar mais perto do objetivo da qualificação para o Campeonato da Europa. A comitiva composta por 16 atletas, realizou na manhã desta sexta-feira um pequeno treino de ginásio e tem agendada uma sessão de pavilhão, ao final da tarde, no Sporthalle Topoľčany, o palco do próximo encontro.

José António Silva, com o rigor que há muito lhe é caracterizado, aponta para os aspetos que correram menos bem, principalmente do ponto de vista ofensivo, e diz que é necessário corrigi-los, bem como antecipar algumas mudanças táticas que possam existir no jogo do adversário: “O jogo de amanhã com a Eslováquia assume-se como mais um desafio muito importante para o percurso da equipa. Estamos, naturalmente, satisfeitos com a vitória que obtivemos na passada quinta-feira, mas já fizemos a análise de alguns aspetos que não estiveram tão bem como desejávamos, para que os possamos corrigir. Temos que fazer, obrigatoriamente, um jogo mais eficaz de ponto vista ofensivo e antecipar as eventuais alterações táticas que a equipa adversária promova. Este é um jogo que nos traz desafios interessantes, desde logo pelo facto de jogarmos fora do nosso país, a longa viagem que fizemos e a adaptação a uma nova realidade. Consideraremos, naturalmente, estes aspectos na preparação do jogo, mas acreditamos que quando chegar o momento da competição estaremos preparados.”

O líder da Seleção Nacional diz que a inclusão da pivô Adriana Lage e da guarda-redes Andreia Costa, e detrimento das estreantes Carmen Figueiredo e Rita Campos, não tem qualquer influência na motivação para o jogo e que todas as atletas disponíveis estão preparadas para dar nova resposta em busca do sonho: “Foi necessário fazer duas alterações ao lote de atletas convocadas, mas todas as que viajaram estão aptas e com a determinação que as caracteriza para obtermos um bom resultado. Sabemos da dificuldade da tarefa que temos pela frente, mas, como sempre, com respeito pelo adversário e ambição, lutaremos pela vitória para continuarmos a alimentar o sonho.”

O encontro deste domingo terá início às 14h de Portugal Continental e contará com transmissão em direto no Canal 11.

64% de percentagem defensiva e uma luta heróica

Bebiana Sabino e Ana Carolina Silva, cumpriram a estratégia definida para o jogo com a Eslováquia e contribuíram, particularmente, para que o desfecho tivesse sido positivo para a equipa portuguesa. Travar a boa relação da primeira linha com a principal referência na posição de pivô era visto como essencial, uma vez que esse recurso constitui uma das armas mais fortes do ataque eslovaco, e coube a ambas as atletas (na maioria das vezes) a responsabilidade de o fazer, com bastante sucesso. A gigante Nikoleta Trúnková, que jogou durante quase toda a partida, sentiu imensas dificuldades em receber os passes das companheiras e não conseguiu tirar o melhor partido dos seus 97kg – e 186 cm. Apesar disso, a pivô de 23 anos, que atua no Iuventa Michalovce, da Eslováquia, apontou quatro golos em cinco remates.

Bebiana Sabino, pivô e capitã da Seleção Nacional A Feminina, destacou a excelente prestação defensiva lusa – que resultou num total de 64% de eficácia – e fala numa luta desigual em termos de capacidade física, mas que funcionou devido a um trabalho incisivo constante na preparação do encontro: “Sem dúvida que os aspetos defensivos foram extremamente preponderantes no resultado do jogo anterior. Relativamente à defesa da jogadora pivô [Nikoleta Trúnková], na preparação do jogo identificámos que o sucesso ofensivo da Eslováquia incidia na relação com esta jogadora. A estratégia defensiva foi estipulada em função dessa caraterística. Sabíamos das dificuldades que iríamos ter, nomeadamente pela desigualdade no confronto físico, mas apesar da ‘luta’ constante, conseguimos aplicar os princípios definidos, o que se traduziu num bom desempenho defensivo a par da excelente exibição da nossa guarda-redes.”

Uma opinião partilhada por Ana Carolina Silva: “Estudámos bem o adversário, sabíamos os pontos fortes e trabalhámos com o objetivo de os conseguir eliminar. Anulámos com sucessos a relação com o pivô, que era uma das suas principais armas tal como o remate exterior. Fomos exemplares no cumprimento da estratégia definida o que nos ajudou a alcançar a vitória.” A lateral, que recentemente deixou o Alavarium Love Tiles para se juntar às companheiras de seleção Patrícia Lima e Sandra Santiago, no clube espanhol CB Atlético Guardés, revela que a equipa já mudou o ‘chip’ e que o que importa nesta altura é vencer o segundo duelo com a Eslováquia, anulando – novamente – os argumentos ofensivos primários do adversário: “Temos a consciência de que fizemos um grande jogo, mas o nosso foco agora está no jogo de amanhã. Queremos muito vencer e lutar pelo apuramento. Sabemos que não vai ser um jogo fácil e à semelhança do que aconteceu na quinta-feira, para conseguirmos ganhar, temos que anular as armas fortes delas, manter a concentração, levar o que de bom fizemos nesse jogo e aprender com o que não correu tão bem.”

Bebiana Sabino, experiente pivô, de 35 anos, diz que o próximo duelo em solo eslovaco terá características diferentes, não só, mas principalmente pelo facto de que uma derrota afasta automaticamente a Eslováquia do apuramento para o EHF Euro 2022: “Ficámos muito satisfeitas com os dois primeiros pontos alcançados na competição, mas isso é passado e já estamos com novo foco para o próximo jogo, que terá certamente caraterísticas distintas. A começar pelo facto da Eslováquia jogar em casa e perante o seu público, quererá deixar uma imagem diferente daquela que apresentou na passada quinta-feira, mas também porque uma derrota as afasta da possibilidade de lutar pela qualificação. Já analisámos pormenorizadamente o jogo e estamos a trabalhar os aspetos técnico-táticos que temos que melhorar para conseguir o nosso único objetivo: a vitória.”

EHF Euro 2022 Qualifiers
Grupo 5
06.10.2021 – 17h00 – Hungria x Portugal, 34:24 (17:15)
10.10.2021 – 17h00 – Portugal x Espanha, 22:23 (11:14)
03.03.2022 – 19h00 – Portugal x Eslováquia, 24:21 (13:10)
06.03.2022 – 14h00 – Eslováquia x Portugal, Canal 11

O Women’s EHF Euro 2022 tem início marcado para o dia 4 de novembro de 2022, termina no dia 20 do mesmo mês e decorrerá na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro.

GRUPO 5JVEDGOLOSDIFPTS
1. Espanha330086 : 7886
2. Hungria320192 : 82104
3. Portugal310270 : 78-82
4. Eslováquia300377 : 87-100

Patrocinadores Institucionais