Play-Off Mundial 2023: Conheça aqui os convocados dos Heróis do Mar

PUB

Paulo Pereira divulgou a lista de 20 convocados para o duplo embate com a Suíça relativo ao primeiro play-off do IHF World Championship 2023, esta segunda-feira.

Passaram quase três anos desde que Portugal fez o jogo perfeito em Guimarães, berço da Nação e também berço do primeiro apuramento para o Campeonato da Europa em largos anos. Em abril de 2019, Portugal fez história ao assinar uma exibição incólume frente a França, em palco vimaranense – volvidos alguns anos – os Heróis do Mar regressam ao Multiusos de Guimarães para o primeiro embate frente à Suíça, relativo ao Play-Off para o IHF World Championship 2023. Também de história é feita a relação entre os Heróis do Mar e a turma helvética, que em 2020, a par de Portugal, se qualificou para o EHF Euro, após 14 anos ausente e em 2021 foi repescada para a 27ª edição do Mundial, no Egito, acabando por falhar, posteriormente, a qualificação para o Campeonato da Europa, que teve lugar em janeiro do presente ano.

A Seleção Nacional entra em campo esta quinta-feira, para os primeiros 60 minutos frente à turma helvética, no Multiusos de Guimarães, às 19h00 e que conta também com transmissão na RTP2. A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente online, através da Blueticket, com o custo unitário de 10€.

Portugal e a Suíça, para além de serem os organizadores da edição de 2028, do EHF Euro, com Espanha, partilham também inúmeros jogos amigáveis entre ambos. O último encontro oficial remonta a 2021, no Cairo, no Main Round do Campeonato do Mundo, onde Portugal foi mais forte e venceu por 29-33, com uma excepcional performance de Andy Schmid, central que, atualmente, veste as cores do Rhein-Neckar Löwen, para além da seleção helvética. A par deste jogador que conta com 180 internacionalizações pela Suíça, foi Victor Iturriza quem se destacou, na última vitória de Portugal frente à Suíça, feito que os lusos vão tentar replicar em Guimarães, já na próxima quinta-feira.

Paulo Pereira abordou o conhecido adversário da equipa das Quinas: “A Suíça era a equipa mais forte do Pote 2 – com vantagens e desvantagens – a desvantagem é que é a equipa mais forte e a vantagem é que nós temos que perceber que para ultrapassar a Suíça temos que ir com energia toda que temos é isso para nós é positivo. Se aplicarmos bem o plano que está estabelecido vamos vencer a Suíça. A Suíça conseguiu desenvolver um sistema 7×6 muito muito eficaz e, neste momento, marcam cerca de 30 por cento dos golos nesse sistema ofensivo. Até porque o Andy Schmid é um atleta que decide muito bem e este formato ofensivo do 7x6 encaixa para que seja ele a tomar as primeiras decisões. Vamos ter que nos preparar muito bem e corrigir algumas coisas que correram menos bem no último Europeu, temos ali algumas questões defensivas que estamos a tratar, de forma a que aqueles erros não se verifiquem tão frequentemente e vamos meter mãos à obra. Vai ser uma um adversário à altura porque eles pensam a mesma coisa que nós, qualquer um pode vencer – oxalá que sejamos nós.” – afirmou.

Convocatória Play-Off IHF World Championship 2023 – Seleção Nacional A Masculina – 14/03/2022 a 20/03/2022

Os Regressos

André Gomes, Alexis Borges, Bélone Moreira e Pedro Portela estão de volta ao plantel da Seleção Nacional, após terem falhado o EHF Euro 2022, por lesão. O lateral esquerdo, atualmente ao serviço do MT Melsungen, da Alemanha, regressou à equipa lusa depois de ter estado afastado da quadra durante algumas semanas, André Gomes apresenta-se ao serviço das Quinas após jogo de domingo, a contar para a Bundesliga, onde a sua equipa sofreu uma derrota às mãos do Rhein Neckar Löwen, encontrando-se na sexta posição do Campeonato. Quem também sofreu uma derrota no passado domingo foi Pedro Portela, com o HBC Nantes a sair derrotado frente ao líder da LIQUI Moly Starligue, Paris Saint Germain Handball, por 34-28, mas mantendo a segunda posição da liga. Já Bélone Moreira e Alexis Borges, ultrapassam uma das melhores fases ao serviço do SL Benfica, que na semana passada carimbou a passagem aos 1/8 de Final da EHF European League, na segunda posição do grupo, após vitória frente ao HBC Nantes, por 31-30 e mantém ainda viva a chama no Campeonato Placard Andebol 1.

O técnico mostrou-se duplamente satisfeito pelo regresso dos atletas que não tinha podido contar no EHF Euro e ainda o também retorno à cidade vimaranense: “Este é o grupo base da Seleção Nacional, com o regresso de Alexis Borges, André Gomes, Bélone Moreira e Pedro Portela, embora continuem a haver algumas ausências, esta é a base que temos tido nos últimos anos. A questão a realçar aqui é o regresso a Guimarães, que para nós é uma cidade icónica, que faz parte da história recente, que começou em 2019, quando recebemos a França. É uma cidade icónica, à qual nós regressamos com muito prazer porque sentimos muito calor humano quando vimos aqui.” – terminou.

Destaque também para a inserção de Guilherme Tavares, no estágio da Seleção A Masculina, entre os dias 14 e 16 de março, atleta habitual na Seleção de Sub-20, que jogará o Campeonato da Europa em Portugal, no verão.

Bilhetes para o Portugal – Suíça à venda

A venda de bilhetes será efetuada exclusivamente online, através da Blueticket, com o custo unitário de 10€.

As acreditações para o jogo já estão abertas: https://forms.gle/VnztFNBfj2UBJKyKA.

Play-Off IHF World Championsip 2023
17.03.2022 – 19h00 – Portugal x Suíça, RTP2
20.03.2022 – 13h30 – Suíça x Portugal, RTP2

O IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais