Play-Off Mundial 2023: Portugal vence Suíça no primeiro jogo

PUB

Triunfo em Guimarães por 33-26 dá vantagem importante aos Heróis do Mar para o jogo da segunda mão.

7 inicial: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Bélone Moreira, António Areia e Victor Iturriza.

Num palco de boa memória para os Heróis do Mar, em Guimarães, Portugal iniciou o jogo com posse de bola e com um parcial de três golos marcados contra apenas um sofrido, iniciado por Rui Silva – central luso que, antes da partida, foi homenageado pelos 100 jogos com a camisola da Seleção Nacional. Duas defesas seguidas de Gustavo Capdeville e nova investida criteriosa, colocaram Portugal a vencer por 7-3 aos 10 minutos, e foi nessa altura que o treinador da Suíça apostou no 7×6, prescindindo do seu guarda-redes, para tentar contrariar o ímpeto luso. Seguiu-se um período algo instável em que a Suíça acabou por ser mais eficaz e encurtou a distância para apenas um golo (8-7) com um parcial de 0-3, levando Paulo Pereira a pedir time-out, aos 18 minutos, que antecedeu as estreias em jogo do lateral Alexandre Cavalcanti e do central Miguel Martins.

Apesar das constantes intervenções do guarda-redes suíço Nikola Portner, os Heróis do Mar voltaram a superiorizar-se e não só seguraram a vantagem, como ainda a dilataram em novo parcial contundente (12-8), à entrada dos últimos cinco minutos. Portugal liderava por essa margem de quatro golos perto do apito para o descanso, mas um momento de desatenção lusa até permitiu uma ligeira aproximação dos helvéticos (14-12), antes de Miguel Martins assinar o 15º e último golo do primeiro período, na sequência de uma jogada aérea.

Intervalo: 15-12

A segunda parte abriu com nova defesa de Gustavo Capdeville e com algumas mexidas: entraram Fábio Magalhães e Pedro Portela. Cinco minutos após o recomeço, Portugal tinha apontado dois golos, ambos da autoria de Victor Iturriza, e Nikola Portner já tinha também reclamado as atenções para si com defesas importantes (17-13). Aos 39 minutos, Paulo Pereira colocou em prática o 7×6 pela primeira vez no encontro e a margem entre as duas seleções continuou a ser favorável a Portugal, mas aos 43 minutos era apenas de dois golos (19-17). A dez minutos do fim da partida, o domínio português fez-se sentir de forma abrupta e o marcador disparou para 27-20, maior margem registada até então. Para carimbar uma noite feliz, diante dos adeptos portugueses, a vitória dos Heróis do Mar ficou fechada em 33-26, o que dá vários motivos para sonhar com o apuramento para a segunda e última eliminatória rumo ao Mundial de 2023.

O Selecionador Nacional, Paulo Pereira, diz que os Heróis do Mar deixaram o país orgulhoso, uma vez mais: “Nunca há jogos perfeitos, há sempre coisas que nos surpreendem. Nós fomos muito competentes em alguns detalhes do jogo, sobretudo na defesa a jogar contra este 7×6. Em termos ofensivos – o [Nikola] Portner defendeu bastante, o Gustavo Capdeville esteve também à altura do jogo, mas o Portner marcou a diferença, principalmente na primeira parte, em que nós já podíamos ter disparado. Falámos no balneário que tínhamos que criar na nossa cabeça uma necessidade e isso foi interessante porque todos eles sentiram a importância de termos uma necessidade na vida, sobretudo quando assistimos a situações dramáticas. Foi excepcional o compromisso e a dedicação destes atletas e, mais uma vez, deixam Portugal orgulhoso.”

Rui Silva e Carlos Carneiro homenageados

Antes do início da partida, os dois andebolístas vimaranenses receberam uma camisola com o nome de cada um pela mão do Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, por motivos diferentes mas igualmente incontornáveis no panorama do andebol português. No caso do atual capitão dos Heróis do Mar, entrou para o lote restrito de jogadores que cumpriram 100 jogos com a camisola da Seleção Nacional, um feito alcançado no verão do ano passado. Quanto a Carlos Carneiro, que terminou a carreira aos 38 anos não foi esquecido na sua terra natal e a gesto simbólico salienta, em forma de agradecimento, todo o contributo que o antigo central deu ao nosso andebol, ao longo de quase três décadas. Carlos Carneiro, recorde-se representou as cores de Portugal por 109 ocasiões.

O próximo duelo entre lusos e helvéticos, referente à segunda mão deste primeiro play-off está agendado para este domingo, às 13h30 e terá novamente transmissão em direto na RTP2.

Play-Off IHF World Championsip 2023
17.03.2022 – 19h00 – Portugal x Suíça, 33:26 (15:12)
20.03.2022 – 13h30 – Suíça x Portugal, RTP2

IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais