Taça de Portugal: Madeira SAD e CF Os Belenenses lutam por um lugar na Final 4

PUB

Insulares recebem os homens do Restelo na luta por um lugar na Final 4 da Taça de Portugal; ADA Maia Universidade da Maia recebe o SL Benfica, nos quartos de final da Taça de Portugal.

Sábado é dia de Prova Rainha, com o Madeira SAD a receber a turma de Belém, num embate em que só uma equipa seguirá para a Final 4 da Taça de Portugal. Na história do andebol português, os visitantes, CF Os Belenenses, já contam com quatro conquistas da Taça de Portugal (1973/74, 1977/78, 1981/82 e 1983/84), no entanto, os azuis da Cruz de Cristo estão há 10 anos sem pisar o palco da Final 4, a última presença foi em 2011/12 – onde foram afastados na meia final pelo Sporting CP, por 21-29. Já os madeirenses contam com uma Taça de Portugal no seu palmarés (1998/99) e estiveram presentes na Final 4 de 2018/19, onde não foram capazes de ultrapassar o Águas Santas Milaneza na meia final, 24-22.

Nesta edição da prova, o Madeira SAD deixou pelo caminho o Sporting da Horta, por 32-24, e o AC Fafe por 19-28. O CF Os Belenenses ultrapassou o Vitória FC nos dezasseis avos de final, por 28-27, e bateu o CDC Santana por 23-28. No último frente a frente, também no Funchal, a equipa visitante foi mais forte e saiu da 7ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1 com uma vitória por 33-35.

Paulo Fidalgo, timoneiro dos madeirenses, destaca a magia em torno dos jogos desta prova: “Obviamente que é um jogo que tem um cariz especial. Todos os amantes e agentes da modalidade gostam de participar na Festa da Taça, nomeadamente na Final 4. Aquilo que nós temos perspetivado é criar um grande espetáculo de andebol envolvido neste jogo. O Madeira SAD está a fazer uma segunda parte da época em crescendo, tem obtido bons resultados e agora tem aqui este difícil confronto com o CF Os Belenenses que dá acesso à Final 4 da Taça de Portugal e onde nós queremos lutar pela vitória, queremos tentar atingir este objetivo da época que é chegar à Final 4.

Em relação ao adversário, Paulo Fidalgo não poupa nos elogios: “Sabemos que o adversário tem um conjunto de jogadores muito apetrechados, com muita experiência, muita qualidade de jogo. É uma das equipas que pratica o melhor andebol do Campeonato, e nós vamos tentar estruturar e arquitetar a nossa equipa para poder fazer frente às mais valias d’Os Belenenses e vamos lutar imenso por esta conquista que seria muito nobre para todo o grupo de trabalho atingir a Final 4.”

Já João Galego Garcia, técnico do CF Os Belenenses, também refere a Final 4 como objetivo a cumprir, mas pela frente terá um duelo complicado: “Jogo muito importante e difícil mas que queremos muito ganhar para atingir um dos nossos objetivos esta época, a Final 4. Temos consciência que é uma deslocação sempre complicada e que o Madeira SAD se reforçou muito bem e, por isso, está mais forte que da última vez que nos defrontámos. Encaramos este jogo como uma final e as finais são para se ganhar.”

Na Maia, disputar-se-á outro duelo relativo aos quartos de final da Prova Rainha, com o ADA Maia Universidade da Maia a receber o SL Benfica. Na história do clube maiato, 2021/22 marca a quinta presença nesta fase da prova mas poderá, em caso de vitória, assinalar a primeira participação na Final 4 da Taça de Portugal.

Já o SL Benfica conta no seu palmarés seis troféus (1984/85, 1985/86, 1986/87, 2010/11, 2015/16 e 2017/18). Chema Rodriguez enfrenta a oportunidade de conquistar o seu primeiro título ao serviço das águias. A última presença dos encarnados na Final 4 da Taça de Portugal foi na época transata, 2020/21, onde caíram na final diante do FC Porto por 27-31.

Nesta edição da prova, o ADA Maia deixou pelo caminho duas equipas do Campeonato 2ª Divisão, o CCR Alto Moinho por 21-32 e o CD São Bernardo, por 30-34, após prolongamento, num jogo complicado para a turma de Nuno Silva. As águias, bateram a equipa da Artística de Avanca Bioria nos dezasseis avos de final, por 24-31, e o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR por 22-26.

Nuno Silva, técnico dos maiatos, acredita que a sua equipa pode fazer uma surpresa frente aos encarnados, apesar do valor do adversário: “O Benfica está a fazer uma temporada excelente, quer a nível nacional, quer na Europa, e tem excelentes jogadores e um treinador de enorme valia. Sabemos que temos uma tarefa hercúlea neste desafio enorme mas temos uma esperança em poder colocar pela primeira vez na história, o nosso clube na final 4 da Taça de Portugal. Tenho uma equipa que nunca desiste, que trabalha imenso no dia a dia e encaramos este jogo como um desafio em que acreditamos que podemos fazer uma surpresa junto dos nossos adeptos.”

Jonas Källman, na antevisão a esta partida reforça a qualidade da equipa do norte e refere que as águias têm que seguir a um bom nível para levarem os maiatos de vencidos: “Ainda não jogámos contra eles para o Campeonato, o jogo [14ª Jornada] foi adiado devido a casos de COVID-19 no plantel do adversário. É uma equipa completa, são bons e nós teremos de estar a um bom nível como nas outras partidas, para termos a oportunidade de ganhar. (…) Temos de seguir. Estamos a jogar bem, temos de manter o nível e imprimir ritmo na partida.”

Este sábado realizam-se todos os duelos referentes aos quartos de final da Taça de Portugal, de onde sairão os participantes da Final 4. Há duelo nortenho, entre Águas Santas Milaneza e FC Porto e a AD Sanjoanense Delba recebe o Sporting CP.

Calendário – Taça de Portugal Masculina
1/4 de Final
12.03.2022 – 15h00 – FC Porto x Águas Santas Milaneza, Porto Canal
12.03.2022 – 17h00 – Madeira SAD x CF Os Belenenses, andeboltv
12.03.2022 – 19h30 – ADA Maia Universidade da Maia x SL Benfica, andeboltv
12.03.2022 – 21h00 – AD Sanjoanense Delba x Sporting CP, andeboltv

Patrocinadores Institucionais