Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP viaja ao Norte para defrontar FC Gaia Empril

PUB

A Bola TV transmite em direto o duelo entre gaienses e leões, a partir das 15h00 deste sábado; ADA Maia Universidade da Maia recebe Águas Santas Milaneza.

Galvanizado pelo bom resultado europeu alcançado esta semana, frente ao atual detentor da EHF European League, o Sporting CP volta a centrar atenções no plano interno e prepara a deslocação ao Norte do país para defrontar o FC Gaia Empril, atual 7º classificado do Campeonato Placard Andebol 1. O líder da prova encara com máxima seriedade o próximo desafio para reforçar o primeiro lugar e continuar na posição mais favorável para a conquista do título, mas o conjunto gaiense pretende dificultar a tarefa verde branca e lutar pelo regresso às vitórias, depois da derrota diante do SL Benfica e do empate em casa do último classificado, Boa Hora FC INETUM, na ronda anterior. O Sporting CP vence há nove jogos consecutivos na competição e tem presente o resultado obtido na primeira volta diante do FC Gaia Empril,, que terminou com um triunfo por 42-36, no Pavilhão João Rocha. Nesta altura da época, o cenário é algo diferente, uma vez que o conjunto de Vila Nova de Gaia ultrapassou o momento mais conturbado, pelo qual atravessava aquando dessa derrota, e tem vindo a apresentar exibições mais sólidas, o que, a juntar ao fator casa, poderá significar um encontro equilibrado.

Carlos Resende, treinador do FC Gaia Empril, salienta o poderio do adversário, no plano nacional e internacional, e diz que a equipa vai entrar em campo com o obejtivo de triunfar: “O jogo com o Sporting CP é mais uma excelente oportunidade para os nossos jovens lutarem contra uma excelente equipa, com valor internacional, conforme atestam os brilhantes resultados que têm obtido na Europa. Contudo, para crescer, é crucial olhar para os adversários com respeito, por um lado, mas com sentido estratégico de vitória, por outro.”

Do lado leonino foi Francisco Tavares a antever este confronto e o ponta-direita luso salienta a boa fase que a equipa atravessa e garante que o foco já transitou das competições europeias para a competição nacional: “Foi uma equipa que na primeira volta nos marcou muitos golos, tivemos alguns problemas em acertar defensivamente. O nosso objetivo é ganhar, sabemos que é uma equipa rápida e que nos pode colocar alguns problemas, mas estamos numa boa fase. (…) Queremos sempre mais e só pensamos no próximo jogo. Estamos focados no FC Gaia e em transportar tudo o que fizemos de bom [na Europa] para este jogo.”

Dérbi maiato à 22ª jornada

ADA Maia Universidade da Maia e Águas Santas Milaneza voltam a defrontar-se na presente ronda, num dos dérbis mais emocionantes do andebol nacional. Os dois principais emblemas da cidade da Maia mediram forças na primeira volta, a 23 de outubro de 2021, num encontro pautado por um forte equilíbrio que sorriu ao Águas Santas Milaneza, por 22-20. Atualmente, a equipa que jogará na condição de visitante, ocupa a 4ª posição de forma isolada, com 47 pontos (13 vitórias em 21 jogos), já o conjunto azul turquesa é 8º com menos seis pontos e três vitórias, somando por isso um empate e 10 derrotas. Quanto aos resultados recentes, o Águas Santas Milaneza chega a este encontro após resultados dispares intercalados e já não vence dois jogos seguidos para o campeonato desde novembro do ano passado, enquanto que o ADA Maia Universidade da Maia perdeu nas últimas duas rondas frente a FC Porto e SL Benfica e antes, havia vencido Artística de Avanca Bioria e AD Sanjoanense Delba no início do mês de março.

Nuno Silva, treinador do ADA Maia Universidade da Maia, apela à concentração da equipa e ao jogo coletivo para ultrapassar um adversário complicado: “Jogo frente a um adversário de enorme valia, com um plantel de grande valor com vários internacionais e com uma mescla interessante entre elementos experientes e competentes, e jovens de grande potencial. Será mais uma oportunidade e um desafio para evoluirmos, num jogo que pretendemos vencer, sabendo que deveremos estar extremamente concentrados, focados e jogar como equipa.”

Ricardo Moreira, técnico do Águas Santas Milaneza, destacou a boa forma que o oponente atravessa, particularmente no passado mês de março, mas revela que a equipa esta confiante para agarrar os três pontos: “O ADA Maia está num bom momento de forma, especialmente neste mês de Março, quando conseguiu vitórias esclarecedoras no início do mês e fez exibições muito competentes contra o SL Benfica e o FC Porto. Apesar de estarmos bem cientes das qualidades do adversário, acreditamos que estamos bem preparados para ir buscar a vitória ao Municipal da Maia e continuar a reforçar a nossa posição na parte superior da tabela classificativa.”

Campeonato Placard Andebol 1
22ª Jornada
02.04.2022 – 14h15 – SL Benfica x Boa Hora FC INETUM, BTV
02.04.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x Madeira SAD
02.04.2022 – 15h00 – FC Gaia Empril x Sporting CP, A Bola TV
02.04.2022 – 18h00 – CD Xico Andebol x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR
02.04.2022 – 18h00 – Vitória FC x SC Horta
02.04.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x FC Porto, Porto Canal
02.04.2022 – 19h30 – ADA Maia Universidade da Maia x Águas Santas Milaneza
02.04.2022 – 21h00 – ABC UMinho x AD Sanjoanense Delba

Patrocinadores Institucionais