Play-Off Mundial 2023: Heróis do Mar com última oportunidade de Qualificação

PUB

Portugal enfrenta os Países Baixos, este domingo, pelas 13h00, em Eindhoven, com transmissão na RTP2, no jogo decisivo de acesso ao Campeonato do Mundo.

A Seleção Nacional A Masculina volta a entrar em campo, já este domingo, para discutir o apuramento para o Campeonato do Mundo de 2023, após desaire frente aos Países Baixos, na Portimão Arena, na passada quinta-feira, onde averbou uma derrota por três golos (30-33).

Portugal sentiu bastantes dificuldades no encontro, nomeadamente na transição, com a equipa liderada por Elingur Richardsson a mostrar a sua rapidez inúmeras vezes durante o jogo, o que acabou por gorar a expectativa lusa. Alexis Borges, pivô da Seleção Nacional, analisou o adversário e o encontro do próximo domingo, garantindo que será um jogo com dificuldade bastante elevada: “Vai ser um bom jogo, vai ser muito, muito difícil mas não impossível e nós acreditamos no trabalho que temos vindo a fazer. [Os Países Baixos] são uma equipa que se estão a preparar muito ao longo destes anos, criaram uma grande estrutura e sabem o que estão a fazer. A nós compete-nos continuar a trabalhar e conquistar um resultado positivo, que é o mais importante e dar essa reviravolta em que todos acreditamos. Para isso temos que estar concentrados, trabalhar e ser mais do que uma equipa, para podermos chegar e vencermos o jogo.” – afirmou.

Sobre as características da turma neerlandesa, nomeadamente a transição, o pivô realça que a recuperação defensiva terá que ser a chave deste encontro: “Eles têm uma transição muito boa e são muito, muito fortes a jogar um contra um, então nós temos que melhorar a nossa finalização e fazer golos seguros para tentar evitar um pouco a transição. Mas o importante é recuperar, recuperar defensivamente, que é onde eles aproveitaram o máximo. Se nós conseguimos parar essas duas coisas, tanto o um contra o um ou dois contra dois e a transição deles, acho que vão sentir muitas dificuldades pois essa é a chave do jogo deles. E depois é continuar a acreditar que vai ser possível.” – terminou.

Também Miguel Espinha, guardião dos Heróis do Mar, coloca esta turma neerlandesa na lupa e partilha da posição do colega de equipa: “Cabe-nos a nós melhorar, a nossa recuperação defensiva, até porque eles, realmente, a nível de ataque posicional, tiveram algumas dificuldades para ultrapassar a nossa defesa e então acho que um bocado da chave está por aí – correr, correr mais para trás durante os 60 minutos.”

O guarda-redes que atua em França, abordou ainda o Inimigo Número 1 de Portugal, Luc Steins, central que com 17 assistências foi o quebra-cabeças da primeira mão: “O Luc Steins é bem conhecido da equipa portuguesa, porque jogámos contra ele no Campeonato da Europa, é um jogador que é a estrela desta equipa e que joga no Paris Saint Germain. A seleção joga também um bocado à imagem dele, porque é um jogador bastante rápido e os contra-ataques e ataques rápidos são o seu forte e acaba por ser um atleta que imprime muita velocidade ao jogo e consegue decidir bastante bem, daí as suas 17 assistências. Cabe-nos a nós correr durante os 60 minutos para trás e tentar fazer algumas faltas sobre ele para que ele não decida tão bem.”

Miguel Espinha virou ainda o foco para Portugal, reconhecendo que estas duas equipas estão a um nível equiparado e que, embora não seja fácil, existe qualidade para seguir em frente: “O adversário está estudado e bem estudado. Nós sabemos o que fizemos bem e não tão bem no primeiro jogo. Então agora, nestes dois dias que faltam, temos que melhorar os aspetos menos positivos e com isso conseguir essa vantagem de três golos ou mais para nos apurarmos para o Mundial. Sabendo que não vai ser fácil, mas está completamente ao nosso alcance, porque são equipas entre as quais não há uma discrepância muito grande de nível e nós temos qualidade para conseguir essa vantagem.” – rematou.

Portugal entra em campo já este domingo, pelas 13h00, para disputar a segunda mão da Qualificação para o Campeonato do Mundo, com transmissão na RTP2. Relembramos que os Heróis do Mar partem para este encontro com três golos de desvantagem após derrota na primeira mão por 30-33 – situação que terá que reverter para marcar presença na Polónia e Suécia, em janeiro de 2023.

Play-Off IHF World Championsip 2023
14.04.2022 – 19h00 – Portugal x Países Baixos, 30:33 (16:17)
17.04.2022 – 13h00 – Países Baixos x Portugal, RTP2

IHF World Championship 2023 tem início marcado para o dia 12 de janeiro de 2023, terminando no dia 29 do mesmo mês e decorrerá na Polónia e Suécia.

Patrocinadores Institucionais