Seleção Nacional sub-18 Masculina: Anunciada Convocatória para Torneio Internacional de Lagoa

PUB

Prova internacional decorrerá em Lagoa, entre os dias 14 e 16 de abril, e a convocatória lusa conta com sete alterações, em comparação ao último Torneio.

A Seleção Nacional sub-18 Masculina volta a encontrar-se, após a participação no Torneio Internacional na Hungria, que decorreu entre os dias 17 e 19 de março, para novo estágio de preparação, desta feita em Lagoa onde irá defrontar as seleções da Noruega, Países Baixos e Polónia.

Nuno Santos chamou 16 atletas – onde se verificam algumas alterações em comparação à convocatória anterior – para o Torneio Internacional de Lagoa, que tem em vista a preparação do grupo de atletas para a participação lusa no M18 EHF Euro, que decorrerá no Montenegro, entre os dias 1 e 14 de agosto de 2022. Mesmo sabendo que alguns atletas desta geração estarão presentes no Estágio da Seleção Nacional sub-20, Nuno Santos considera importante ter um maior número de opções no leque deste grupo: “Acontece que grande parte dos atletas estão nos sub-20. No entanto, a ideia é darmos profundidade a este grupo em termos de número e de características diferentes de forma a, quando fizermos a escolha final, estarmos mais seguros.”

Sobre as alterações verificadas na convocatória, a linha de pensamento é a mesma, uma maior profundidade de opções que por ventura poderão fazer parte da convocatória final para o M18 EHF Euro: “A alteração à convocatória deve-se essencialmente ao facto de querermos ter uma maior profundidade de escolhas para o grupo que eventualmente possa estar no Europeu. Além disso, temos também uma ausência devido a uma lesão que aconteceu esta semana. Mas é essencialmente na expectativa de ver outros atletas que tenham outras características e que possam dar outras coisas.”

Em relação à participação no Torneio Internacional de Lagoa, o selecionador está expectante num desempenho mais positivo em relação ao último Torneio disputado na Hungria: “Quanto ao torneio, as expectativas são positivas. Contamos ter um desempenho melhor do que aquilo que tivemos na Hungria. Estamos seguros que vamos ter, de igual forma, muitas dificuldades defensivas, perdemos um atleta, por lesão, importante nessa fase do jogo, vai entrar outro, mas a manta continua a ser muito curta. Em termos ofensivos, vamos procurar acrescentar algo mais, nós apresentamos um jogo extremamente simples, que no ataque acabou por funcionar bem. Ainda assim, queremos procurar melhorar o jogo em termos ofensivos e, essencialmente, em termos defensivos, que é onde nós sentimos sempre mais dificuldades, nomeadamente nos posicionamentos e no foco onde não está a bola. São questões de detalhe que nós temos que melhorar em termos defensivos.”

Convocatória – Seleção Nacional sub-18 Masculina – Torneio Internacional de Lagoa – 11/04 a 16/04/2022

Calendário:
Torneio Internacional de Lagoa
14.04.2022 – 15h00 – Portugal x Noruega
14.04.2022 – 17h00 – Polónia x Países Baixos
15.04.2022 – 16h00 – Noruega x Países Baixos
15.04.2022 – 18h15 – Portugal x Polónia
16.04.2022 – 10h00 – Polónia x Noruega
16.04.2022 – 12h15 – Portugal x Países Baixos

Patrocinadores Institucionais