Campeonato 1ª Divisão Feminina: Alavarium Love Tiles de olhos postos na receção ao ABC UMinho

PUB

Emblema aveirense quer voltar a colar-se a Madeira SAD no segundo lugar; Bracarenses procuram regressar aos triunfos; Juve Lis segue na luta pela manutenção com receção ao CA Leça.

Este sábado, o Campeonato 1ª Divisão Feminina conhecerá o desfecho de mais uma jornada, desta feita a 22ª, que já teve início antecipado no passado dia 1 de maio, com dois jogos que envolveram as equipas da Madeira, que venceram os respetivos duelos. É tempo das restantes 10 equipas entrarem em campo para lutar pelos seus objetivos, com destaque para os embates entre Alavarium Love Tiles e ABC UMinho e entre Juve Lis e CA Leça.

No duelo que realiza mais a norte, o Alavarium Love Tiles entra em campo pressionado pela vitória do Madeira SAD no terreno do ARC Alpendorada Heavy OJP, que permitiu às insulares distanciarem-se das aveirenses, com três pontos de vantagem. Para voltar a anular essa margem, e reforçar a luta pelo segundo lugar, o Alavarium Love Tiles terá que vencer em casa o ABC UMinho, este sábado, pelas 18h00.

Eugénio Bartolomeu, técnico que recentemente assumiu a liderança do emblema de Aveiro, diz que o apoio dos adeptos será determinante para que a equipa consiga ultrapassar um adversário de “grande qualidade”: “Embora ainda estejamos num período de conhecimento mútuo, temos trabalhado bastante no sentido de ultrapassar alguns aspetos menos positivos. Estamos a desenvolver ações específicas para potenciar essa melhoria, de modo a apresentarmo-nos num nível superior ao que fizemos no jogo anterior. Iremos defrontar uma excelente equipa, orientada com grande qualidade. Mas, apesar de estarmos à espera de grandes dificuldades, também temos a certeza do apoio dos nossos adeptos que serão, desde o primeiro ao último minuto, o nosso oitavo jogador.” – atirou.

Já o ABC UMinho, que está atualmente no 8º posto, procura dar a melhor resposta à mais recente derrota com a Academia São Pedro do Sul e somar a 10ª vitória na prova, para que seja possível aproximar-se cada vez mais da primeira metade da tabela. Um dos dados mais relevantes da equipa orientada por Fernando Fernandes é o facto de esta ser a 5ª melhor defesa do campeonato, em 14 equipas que compõe a prova, o que poderá ter peso no desfecho do encontro.

Rita Vieira, central das minhotas, revela que o plano para derrubar a armada aveirense está bem definida: “O Alavarium Love Tiles é sempre uma equipa difícil de defrontar, com muita qualidade individual, mas cabe-nos a nós, como equipa, mostrar dentro das quatro linhas que também há valor deste lado e, acima de tudo, retificar o percalço que tivemos no fim-de-semana passado. A estratégia está bem definida e vamos fazer de tudo para trazer os três pontos para Braga.” – afirmou.

O jogo entre Alavarium Love Tiles e ABC UMinho tem início marcado para as 18h00 deste sábado e contará com transmissão em direto na andeboltv.

Objetivo: permanência no topo

A parte inferior da tabela continua ao rubro e marcada pela incerteza quanto às equipas que irão garantir a manutenção na principal prova feminina de clubes em Portugal. Esta sábado, Juve Lis e CA Leça irão medir forças, às 19h00, em Leiria.

A equipa da casa ocupa, nesta altura, o penúltimo lugar da tabela e está em zona de descida mas chega a este duelo galvanizada pela vitória recente, no terreno do SIM Porto Salvo, que aconteceu após cinco jogos consecutivos sem vencer. Um novo triunfo frente ao CA Leça, que tem mais quatro pontos e mais um jogo realizado, pode ser fundamental nas aspirações da formação leiriense para que o principal objetivo seja cumprido. No entanto, o conjunto de Leça da Palmeira tem ainda uma palavra a dizer. Apesar de ter perdido com o SL Benfica na última jornada, o CA Leça não esquece a importante vitória contra o Alavarium Love Tiles, conquistada a 15 de abril, e quer continuar a demonstrar que tem capacidade para garantir a manutenção.

O treinador do CA Leça, Pedro Borges, sabe da importância do encontro para a sua equipa, mas também da dificuldade do mesmo: “O jogo contra a Juve Lis é para nós de extrema importância, pois pode distanciar-nos de um adversário direto. Temos estado a trabalhar bem e já com todas as atletas disponíveis, mas sabemos que vai ser um jogo complicado.”

Do lado da Juve Lis, Diogo Guerra admite que os detalhes irão fazer a diferença e a equipa que demonstrar mais regularidade irá levar a melhor: “Neste momento todos os jogos são importantes e este contra um adversário direto mais ainda. As duas equipas conhecem-se bem, vai ser um jogo de pormenores, quem falhar menos vai vencer. Vamos preparar a equipa o melhor possível, para pontuar, e ganhar pontos preciosos nesta luta pela manutenção.” – referiu o treinador leiriense.

Campeonato 1ª Divisão Feminina
22ª Jornada
01.05.2022 – 15h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x Madeira SAD, 28:31 (17:18)
01.05.2022 – 15h00 – CJ Almeida Garrett x CS Madeira, 23:36 (12:16)
07.05.2022 – 17h00 – SIM Porto Salvo x Colégio de Gaia Toyota
07.05.2022 – 17h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x Maiastars
07.05.2022 – 18h00 – Academia São Pedro do Sul x SL Benfica, andeboltv
07.05.2022 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x ABC UMinho, andeboltv
07.05.2022 – 19h00 – Juve Lis x CA Leça

Patrocinadores Institucionais