Final Four da Taça de Portugal Feminina: CA Leça ou Colégio de Gaia Toyota, só um estará na final

PUB

Gaienses procuram conquistar o troféu pela 5ª vez enquanto que o emblema de Leça da Palmeira procura o inédito; Jogo agendado para o próximo sábado, 4 de junho, às 17h30 e conta com transmissão na andeboltv.

A segunda Meia Final está agendada para as 17h30 deste sábado, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso e, por essa altura, CA Leça e Colégio de Gaia Toyota já conhecerão o primeiro finalista, que saíra do jogo entre Alavarium Love Tiles e SL Benfica, que tem início umas horas antes.

Neste segundo duelo da Final Four, o emblema de Vila Nova de Gaia (5º lugar nesta edição do Campeonato 1ª Divisão Feminina) parte como favorito, pelo facto de já ter no currículo quatro Taças de Portugal, duas no século passado e as outras num passado recente: 1989/1990, 1997/1998, 2016/2017 e 2018/2019 – nestas duas últimas, juntou ainda a conquista do Campeonato 1ª Divisão Feminina. Do outro lado estará a equipa que é vista como a principal outsider mas que tem o principal objetivo de surpreender o rival para garantir uma presença inédita na grande final de domingo. A formação verde e cinza, que terminou a temporada em posição delicada, e conseguiu garantir a tão ambicionada presença nesta fase da Taça de Portugal, não tem qualquer título na sua história e quer agarrar a oportunidade de surpreender nesta Final Four, antes de centrar as atenções na Liguilha de acesso ao Campeonato 1ª Divisão Feminina 2022/2023.

Pedro Borges, treinador do CA Leça, fez a antevisão da partida e diz que as atletas têm vindo a demonstrar concentração no trabalho mas também alguma ansiedade: “Os treinos desta semana estão a correr bem, nota-se alguma agitação e ansiedade nas atletas mas ao mesmo tempo muito empenhadas e concentradas.”

O técnico de 45 anos, diz que esta é uma presença histórica na Final Four, que tem vindo a ser o principal objetivo do clube e que agora foi alcançado: “Desde que cheguei ao clube que a Final Four da Taça de Portugal era um objetivo e, felizmente, esta época conseguimos. É um prémio para todos os que, semanalmente, trabalham no clube para nos proporcionar as melhores condições para a prática do andebol. Para um clube jovem como o CA Leça, a presença na Final Four é um marco histórico.”

Quanto ao duelo com o emblema de Vila Nova de Gaia, Pedro Borges espera um jogo dividido e diz que a equipa tem claras ambições de chegar ao derradeiro jogo: “O jogo contra o Colégio de Gaia Toyota, vai ser muito disputado, vamos querer estar a um bom nível para superar as dificuldades e marcar presença na final.”

Do outro lado Paula Marisa Castro, líder do Colégio de Gaia Toyota, destaca a confiança presente no seio do grupo de trabalho antes do arranque da Final Four: “A equipa encontra-se confiante, motivada e apenas com um pensamento, superar os obstáculos e esperar o melhor.”

A treinador do Colégio de Gaia Toyota descarta o estatuto de favorito mas diz que o sonho de voltar a erguer o troféu está bem presente: “O clube tem muito orgulho no seu percurso e nas conquistas de várias gerações, desde há 35 anos na 1ª Divisão. A diferença de orçamentos é mais difícil de superar num campeonato do que numa prova a eliminar. Agora não somos favoritos como não éramos noutras Taças de Portugal conquistadas e agora o clube está galvanizado e sonha novamente.”

Paula Marisa Castro garante que a gestão das emoções nesta primeira partida terá um papel fundamental na busca por um lugar na final: “Não nos sentimos mais pressionados porque a pressão é ‘igual’ e sempre ‘máxima’. A gestão do estado emocional assume importância decisiva para conseguirmos atingir o objetivo principal: estar na Final da Taça de Portugal.”

A segunda meia-final coloca CA Leça e Colégio de Gaia frente-a-frente pelas 17h30, com transmissão em direto na andeboltv e, o primeiro jogo do dia ficará a cargo de Alavarium Love Tiles e SL Benfica (15h00), em jogo com transmissão n’A Bola TV. A derradeira final está agendada para domingo, 5 de junho, pelas 16h00 e conta, igualmente, com transmissão n’A Bola TV.

Os bilhetes estão disponíveis para compra na receção do Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, entre as 09h30 e as 22h00 e na Associação de Andebol do Porto nos seguintes períodos: 09h30-12h30 e 14h00-18h00. O preço é de 5€ por cada dia de competição.

Calendário:
04.06.2022 – 15h00 – Alavarium Love Tiles x SL Benfica, Bola TV
04.06.2022 – 17h30 – CA Leça x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
05.06.2022 – 16h00 – FINAL, Bola TV

O processo de pedido de acreditação está também aberto e pode ser submetido AQUI, que será, posteriormente, confirmado pelos serviços da Federação de Andebol de Portugal.

Patrocinadores Institucionais