Final Four da Taça de Portugal: Sporting CP e SL Benfica lutam pela segunda vaga na Final

PUB

Leões e Águias no frente-a-frente, à procura do primeiro troféu nacional da temporada. A partida está agendada para este sábado, 11 de junho, pelas 17h30 e conta com transmissão na RTP2.

Sporting CP chega a Matosinhos com a ambição de somar a 16ª Taça de Portugal. A última foi conquistada em 2013/14 onde, curiosamente, os leões ultrapassaram o SL Benfica na meia-final, também em território nortenho, no Pavilhão do Águas Santas. Desde então, a presença dos verde e brancos nas fases finais da prova têm sido recorrentes – só tendo falhado esse objetivo em 2018/19, ao ser eliminado pelo FC Porto nos Oitavos de Final – mas já se contam cinco presenças sem conseguir vencer a Prova Rainha.

Este fim de semana Ricardo Costa quer quebrar o enguiço e levar para Lisboa a Taça de Portugal. Apesar de reconhecer a motivação dos encarnados, o técnico dos verde e brancos destaca o foco e concentração da sua equipa para esta Final Four da Prova Rainha, sendo perentório quanto à vontade leonina em conquistar o título: “Depois de terminarmos o Campeonato, procurámos centrar as nossas forças na disputa de um título. De um título que é importante para nós, obviamente, como é para todas as equipas que cá estão. Fizemos por merecer estar aqui nesta Final Four, o Sporting tem uma tradição nesta competição, era um dos nossos objetivos no início da época e é com o desejo de vencer que estamos aqui, em Matosinhos. Sabemos da dificuldade que é jogar contra o SL Benfica, conseguimos fazê-lo com algum sucesso ao longo do Campeonato. Sabemos que o SL Benfica vem de uma vitória histórica diante do Magdeburg e conquistou uma vitória importante para o andebol português. Sabemos da fase positiva, com que eles vêm mas, do nosso lado, temos a ambição de querer vencer. Neste momento não existe nem cansaço por chegarmos à fase final da época. Um momento de máxima concentração, o máximo foco naquilo que queremos trazer para dentro do jogo. Sabemos que é uma competição difícil”

O técnico dos leões tem bem presente que, para erguer o troféu, a sua equipa terá que ultrapassar dois “grandes” adversários. Além disso, Ricardo Costa realça que ambas as equipas se conhecem bem e que a competência dos seus comandados poderá ditar o desfecho do embate com as águias: “Ainda para mais, para vencer temos que defrontar duas grandes equipas, pela frente está o SL Benfica. Cá estaremos, sabemos dos pontos fortes e das debilidades deles. Eles também saberão das nossas cabe-nos a nós sermos intensos e competentes, naquilo que sabemos fazer bem feito e é aquilo que vamos trazer para dentro de campo amanhã.”

Já os encarnados, chegam a esta competição motivados pela conquista europeia alcançada no passado dia 29 de maio, quando os comandados de Chema Rodríguez venceram a EHF European League, na Altice Arena, mas, como afirmam os benfiquistas, o objetivo deste fim de semana é “juntar um troféu nacional ao europeu”. Para tal, importa recordar a última vez em que o SL Benfica ergueu a Taça de Portugal, que remonta à época 2017/18, onde, curiosamente, bateu o Sporting CP na final. No entanto, apesar da conquista mais recente que o adversário da meia-final, o Museu Cosme Damião, apenas conta com seis Taças de Portugal – menos nove que o rival da 2ª Circular.

Para este duelo, que vale presença na final da Prova Rainha, Chema Rodríguez relembra o último empate frente aos leões: “Seguimos com a mesma ambição, pensando que temos de ganhar todas as partidas. Empatámos com o Sporting CP já na reta final do Campeonato e falhámos com o FC Porto. Não queremos falhar mais. Vai ser complicado, mas vamos tentar ganhar.”

Além do empate, registado no Pavilhão João Rocha, a verdade é que os encarnados ainda não se conseguiram superiorizar aos leões na corrente temporada – na Luz, foram os leões a sorrir por 27-30 – e, por isso, o técnico benfiquista é realista quanto à dificuldade do próximo encontro: “Vai ser uma partida muito complicada. Não temos tido muito tempo para preparar o encontro, tivemos a Liga Europa [EHF European League] pelo meio, mas temos jogadores focados pela vitória na prova europeia. Se há coisa que podemos dar é trabalho, entrega e sacrifício, que são os valores do Benfica e da nossa equipa. Vamos lutar ao máximo, com os jogadores que temos, para tentar ganhar esta Taça. Ganhámos um título europeu e queremos um nacional”.

A Final Four da Taça de Portugal terá lugar em Matosinhos, já no próximo fim-de-semana, 11 e 12 de junho, e pode adquirir abaixo o(s) seu(s) bilhete(s) para a festa da Prova Rainha, que junta quatro emblemas históricos da modalidade: Madeira SAD, FC Porto, Sporting CP e SL Benfica. O preço é de 10€ por cada dia de competição.

Os bilhetes estão disponíveis para compra online na Blueticket, para isso basta clicar aqui.

Caso queira adquirir o bilhete para a final no domingo também poderá fazê-lo no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, a partir das 09h30.

Calendário:
11.06.2022 – 15h00 – Madeira SAD x FC Porto, Porto Canal
11.06.2022 – 17h30 – Sporting CP x SL Benfica, RTP2
12.06.2022 – 18h00 – Final, RTP2

O processo de pedido de acreditação está também aberto e pode ser submetido AQUI, que será, posteriormente, confirmado pelos serviços da Federação de Andebol de Portugal.

Patrocinadores Institucionais