IHF World Championship 2023: Islândia, Hungria e República da Coreia no caminho dos Heróis do Mar

Foram hoje conhecidos os adversários de Portugal no Campeonato do Mundo de 2023 onde os lusos estão colocados no Grupo D.

O sorteio do IHF World Championship 2023 teve lugar na Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca, em Katowice, a mesma cidade que irá acolher o primeiro jogo da competição, Polónia x França, a 11 de Janeiro de 2023. Num evento de prestígio, o Presidente da Federação Internacional de Andebol (IHF), Dr. Hassan Moustafa, que sublinhou o lema do IHF World Championship 2023 “Stick Together”.

“Estamos a falar de 32 equipas que participarão no IHF World Championship 2023 o que significa que estas são as 32 melhores equipas do mundo – precisamos todos de nos manter unidos” – afirmou Dr. Hassan Moustafa.

Cada país anfitrião tinha a prerrogativa de designar uma equipa qualificada para cada cidade anfitriã. Por conseguinte, a Alemanha jogará a sua ronda preliminar no Grupo E, em Katowice, Espanha e Noruega em Cracóvia nos Grupos A e F, respetivamente, os atuais campeões Dinamarca enfrentarão os seus adversários do Grupo H em Malmo, a Croácia em Jonkoping e a Islândia para o Grupo D em Kristianstad, onde também se encontra Portugal. Os anfitriões Polónia e Suécia escolheram jogar em Katowice e Gotemburgo, respetivamente.

Recordamos que Portugal passou a fase de qualificação ao deixar pelo caminho a Suíça, no primeiro play-off e, posteriormente, os Países Baixos que acabaram repescados através de wild card. Os comandados de Paulo Pereira têm agora pelo caminho, Islândia, Hungria e República da Coreia e será esta a caminhada dos Heróis do Mar, com o objetivo de garantir presença no Main Round do Campeonato do Mundo de 2023, que se vai realizar na Polónia e Suécia entre 12 e 29 de janeiro de 2023.

Paulo Pereira, timoneiro da Seleção Nacional, abordou a falta de sorte de Portugal nos sorteios já que os lusos têm calhado em sequência com as mesmas equipas: “Nós não somos bons nos sorteios, mas é apenas um sorteio, juntamente com o grupo da Noruega, são os mais equilibrados em termos teóricos, mas eu vejo isto como algo positivo. Desde o início temos que colocar tudo em jogo, acho ótimo estarmos numa grande competição, entre os melhores e a lutar ao alto nível para podermos avançar, mais uma vez. Oxalá que seja mais um Mundial que consigamos melhorar a nossa marca, o nosso principal objetivo é chegarmos ao Main Round e de seguida traçaremos o próximo.”

Sobre a Islândia, adversário de Portugal no EHF Euro 2022, o qual os lusos não conseguiram ultrapassar: “A Islândia é uma seleção que nos tem tocado em sorte nos últimos anos – temos ganho, temos perdido – recordo-me que no último Mundial, foi um jogo chave para nós e que vencemos e nos ajudou a passar ao Main Round, espero que passado dois anos a história se repita. Conhecemos bem a Islândia, sabemos dos pontos fortes, sobretudo nos duelos 1×1, com o Magnusson e Kristjansson, este último que foi muito importante neste Europeu e que conduziu à vitória dos islandeses sobre nós – embora com um contexto completamente diferente que teremos no próximo Mundial.”

Também a Hungria, anfitriã do EHF Euro 2022, será um dos oponentes dos Heróis do Mar, que não tiveram a melhor sorte na última competição: “É uma seleção de altíssimo nível mas nós conseguomos, na Hungria, ter o jogo disputado até ao final, portanto também é uma equipa à qual podemos vencer.”

Portugal enfrentará ainda a República da Coreia, seleção que atualmente tem ao comando Rolando Freitas: “Fico muito feliz por um lado, porque é histórico, termos dois treinadores portugueses no Mundial, tenho pena de ter calhado no nosso grupo e de nos termos que enfrentar, mas de qualquer maneira, acho que é um sinal positivo de que o andebol português está a crescer também ao nível de treinadores. A Coreia tem um modelo de jogo que, normalmente, assenta muito na capacidade dos seus atletas para, tendo em conta o seu perfil, os duelos 1×1 – nós temos algumas dificuldades mas vamos conseguir melhorar, pouco a pouco, a colaboração entre defensores para podermos superar este tipo de equipas que nos causam dificuldades neste aspeto do jogo.”

IHF World Championship 2023

O Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, entre 12 e 29 de janeiro de 2023.

View this post on Instagram

A post shared by IHF (@ihf.official)

Patrocinadores Institucionais