IHF World Championship 2023: Islândia, Hungria e República da Coreia no caminho dos Heróis do Mar

PUB

Foram hoje conhecidos os adversários de Portugal no Campeonato do Mundo de 2023 onde os lusos estão colocados no Grupo D.

O sorteio do IHF World Championship 2023 teve lugar na Orquestra Sinfónica da Rádio Nacional Polaca, em Katowice, a mesma cidade que irá acolher o primeiro jogo da competição, Polónia x França, a 11 de Janeiro de 2023. Num evento de prestígio, o Presidente da Federação Internacional de Andebol (IHF), Dr. Hassan Moustafa, que sublinhou o lema do IHF World Championship 2023 “Stick Together”.

“Estamos a falar de 32 equipas que participarão no IHF World Championship 2023 o que significa que estas são as 32 melhores equipas do mundo – precisamos todos de nos manter unidos” – afirmou Dr. Hassan Moustafa.

Cada país anfitrião tinha a prerrogativa de designar uma equipa qualificada para cada cidade anfitriã. Por conseguinte, a Alemanha jogará a sua ronda preliminar no Grupo E, em Katowice, Espanha e Noruega em Cracóvia nos Grupos A e F, respetivamente, os atuais campeões Dinamarca enfrentarão os seus adversários do Grupo H em Malmo, a Croácia em Jonkoping e a Islândia para o Grupo D em Kristianstad, onde também se encontra Portugal. Os anfitriões Polónia e Suécia escolheram jogar em Katowice e Gotemburgo, respetivamente.

Recordamos que Portugal passou a fase de qualificação ao deixar pelo caminho a Suíça, no primeiro play-off e, posteriormente, os Países Baixos que acabaram repescados através de wild card. Os comandados de Paulo Pereira têm agora pelo caminho, Islândia, Hungria e República da Coreia e será esta a caminhada dos Heróis do Mar, com o objetivo de garantir presença no Main Round do Campeonato do Mundo de 2023, que se vai realizar na Polónia e Suécia entre 12 e 29 de janeiro de 2023.

Paulo Pereira, timoneiro da Seleção Nacional, abordou a falta de sorte de Portugal nos sorteios já que os lusos têm calhado em sequência com as mesmas equipas: “Nós não somos bons nos sorteios, mas é apenas um sorteio, juntamente com o grupo da Noruega, são os mais equilibrados em termos teóricos, mas eu vejo isto como algo positivo. Desde o início temos que colocar tudo em jogo, acho ótimo estarmos numa grande competição, entre os melhores e a lutar ao alto nível para podermos avançar, mais uma vez. Oxalá que seja mais um Mundial que consigamos melhorar a nossa marca, o nosso principal objetivo é chegarmos ao Main Round e de seguida traçaremos o próximo.”

Sobre a Islândia, adversário de Portugal no EHF Euro 2022, o qual os lusos não conseguiram ultrapassar: “A Islândia é uma seleção que nos tem tocado em sorte nos últimos anos – temos ganho, temos perdido – recordo-me que no último Mundial, foi um jogo chave para nós e que vencemos e nos ajudou a passar ao Main Round, espero que passado dois anos a história se repita. Conhecemos bem a Islândia, sabemos dos pontos fortes, sobretudo nos duelos 1×1, com o Magnusson e Kristjansson, este último que foi muito importante neste Europeu e que conduziu à vitória dos islandeses sobre nós – embora com um contexto completamente diferente que teremos no próximo Mundial.”

Também a Hungria, anfitriã do EHF Euro 2022, será um dos oponentes dos Heróis do Mar, que não tiveram a melhor sorte na última competição: “É uma seleção de altíssimo nível mas nós conseguomos, na Hungria, ter o jogo disputado até ao final, portanto também é uma equipa à qual podemos vencer.”

Portugal enfrentará ainda a República da Coreia, seleção que atualmente tem ao comando Rolando Freitas: “Fico muito feliz por um lado, porque é histórico, termos dois treinadores portugueses no Mundial, tenho pena de ter calhado no nosso grupo e de nos termos que enfrentar, mas de qualquer maneira, acho que é um sinal positivo de que o andebol português está a crescer também ao nível de treinadores. A Coreia tem um modelo de jogo que, normalmente, assenta muito na capacidade dos seus atletas para, tendo em conta o seu perfil, os duelos 1×1 – nós temos algumas dificuldades mas vamos conseguir melhorar, pouco a pouco, a colaboração entre defensores para podermos superar este tipo de equipas que nos causam dificuldades neste aspeto do jogo.”

IHF World Championship 2023

O Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, entre 12 e 29 de janeiro de 2023.

View this post on Instagram

A post shared by IHF (@ihf.official)

Patrocinadores Institucionais