M20 EHF Euro 2022: Reedição do duelo ibérico a valer o ouro

PUB

Portugal e Espanha partem em busca da glória, este domingo, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, que terá lotação esgotada; Final do Europeu sub-20 terá transmissão em direto no Canal 11 e na RTP2, às 17h00.

Está a chegar o dia de todas as decisões no Campeonato da Europa sub-20, em Matosinhos. Portugal e Espanha voltam a encontrar-se na competição, depois do emocionante triunfo luso na terceira jornada da Fase Preliminar (35-36) mas, desta vez, o duelo tem outros contornos e em jogo está o tão ambicionado troféu. Este domingo marca o fim da brilhante caminhada da equipa portuguesa nesta competição, que conta já com cinco vitórias, a última das quais alcançada esta sexta-feira frente à Suécia – nas Meias Finais – e apenas uma derrota, um registo idêntico ao da seleção do país vizinho. Qualquer que seja o resultado da Final do M20 EHF Euro 2022, esta geração já entrou para a história do andebol nacional, ao ter igualado o melhor feito de sempre na categoria sub-20: a equipa então comandada por Rolando Freitas, com jogadores como Rui Silva, Pedro Portela ou Gilberto Duarte, conquistou a medalha de prata, em 2010, na Eslováquia, tendo perdido o jogo decisivo desse Europeu contra a Dinamarca.

Espanha e a sua “inteligência fora do normal”

O capitão da Seleção Nacional sub-20, André Sousa, coloca Espanha e Suécia como as seleções mais difíceis que Portugal defrontou neste Europeu. O central espera mais um jogo de alto nível contra os ‘inteligentes’ espanhóis, na Final: “A Espanha foi o adversário que mais dificuldades nos causou, nós marcámos um golo nos últimos segundos que nos deu a vitória. Sabemos que é uma equipa muito complicada. Fez um Europeu muito interessante, foi para o Main Round com zero pontos, com a necessidade de vencer os dois jogos dessa fase contra grandes adversários, e conseguiu. Têm um coletivo, na minha opinião, muito forte, um dos melhores ataques – se não o melhor – da competição, a nível de média de golos por jogo. E também uma defesa muito mexida, com jogadores muito inteligentes, não sendo tão poderosos fisicamente como os escandinavos que já defrontámos, mas têm uma inteligência fora do normal e nós vamos ter que conseguir ultrapassar isso.”

O capitão luso fala em controlo do nervosismo inerente ao facto da Final do Europeu ser jogada em casa, diante de um forte contingente de adeptos portugueses: “Sem dúvida que será um jogo completamente diferente para todos nós, quer a nossa equipa, quer a Espanha, ainda não estiveram presentes numa final, é normal haver algum tipo de nervosismo, mas cabe-nos tentar ultrapassar isso. Temos a ajuda do público, o pavilhão tem estado cheio, têm sido incansáveis no apoio à nossa seleção e agora temos que fazer a nossa parte, deixar esse nervosismo de lado, colocar tudo dentro de campo e tentar a vitória, que é o objetivo que temos em mente.”

Alta intensidade e muito coração

Carlos Martingo realça a necessidade de anular um dos pontos fortes do conjunto espanhol para que Portugal possa ser bem sucedido no jogo: “Sabemos que vai ser um jogo muito difícil. Espanha tem um modelo de jogo bem definido e pensamos que a chave deste jogo será, não só a nossa defesa, mas, principalmente, travar o contra-ataque espanhol e as segundas vagas. Para isso, teremos que ser seguros no ataque, não perder bolas fáceis e após a finalização do ataque, correr rápido para trás e tentar parar o ataque deles. Outro fator muito importante será, também na nossa defesa, conseguirmos parar as continuidades do ataque contrário.”

O líder da Seleção Nacional fala também na importância dos fatores mentais e psicológicos num jogo desta magnitude e diz mesmo que isso é “tão ou mais importante do que preparar o jogo taticamente.”

“Sabemos que vai ser um jogo jogado com alta intensidade, com muito coração, com muito querer e não tenho dúvidas que nós vamos apresentar esses argumentos, assim como a Espanha, até porque é uma das características do jogo espanhol, a intensidade que colocam e o coração com que jogam. Nós, com a ajuda do público, vamos dificultar ao máximo a tarefa do adversário e vencer.”

A Final do M20 EHF Euro 2022 terá casa cheia em Matosinhos e começa às 17h00 deste domingo, com transmissão em direto no Canal 11 e na RTP2.

M20 EHF Euro 2022
Fase de Grupos – Grupo A
07.07.2022 – 19h45 – Portugal x Polónia, 41:31 (21:11)
08.07.2022 – 19h30 – Noruega x Portugal26:35 (13:16)
10.07.2022 – 19h30 – Espanha x Portugal35:36 (16:15)
Main Round
12.07.2022 – 19h30 – Portugal x Dinamarca, 26:20 (17:10)
13.07.2022 – 19h30 – Hungria x Portugal, 33:30 (17:13)
Meias Finais
15.07.2022 – 19h30 – Portugal x Suécia, 25:24 (12:10)
Final
17.07.2022 – 17h00 – Espanha x Portugal, Canal 11/RTP2

Patrocinadores Institucionais