Seleção Nacional sub-19 Feminina: Convocatória divulgada para primeiro estágio da época

PUB

José António Silva, líder da Seleção Nacional A Feminina vai orientar a semana de trabalho em Lamego.

A geração que, recentemente, alcançou o 13.º lugar no IHF Women’s U18 World Championship, na Macedónia do Norte, prepara-se para iniciar um novo ciclo e o primeiro estágio da nova temporada está aí à porta. Com a saída do comando técnico do treinador Luís Santos, o processo de transição está já em marcha, pelo que a – agora – Seleção Nacional sub-19 Feminina estará às ordens de José António Silva, treinador principal da equipa sénior. As duas comitivas vão trabalhar de forma independente, ainda que com contacto diário e permanente entre todos, na mesma altura e partilhando as mesmas instalações: o Complexo Desportivo de Lamego, de 27 de setembro até 2 de outubro.

A convocatória divulgada esta quinta-feira é composta por 16 atletas, cuja grande maioria esteve presente no passado Campeonato do Mundo sub-18 e tem vindo a trabalhar de forma contínua nos últimos anos. José António Silva fala em continuidade da linha laboral e no objetivo de proporcionar as melhores condições a esta geração de promissoras atletas para uma evolução relevante: “Para esta seleção, este é o primeiro estágio após a participação no Campeonato do Mundo, pelo que existe a necessidade de fazer uma análise ao percurso da equipa até agora. Aproveito para agradecer à equipa técnica que acompanhou esta geração até agora – Luís Santos, Miguel Vasconcelos, João Mesquita e Cristina Fernandes – e que, por razões diversas, deixou de colaborar com a Federação de Andebol de Portugal, por todo o trabalho desenvolvido bem como a colaboração no processo de transição que se está a realizar. Como é óbvio, este será, naturalmente, um dos focos do nosso trabalho, já que se pretende dar continuidade ao processo sem que haja uma perturbação do mesmo. Estamos a dar passos seguros nesse sentido, avaliando as melhores opções e refletindo acerca do futuro sem precipitações, para que possamos proporcionar a esta geração de atletas as melhores condições para que continue a evoluir. Da análise que realizarmos, e que serão partilhadas com as atletas e os seus treinadores, retiraremos indicações decisivas para o planeamento do trabalho a realizar no futuro.”

À imagem do que tem vindo a ser prática recorrente, estará presente uma treinadora convidada, que vai acompanhar a semana de trabalho da equipa sub-19, bem como a Seleção Nacional A Feminina. Trata-se de Carla Barbosa, que pertence aos quadros do CD Feirense, que teve um papel decisivo no crescimento e desenvolvimento do andebol feminino no clube, nos últimos anos.

Convocatória da Seleção Nacional sub-19 Feminina para o Estágio em Lamego (27/09 a 02/10/2022)

Patrocinadores Institucionais