Campeonato 1ª Divisão Feminina: Segunda ronda prossegue este sábado

PUB

Após o duelo antecipado entre SL Benfica e ADA São Pedro do Sul é a vez de seis equipas darem sequência à Jornada 2, que se joga nas cidades da Maia, Vila Nova de Gaia e Leça da Palmeira.

Com a exceção de dois duelos, que foram adiados devido à participação de Alavarium Love Tiles e Madeira SAD nas competições europeias, nomeadamente na Ronda 2 de Qualificação da EHF European Cup, este sábado conta apenas com três duelos, uma vez que SL Benfica e ADA São Pedro do Sul já jogaram entre si, antecipadamente, pelo mesmo motivo. O CA Leça recebe o CS Madeira, naquele que será o jogo de estreia da equipa de Leça da Palmeira na prova, a partir das 15h15 e às 17h00 estão agendados os duelos Maiastars – CDE Gil Eanes e o Colégio de Gaia Toyota – ARC Alpendorada Heavy OJP.

Maiastars x CDE Gil Eanes

A segunda jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina coloca frente a frente maiatas e algarvias, que ainda procuram a primeira vitória na competição, após ambas terem saído derrotadas da ronda inaugural, frente a ADA São Pedro do Sul e SL Benfica, respetivamente. Os dois emblemas têm em comum o facto de se apresentarem na nova época com plantéis cuja média de idades é mais baixa do que os restantes. Maiastars e CDE Gil Eanes defrontaram-se na temporada passada, a contar para os Oitavos de Final da Taça de Portugal, em duelo vencido pelas algarvias.

Paulo Costa, treinador do Maiastars garante que existe ambição máxima da sua equipa em vencer mas antevê um jogo bem disputado: “Em campo vão estar duas das equipas mais jovens do Campeonato da Primeira Divisão que vão querer retificar o resultado da primeira jornada frente a candidatos ao título. Será um jogo muito difícil e muito competitivo até ao último segundo. Da parte do Maiastars, a vontade de entrar para vencer é enorme e é para isso que as nossas atletas trabalham todos os dias.”

Do outro lado, Sofia Osório, líder do CDE Gil Eanes que conduziu a equipa à conquista do último campeonato da II Divisão, destaca a mudança na forma de encarar o jogo por parte do adversário: “Teremos uma deslocação difícil ao terreno do Maiastars, no ano transato já defrontámos esta equipa em jogo a contar para a Taça de Portugal. Este ano, com a saída de algumas atletas com o perfil de atiradoras, o Maiastars adaptou o seu modelo de jogo, procurando agora mais a finalização interior, deste modo, iremos procurar manter a nossa defesa coesa e assertiva e implementar o nosso modelo de jogo ofensivo baseado no jogo rápido em segurança.”

A transmissão do jogo ficará a cargo da andeboltv a partir das 17h00, deste sábado.

Colégio de Gaia Toyota x ARC Alpendorada Heavy OJP

Em sentido contrário ao jogo supracitado, em Vila Nova de Gaia vão defrontar-se duas equipas invictas até ao momento, fruto dos triunfos alcançados na primeira jornada: o conjunto gaiense derrotou o SIR 1º de Maio ADA CJB, fora de portas e o emblema de Alpendorada levou a melhor na receção ao Alavarium Love Tiles. No confronto direto, o ARC Alpendorada Heavy OJP não vence o Colégio de Gaia Toyota há dois jogos (uma vitória para as gaienses e um empate na temporada passada), mas na época 2020/2021 contabilizou duas vitórias. Um registo que faz antever um jogo interessante em que qualquer das equipas poderá fazer a festa.

Bebiana Sabino, experiente atleta do Colégio de Gaia Toyota e capitã da Seleção Nacional A Feminina, espera um jogo equilibrado e quer vencer no primeiro jogo em casa: “Considerando os jogos das últimas épocas, esperamos um jogo muito equilibrado, entre duas equipas que apresentam sempre um grande espírito combativo. Queremos dar continuidade ao bom início de campeonato, concretizando com uma vitória no primeiro jogo em casa.”

Ana Carvalho, apresentada recentemente como a nova treinadora do ARC Alpendorada, diz que foi fácil começar a trabalhar na nova equipa pela motivação das atletas e destaca a exigência do próximo desafio, frente a um conjunto experiente: “Claramente que o jogo do próximo fim de semana será um grande teste à equipa e a esta nova fase que o clube vive. Sabemos que será um desafio difícil, tanto pela equipa que vamos defrontar como pela novidade no processo. O Colégio de Gaia é uma equipa com muitas atletas experientes e uma treinadora que eu respeito e admiro bastante especialmente pela sua longevidade e perseverança no Campeonato 1ª Divisão Feminina. A equipa apresenta-se sempre muito forte, independentemente das dificuldades que possa enfrentar ao longo da época. Acredito que será um jogo bastante intenso, com elevada velocidade de jogo, pois ambas as equipas privilegiam esse estilo de jogo. Relativamente à minha equipa, estou bastante confiante no trabalho que realizámos esta semana. Encontrei um conjunto de atletas bastante motivadas, uma equipa muito unida, com uma cultura de trabalho incrível e muito abertas a aprender e a absorver informações novas. Com este ambiente, foi mais fácil iniciar o trabalho, ainda que seja no jogo que iremos perceber como vamos funcionar todas enquanto equipa. Iniciámos o Campeonato com uma vitória bastante importante, e acredito que possamos manter esse caminho já neste próximo fim de semana.”

A transmissão do jogo ficará a cargo da andeboltv a partir das 17h00, deste sábado.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
2ª Jornada
25.09.2022 – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul, 26-23 (10-15)
08.10.2022 –15h15 – CA Leça x CS Madeira, andeboltv
08.10.2022 –17h00 – Maiastars x CDE Gil Eanes, andeboltv
08.10.2022 –17h00 – Colégio de Gaia Toyota x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
13.12.2022 –21h00 – ABC UMinho x Madeira SAD, andeboltv
27.11.2022 –16h00 – SIR 1º Maio ADA CJB x Alavarium Love Tiles, andeboltv

3ª Jornada
09.10.2022 – 15h00 – CDE Gil Eanes x ADA São Pedro do Sul, andeboltv

Patrocinadores Institucionais