Seleção Nacional sub-21: Comitiva lusa já em solo alemão para participar no Torneio 4 Nações

PUB

Geração vice-Campeã da Europa orientada por Carlos Martingo prossegue a preparação para o Mundial deste ano além fronteiras e vai defrontar as seleções da Alemanha, Espanha e França.

Para a Seleção Nacional sub-21, o novo ano começou com um curto estágio na Maia antes da partida para a Alemanha, para participar no Torneio 4 Nações, que serve de preparação para o próximo IHF Men’s Junior (U21) World Championship (Campeonato do Mundo), prova que junta quatro seleções de alto calibre, todas elas já qualificadas para a grande competição: Alemanha (anfitriã), Espanha e França. Já em solo germânico, a equipa lusa, composta – na sua maioria – por atletas da geração que se sagrou vice-Campeã da Europa no último M20 EHF Euro 2022, está prestes estrear-se no torneio internacional, cujo primeiro adversário será a seleção da casa, esta sexta-feira, às 18h15 (hora portuguesa). Os jogos decorrerão na Sportschule Barsinghausen, perto da cidade de Hannover.

Carlos Martingo, líder da Seleção Nacional sub-21, faz um balanço positivo dos primeiros treinos ainda em solo luso antes da partida para o centro da Europa, que aconteceu esta quarta-feira: “No seu global, o estágio correu bastante bem, cumprimos todos os objetivos que tínhamos delineado para este momento de trabalho. Portanto, as perspetivas são boas e logo veremos como vão correr os jogos.”

A elite reunida

Os adversários dispensam apresentações e todos eles são bem conhecidos da equipa portuguesa. Portugal defrontou por duas vezes a equipa da Espanha no passado Campeonato da Europa, dois duelos com sabores distintos e há um ajuste de contas a fazer, após a vitória que deu o ouro à seleção do país vizinho, a 17 de julho do ano passado. No passado recente, há também dois duelos bem presentes com a Alemanha, ambos de cariz particular, que resultaram numa vitória para cada lado, em Odemira, em outubro. O Selecionador Nacional traçou o perfil dos três próximos oponentes:

“A Espanha é Campeã da Europa. A França, embora não tenha obtido grandes classificações nas últimas competições, é sempre uma seleção bastante poderosa, com excelentes jogadores e, com a mudança de selecionador, penso que subiu um bocadinho o nível. Também procuraram novos atletas. E a Alemanha, embora no Europeu disputado em Portugal não tenha feito uma classificação brilhante, é o primeiro Campeão da Europa desta geração, ou seja, é também uma seleção de excelente qualidade que recuperou – neta última convocatória – alguns dos atletas mais importantes que estavam lesionados. Portanto, julgo que estamos perante quatro das melhores seleções da Europa, porque nós também nos incluímos nesse grupo.”

A 100% no Mundial

Este é o único cenário que interessa à Seleção Nacional sub-21 e é nesse sentido que Carlos Martingo e respetiva equipa técnica têm levado a cabo cada jogo particular e cada sessão de treino. Este torneio não irá fugir à regra e os resultados acabam por não ter a mesma importância, sendo que o mais relevante é a assimilação e execução dos processos e da ideia de jogo: “Um Torneio 4 Nações é sempre um torneio bastante importante nos processos de formação destes jovens atletas. É evidente que o nosso principal foco é estar preparado para o Campeonato do Mundo deste ano e, portanto, isto é mais uma etapa de preparação para essa grande competição. Ainda estamos a experimentar algumas coisas, este é um torneio que também serve para isso mesmo, sabendo que o nosso principal foco é estarmos a 100%, em junho.”

O IHF Men’s Junior (U21) World Championship – Campeonato do Mundo – decorrerá de 20 de junho a 2 de julho de 2023, na Alemanha e na Grécia.

Calendário:
Torneio 4 Nações
06.01.2022 – 13h30 – França x Espanha
06.01.2022 – 18h15 – Alemanha x Portugal
07.01.2022 – 15h00 – Espanha x Alemanha
07.01.2022 – 17h00 – Portugal x França
08.01.2022 – 12h00 – Espanha x Portugal
08.01.2022 – 12h00 – Alemanha x França

Patrocinadores Institucionais