EHF European Cup: Madeira SAD vence em Espanha mas falha Meias Finais

PUB

Duelo emocionante com final dramático termina com vitória insuficiente da equipa insular por 21-24 e dita o afastamento da prova, nos Quartos de Final.

7 inicial: Isabel Góis, Marilene Souza, Francisca Araújo, Maria Duarte, Patrícia Rodrigues, Neide Duarte e Ríssia Oliveira.

Com duas trocas nas opções inicias face ao jogo da primeira mão, ambas na primeira linha, o Madeira SAD entrava em campo no terreno do CB Atlético Guardés, em Pontevedra, à procura de anular a desvantagem de quatro golos trazida do Funchal, num pavilhão bem composto e praticamente todo a puxar pela equipa espanhola. Patrícia Lima e Sandra Santiago foram titulares no ataque do CB Atlético Guardés e Ana Carolina Silva era um dos elementos da defesa do emblema do país vizinho, que cedo demonstrou uma atitude séria e confiante, bem como um bom rendimento defensivo.

Sandra Santiago marcou os dois primeiros golos do jogo (2-0) e aos sete minutos a baliza espanhola estava ainda a zeros, fruto da baixa eficácia no ataque, mas gritante do lado insular. Patrícia Rodrigues marcou o primeiro golo do Madeira SAD e deu início a um parcial de 0-3, que deu a primeira liderança ao conjunto português (2-3), perto dos 10 minutos.

O CB Atlético Guardés voltaria a marcar, mais de cinco minutos depois e o jogo seguiu equilibrado com golos intercalados de parte a parte. Aos 20 minutos, o marcadora registava um empate (6-6) e apesar de não ter aproveitado as diversas ocasiões que dispôs para voltar à liderança até então, a equipa da casa consumou mesmo a reviravolta, pouco depois (7-6), em situação de superioridade numérica. Mas não durou muito, porque um parcial de 0-3, finalizado pela pivô Ríssia Oliveira, trazia uma vantagem inédita de dois golos para o Madeira SAD (7-9), motivando um pedido de time-out de Ana Seabra.

O rendimento defensivo que ajudou à recuperação madeirense manteve-se após a paragem e as espanholas não conseguiram reagir até ao intevalo, tendo mesmo recolhido aos balneários com essa mesma desvantagem de dois golos.

Intervalo: 7-9

A segunda parte começou da pior forma para o Madeira SAD, com uma exclusão para Ríssia Oliveira ao fim de 19 segundos e na sequência, a internacional lusa Sandra Santiago assinava o quinto golo na sua conta pessoal e o 8-9 no placar. Aos 35 minutos, a equipa de António Florido voltou a encher-se de confiança e, com a ajuda de Isabel Góis, chegou ao 9-13, pela mão de Patrícia Rodrigues, o que consistia na primeira vantagem de quatro golos para o Madeira SAD e a desvantagem trazida do Jogo 1, estava anulada por esta altura.

Com 10 minutos jogados no segundo tempo, surgiu o 10-15 e o emblema português passava pela primeira vez para a liderança da eliminatória, mesmo em situação de inferioridade numérica, respondendo com classe às constantes ações precipitadas e perdidas pelo CB Atlético Guardés.

Mas ainda havia tempo para que conjunto do país vizinho pudesse recuperar e assim foi, já dentro dos 10 minutos finais – e com Patrícia Lima a afirmar-se como uma das principais figuras nesse período – a diferença foi reduzida para o mínimo (18-19), apesar de o Madeira SAD ter conservado sempre a dianteira.

A reta final do jogo foi verdadeiramente emocionante. Com 30 segundos para jogar, o marcador registava 21-24 e um golo madeirense empatava a eliminatória. O CB Atlético Guardés tentou ao máximo prolongar o último ataque mas uma falta atacante a cerca de cinco segundos do fim, abriu caminho para o derradeiro contra-ataque de Joana Pires, mas a guardiã espanhola Marisol Carratú defendeu e impediu que o jogo tivesse que ser decidido através da marcação de livres de 7 metros. 

Após o soar da buzina, a festa espanhola contratava com o desalento das atletas do Madeira SAD com esta despedida de uma campanha histórica na EHF European Cup.

Resultado Final: 21-24
Top Players: Sandra Santiago – 10 golos / Isabel Góis – 10 defesas (33% de eficácia)

Women’s EHF European Cup
Quartos de Final
11.02.2023 – 17h00 – Madeira SAD x CB Atlético Guardés26-30 (11-14)
19.02.2023 – 16h00 – CB Atlético Guardés x Madeira SAD, 21-24 (7-9)

Patrocinadores Institucionais