IHF Men’s Youth World Championship: Seleção Nacional sub-19 já conhece adversários do Mundial

PUB

Sorteio que decorreu esta manhã colocou Portugal no Grupo A juntamente com Croácia, Ruanda e Argélia; Campeonato do Mundo decorre de 2 a 13 de agosto na Croácia.

O sorteio, dirigido por Patric Strub, Diretor de Competições da IHF, juntamente com Igor Vori, antiga estrela do andebol croata – eleito MVP no Mundial de 2009 – atribuiu a Portugal Ruanda e Argélia como adversários no Grupo A. Os lusos, antes do arranque do sorteio, já sabiam que o seu destino tinha pela frente a seleção anfitriã.

As equipas do Pote 1, onde se encontrava a formação das quinas, foram distribuídas com a Croácia a integrar o Grupo A, Hungria o Grupo B, Egito o Grupo C, Espanha o Grupo D, Dinamarca o Grupo E, Noruega o Grupo F, Alemanha o Grupo G e Suécia o Grupo H. Portugal, sendo a restante equipa do Pote 1, foi colocada no Grupo A juntamente com a Croácia, antes do arranque do sorteio.

Esta manhã, o primeiro pote a ser sorteado foi o Pote 4, seguido do Pote 3 e, por último, o Pote 2. Os grupos foram atribuídos por ordem alfabética, com a primeira equipa de cada pote a integrar o Grupo A, a segunda o Grupo B, etc.

Na primeira edição do Campeonato do Mundo sub-19 neste formato com 32 equipas, Portugal terá como adversários a Croácia, Ruanda e Argélia na Fase de Grupos e jogará na Capital do Mundial, Varaždin. Nuno Santos destacou o facto de Portugal estar inserido no mesmo grupo que a seleção anfitriã, geração que o selecionador nacional afirma conhecer bem, dado os recentes confrontos nomeadamente no Tiby 2022, onde os croatas acabaram por sorrir, mas também no Campeonato Europeu de 2022, onde no final sorriram os lusos. O técnico português confessou não ter conhecimento das equipas africanas: “A Croácia em teoria será o adversário mais difícil, eu conheço bem esta geração. É uma equipa muito forte, nós já tivemos oportunidade de os defrontar algumas vezes, nomeadamente no Torneio em França [Tiby 2022], e é realmente uma geração forte, com jogadores já muito maduros, para além de ser a seleção anfitriã. Temos também duas equipas africanas, uma do Norte de África – Argélia – e outra do Centro de África – Ruanda – que desconhecemos.”

Consulte abaixo a constituição dos grupos, bem como as 32 formações em prova:

Grupo A
Portugal
Croácia
Ruanda
Argélia

Grupo B
Hungria
Eslovénia
Marrocos
Nova Zelândia

Grupo C
Egito
Islândia
Japão
Chéquia

Grupo D
Espanha
República da Coreia
Brasil
Bahrain

Grupo E
Dinamarca
Áustria
Chile
México

Grupo F
Noruega
Montenegro
Macedónia do Norte
Vencedor do IHF Trophy

Grupo G
Alemanha
Argentina
Arábia Saudita
Estados Unidos da América

Grupo H
Suécia
Ilhas Faroé
Irão
Burundi

O IHF Men’s Youth World Championship decorre de 2 a 13 de agosto na Croácia. Portugal vai disputar o Grupo A juntamente com Croácia, Ruanda e Argélia, em Varaždin.



Patrocinadores Institucionais