Seleção Nacional sub-17: Lusas perdem segundo embate com a Suíça

PUB

Formação portuguesa saiu derrotada frente às helvéticas este sábado, no segundo de três jogos amigáveis a decorrer na cidade de Lagos.

Depois do primeiro encontro, onde a Seleção Nacional ultrapassou a formação da Suíça, as comandadas de Sandra Fernandes já sabiam que dificuldades poderiam voltar a encontrar. No arranque do encontro, a forte e coesa defesa suíça foi sendo um problema para o ataque luso que não conseguiu concretizar nenhum golo nos primeiros cinco minutos e, em sentido contrário, sofreu três – dois deles através da marcação de livres de 7 metros.

Passados os cinco minutos iniciais, a profunda defesa lusa foi provocando erros no ataque adversário e abriu portas para um parcial de 7-0, que nem uma paragem técnica por parte do técnico suíço quebrou. Noëlle Osterwalder foi quem conseguiu pôr um ponto final aos 10 minutos sem golos das helvéticas, a meio da primeira parte (7-4).

As dificuldades no ataque por parte das portuguesas voltaram a surgir e, paulatinamente, a formação visitante começou a crescer e a aproximar no marcador conseguindo mesmo voltar à dianteira (7-8). A seleção das quinas respondeu à reação helvética e Beatriz Barros concluiu um parcial de dois golos sem resposta. Sandra Fernandes deu uso ao seu primeiro time-out ao minuto 28’30, para preparar a reta final dos primeiros trinta minutos, mas até ao final o marcador permaneceu inalterado.

Intervalo: 9-8

No regresso dos balneários, as portuguesas voltaram a conquistar a vantagem de dois e conseguiram assumir a dianteira do marcador até que, com 41 minutos decorridos, Luise Dähler voltou a igualar o resultado, desta feita a 14. Apesar da aproximação suíça, as portuguesas voltaram à carga e Giovana Moniz fez o 18-16 à entrada dos dez minutos finais. No entanto, as helvéticas responderam com nova igualdade, a 18, e Sandra Fernandes acabou por parar o encontro com apenas sete minutos por jogar.

As lusas ainda regressaram à liderança (19-18), mas após paragem técnica suíça, as helvéticas conseguiram algo inédito no segundo tempo: uma vantagem de dois (19-21), que obrigou a novo time-out português. As suíças, que já não lideravam o encontro desde o 0-3, seguraram a vantagem conseguida na reta final e acabaram por conquistar a vitória no segundo jogo entre as formações.

Resultado Final: 20-22

Era Baumann foi a melhor marcadora do encontro, contribuindo com sete golos para o triunfo suíço. Clementine Silva e Miriam Martins fecharam o pódio de melhores marcadoras, com quatro golos cada.

Sandra Fernandes, selecionadora nacional, relembrou o principal objetivos destes jogos amigáveis e tocou nos pontos que considera a melhorar por parte do seu grupo de trabalho: “Nós viemos fazer estes jogos tentar prepararmo-nos para o Campeonato da Europa e portanto a rotatividade da equipa tem que ser feita de uma forma muito constante, também estamos aqui para tentar perceber o contexto em que as jogadoras estão. […] Quebrámos ali em alguns momentos que não devíamos ter quebrado, mas acho que ofensivamente, mais uma vez, não tivemos de acordo com aquilo que eu pretendo para o grupo. No entanto, em termos defensivos, voltámos a estar bem, do meu ponto de vista, e o número de golos sofridos também demonstra isso. A nossa quebra foi realmente em termos ofensivos, onde não estamos a ter a consistência que eu pretendia, e em termos de transições também. Basicamente penso que as nossas dificuldades têm muito que ver com a questão ofensiva, com o ataque a defesas altas, mais fortes fisicamente e a nossa menor capacidade de potencializar remates de primeira linha, e ter alguma eficácia. Depois, na parte final, tivemos ali três ou quatro bolas nos postes que nos podiam ter posto numa situação mais tranquila.”

A técnica portuguesa voltou a destacar a qualidade do adversário: “De relembrar que estamos a jogar com uma seleção do Pote 2 do Campeonato da Europa. Em termos de ranking, está à nossa frente. É um grupo que trabalha sempre em conjunto. Elas trabalham durante a semana numa academia e só regressam aos clubes aos fins de semana. É um grupo que está a evoluir imenso e nós conseguimos andar aqui na aproximação, embora com alguma dificuldade. Amanhã temos o terceiro jogo, já há muitas mazelas, muitos toques – próprios do cansaço – mas vamos ver como é que corre amanhã.”

Para finalizar, Sandra Fernandes, deixou novamente uma palavra de satisfação dirigida às suas atletas: “Deixar mais uma vez uma palavra de carinho às minhas atletas, porque mesmo no meio de tanta adversidade acabam por tentar defender a equipa ao mais alto nível. Vamos preparar o próximo jogo de uma forma consciente dos erros que fizemos hoje, mas não estou de todo insatisfeita com o trabalho produzido, principalmente em termos defensivos.”

Este domingo a Seleção Nacional sub-17 despede-se de Lagos no último jogo de preparação frente à Suíça, às 10h00, com transmissão em direto e exclusivo na andeboltv.

Fotografias: © Mário Moreira

Calendário:
03.03.2023 – 17h00 – Portugal x Suíça, 23-19 (10-10)
04.03.2023 – 17h00 – Portugal x Suíça20-22 (9-8)
05.03.2023 – 10h00 – Portugal x Suíça, andeboltv

Patrocinadores Institucionais