Seleção Nacional sub-19: Portugal estreia-se em Lagoa com um triunfo frente à Áustria

PUB

Primeiro de três jogos particulares dos comandados de Nuno Santos no Torneio Internacional de Lagoa terminou com vitória por 30-29; Noruega será o próximo adversário de Portugal, esta sexta-feira, às 19h00.

No jogo de estreia da Seleção Nacional sub-19 no Torneio Internacional de Lagoa, que serve de preparação para o IHF Men’s Youth World Championship, agendado para agosto deste ano, o desfecho foi positivo e os pupilos de Nuno Santos festejaram a primeira vitória na competição diante da Áustria. A Noruega, que perdeu com a Espanha no duelo de abertura do torneio luso, será o próximo adversário de Portugal.

7 inicial: Deniz Gunes, João Magalhães, João Bandeira Lourenço, Filipe Monteiro, Tomás Teixeira, Eduardo Leite e Bruno Correia.

Uma grande entrada em jogo, colocou o marcador em 5-1 nos primeiros cinco minutos, com destaque para o bom desempenho defensivo de Portugal, assente no sistema 5:1. A Áustria só conseguiu apontar o segundo golo no encontro aos 9 minutos (5-2) e o que se seguiu foi um período de menor eficácia ofensiva dos portugueses, com o guarda-redes austríaco a assumir parte da responsabilidade e o marcador a voltar aos dois golos de diferença (8-6), com 15 minutos jogados.

Portugal manteve-se no comando, mas à entrada para os últimos 10 minutos da primeira parte a diferença foi anulada (19-19), algo que já não acontecia desde o 1-1 e, pouco depois, apareceu uma inédita liderança da Áustria no encontro (9-10), com 23 minutos decorridos, o que levou Nuno Santos a solicitar o primeiro time-out.

A Seleção Nacioal reagiu, voltou à liderança e até conseguiu atingir de novo a marca dos dois golos (14-12), mas o intervalo chegou com as duas equipas separadas pela diferença mínima. 

Intervalo: 14-13

À semelhança daquilo que aconteceu no início da partida, Portugal voltou a entrar forte e confiante e ampliou os números da vantagem para quatro (18-14), em cinco minutos, antes de um pedido de time-out dos austríacos. A coesão defensiva de Portugal melhorou e uma inédita vantagem de cinco golos apareceu aos 43 minutos, para premiar a concentração dos atletas lusos que, ainda assim, apresentavam uma eficácia ofensiva longe do desejado.

O jogo estabilizou durante largos minutos, no entanto – e tal como aconteceu na primeira metade – um novo período complicado voltou a surgir e as duas equipas seguiram caminhos opostos: por um lado, o rendimento de Portugal caiu e as dificuldades começaram a ser maiores, na tentativa de ter sucesso no ataque e, por outro, a Áustria conseguiu encontrar o caminho do golo com mais facilidade à medida que a confiança ia crescendo, tirando o melhor partido das situações de superioridade numérica.

Depois de chegar ao empate a 28 golos, os austríacos não foram mais além porque os portugueses seguraram uma curta vantagem que prevaleceu no final. Eduardo Leite foi o melhor marcador do encontro, com sete golos marcados.

Resultado Final: 30-29

Apesar da vitória, Nuno Santos não se mostrou totalmente satisfeito com a exibição da equipa lusa, num jogo em que o sistema defensivo 5:1, ainda em fase de aperfeiçoamento, assumiu papel principal: “Relativamente ao 5:1, penso que a aposta é para continuar. Simplesmente, hoje, poucas vezes conseguimos estar no posicional e encontrar-nos defensivamente porque a Áustria, na chegada em transição, criou-nos sempre inúmeros problemas. É claro que nós também podíamos ter mudado um pouco para 6:0 e, seguramente, estaríamos mais confortáveis, mas não abdicámos da ideia, fomos com ela até ao fim, mas ficámos aquém. Quanto à questão de [quebrar] em momentos decisivos, penso que estiveram muito relacionados com as inferioridades numéricas. Houve momentos em que eu pensava que íamos disparar um pouco no marcador e, sempre que havia uma exclusão, nunca conseguíamos reagir. Penso que o jogo se resume um pouco a isso. A Áustria joga sempre nas fases de transição, sempre a correr, foi excelente. Não é nenhuma grande equipa, mas é uma equipa diferente daquilo que estamos habituados a defrontar, que nos criou problemas diferentes. E nós mesmo jogando mal, conseguimos ganhar, o que também é importante.”

Quanto ao próximo jogo de Portugal, contra a Noruega, o Selecionador Nacional está convencido de que será “um jogo diferente e bastante mais difícil” em que o objetivo passa por “defender bem e também em profundidade” para conseguir “ter sucesso na primeira fase do ataque”.

O Torneio Internacional de Lagoa decorre no Pavilhão Desportivo Jacinto Correia. Pode consultar o calendário completo abaixo.

O IHF Men’s Youth World Championship decorre de 2 a 13 de agosto na Croácia. Portugal vai disputar o Grupo A juntamente com Croácia, Ruanda e Argélia, em Varaždin.

Torneio Internacional de Lagoa
Calendário
27.04.2023 – 17h00 – Noruega x Espanha23-31 (10-14)
27.04.2023 – 19h00 – Portugal x Áustria, 30-29 (14-13)
28.04.2023 – 17h00 – Espanha x Áustria, andeboltv
28.04.2023 – 19h00 – Noruega x Portugal, andeboltv
29.04.2023 – 16h00 – Áustria x Noruega, andeboltv
29.04.2023 – 18h00 – Portugal x Espanha, andeboltv

Patrocinadores Institucionais