Taça de Portugal: Sporting CP a caminho da Final Four

PUB

Atuais detentores do troféu ultrapassam SL Benfica e fecham lote dos quatro semifinalistas da Prova Rainha, juntando-se a FC Porto, Marítimo Madeira Andebol SAD e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

Com os holofotes apontados à capital, o SL Benfica recebeu o Sporting CP nesta tarde de sábado na luta pelo último lugar na Final Four da Taça de Portugal, onde FC Porto, Marítimo Madeira Andebol SAD e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR já garantiram presença na passada sexta-feira.

No clássico – o destaque dos Quartos de Final da Prova Rainha – foram precisos três minutos para o primeiro golo acontecer, e aconteceu pela mão de Petar Djordjic através da marca de 7 metros. Um início de partida onde o nervosismo de ambas as equipas se fazia sentir frente ao público da Luz, os leões conseguiram chegar à dianteira do marcador através de Martim Costa (1-2) já com sete minutos decorridos. O equilíbrio foi sendo nota predominante, com as defesas a serem claramente superiores aos ataques.

A atravessar um período de inferioridade numérica, as águias conseguiram voltar a liderar, com Ander Izquierdo a fazer o 4-3 impulsionado depois de uma defesa de Sergey Hernandez frente a Josep Folqués. No entanto o Sporting CP voltou a ser superior, a aproveitar da melhor forma as transições ofensivas para finalizar e, após sucessivos empates, os leões regressaram ao comando do marcador e alcançaram, pela primeira vez, dois golos de vantagem (6-8) sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Os verde e brancos conseguiram manter a vantagem, ultrapassando momentos de inferioridade numérica com sucesso, e Francisco Costa – da marca de castigo máximo – acabou por ampliar (9-12). À entrada dos dez minutos finais da primeira parte, Gustavo Capdeville foi dando nas vistas entre os postes encarnados mas a vantagem seguiu favorável ao Sporting CP, com destaque para Martim Costa, autor do 11-14 – assinando o oitavo golo da conta pessoal. Na reta final dos primeiros trinta minutos, o SL Benfica conseguiu reduzir a diferença e Gustavo Capdeville impediu o último golo leonino antes da recolha aos balneários.

Intervalo: 16-17

Após o descanso, as águias alcançaram nova igualdade mas uma defesa leonina eficaz permitiu ao Sporting CP explorar da melhor forma as rápidas transições ofensivas e concretizar um parcial de 0-5, finalizado por Salvador Salvador – autor de nova maior diferença (18-22) – o que levou Chema Rodriguez a utilizar o seu segundo time-out com apenas sete minutos decorridos no segundo tempo.

As águias reagiram à paragem técnica e reduziram a diferença (20-22) mas rapidamente os leões regressaram à vantagem de quatro, que foram mantendo até ao 23-27, assinado por Francisco Costa. Uma maior assertividade defensiva dos encarnados voltou a colocar a distância em apenas dois mas um time-out pedido por Ricardo Costa teve o efeito pretendido e os leões regressaram à maior vantagem até ao momento (25-29).

O técnico do SL Benfica lançou o seu 7×6, com três pivôs, na tentativa de reverter o resultado mas Leonel Maciel seguia intransponível entre os postes. Edy Silva aumentou a vantagem (26-31) à entrada dos últimos cinco minutos, colocando o Sporting CP muito perto de garantir presença na Final Four. Os encarnados ainda tentaram reagir (29-32) mas a vitória não escapou aos leões, que se juntam a FC Porto, Marítimo Madeira Andebol SAD e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR na Final Four da Taça de Portugal.

Resultado Final: 30-34

Resultados:
Quartos de Final
07.04.2023 – 15h00 – ABC UMinho x FC Porto, 26-33 (13-18)
07.04.2023 – 15h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Boavista FC, 41-23 (20-15)
07.04.2023 – 15h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x CF Os Belenenses, 29-25 (16-16)
08.04.2023 – 16h30 – SL Benfica x Sporting CP30-34 (16-17)

Patrocinadores Institucionais