Campeonato 1ª Divisão Feminina: ADA São Pedro do Sul garante terceiro lugar

PUB

Sampedrenses venceram na deslocação à Marinha Grande, frente ao SIR 1º de Maio ADA CJB e asseguraram a terceira posição; Jornada 20 termina este domingo com dois jogos.

As atuais Campeãs Nacionais regressaram aos triunfos, vencendo na receção ao CS Madeira – depois do empate frente ao Madeira SAD na última jornada – e estão a apenas uma vitória de erguer o troféu. A formação orientada por João Alexandre Florêncio averbou uma vitória por 37-20. Apesar da derrota, as insulares subiram provisoriamente na tabela classificativa, ainda que permaneçam em lugar de acesso à liguilha.

Em Vila Nova de Gaia, o Colégio de Gaia Toyota recebeu e venceu o Maiastars – que permanece em zona de despromoção. Apesar de uma primeira parte dominada pelo equilíbrio, no segundo tempo as comandadas de Paula Marisa garantiram os três pontos e seguem na corrida pela quarta posição da tabela classificativa.

SIR 1º de Maio ADA CJB – ADA São Pedro do Sul

No jogo da semana, entre SIR 1º de Maio ADA CJB e ADA São Pedro do Sul, foi Joana Espinha a inaugurar o marcador no primeiro jogo, após a saída do técnico João Florêncio, com Carlos Pires a assumir o papel de treinador principal das sampedrenses – posição que havia ocupado no arranque da presente temporada. Bastaram apenas quatro minutos para uma reação contundente da formação oriunda de São Pedro do Sul, refletida num parcial de 0-3.

À passagem do minuto 10, a igualdade voltou a surgir – novamente pela mão da lateral direita Joana Espinha – desta vez a cinco, mas nova reação da ADA São Pedro do Sul colocou a diferença em dois (5-7) levando Filipe Oliveira a dar uso ao cartão verde, pela primeira vez no encontro. Após a paragem técnica as defesas superiorizaram-se claramente aos ataques e, durante cinco minutos, não existiu qualquer golo, até que Vera Costa colocou um ponto final a esse momento e, de seguida, Bruna Barbosa levou a diferença para patamares inéditos (5-9). Por esta altura, o SIR 1º de Maio ADA CJB já contabilizava uns expressivos sete minutos sem conseguir ultrapassar a baliza defendida por Beatriz Barradas.

Com 20 minutos decorridos, o “pesadelo” das marinhenses seguia e as comandadas de Carlos Pires aproveitavam para ampliar a diferença no marcador (5-11). Foi Maria Pereira – internacional portuguesa – quem colocou um ponto final em doze minutos sem golos marinhenses e, a apenas seis minutos do intervalo, Carlos Pires deu uso ao seu primeiro time-out. A toada seguiu favorável às visitantes, que recolheram aos balneários com seis golos de vantagem para a segunda metade.

Intervalo: 10-16

No regresso após o descanso, o SIR 1º de Maio ADA CJB precisou de cinco minutos para reduzir a desvantagem para apenas quatro (13-17) e a toada manteve-se, até que, um erro ofensivo por parte das locais, lançou Vera Costa no contra-ataque que, no frente a frente com Diana Roque, não desperdiçou e voltou a estabelecer os seis golos à maior (15-21).

Sensivelmente a meio da segunda parte, Soraia Fernandes fez o 16-23 e a formação oriunda de São Pedro do Sul, aliada a uma defesa eficaz, ia construindo uma importante vitória que resultou na conquista do terceiro posto do Campeonato 1ª Divisão Feminina.

O triunfo sampedrense acabou por ficar selado em 22-28, com Vera Costa (sete golos) e Maria Pereira (cinco golos) a serem as principais artilheiras do encontro.

Resultado Final: 22-28

No fecho do dia, o ARC Alpendorada Heavy OJP, que só respirou após o apito final, triunfou na receção ao CA Leça e ultrapassou o CDE Gil Eanes – menos um jogo – na tabela classificativa, somando pontos importantes rumo à manutenção no principal escalão português do andebol feminino da equipa de Marco de Canaveses.

A Ronda 20 termina este domingo com a receção do CDE Gil Eanes ao Madeira SAD e com o ABC UMinho a visitar o terreno do Alavarium Love Tiles, jogos que poderá acompanhar em direto e exclusivo na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
20.ª Jornada
06.05.2023 – 14h00 – SL Benfica x CS Madeira, 37-20 (21-9)
06.05.2023 – 17h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x ADA São Pedro do Sul, 22-28 (10-16)
06.05.2023 – 17h00 – Colégio de Gaia Toyota x Maiastars, 30-25 (15-13)
06.05.2023 – 21h15 – ARC Alpendorada Heavy OJP x CA Leça, 21-20 (12-10)
07.05.2023 – 12h00 – CDE Gil Eanes x Madeira SAD, andeboltv
07.05.2023 – 16h00 – Alavarium Love Tiles x ABC UMinho, andeboltv

Patrocinadores Institucionais