EHF Champions League: FC Barcelona afastado na meia-final por SC Magdeburg

Alemães enfrentam polacos do Barlinek Industria Kielce na grande finalíssima da EHF Final 4, em Colónia, este domingo; FC Barcelona de Luís Frade disputa medalha de bronze contra Paris Saint-Germain.

Na Lanxess Arena, em Colónia, onde todos os anos decorre a Final 4 da EHF Champions League, entraram em campo SC Magdeburg, FC Barcelona, Paris Saint-Germain e Kielce para a disputa do troféu – ano passado ficou para os blaugrana de Luís Frade – que este ano terá novo vencedor.

SC Magdeburg – FC Barcelona

Como é apanágio, da EHF Champions League Final 4, em Colónia, a Lanxess Arena estava repleta para o primeiro jogo do dia que opunha alemães e espanhóis e foi mesmo Dika Mem a abrir as hostilidades. O encontro seguiu com igualdades sucessivas e ligeira liderança dos blaugrana até que Damgaard empata o encontro (6-6) e Piotr Chrapkowski dá, pela primeira vez, o comando ao Magdeburg. A liderança durou pouco tempo, já que os empates voltaram a ser uma constante e, novamente, Dika Mem coloca o Barcelona na frente (8-9) à passagem dos 14 minutos. O encontro seguiu em ritmo de parada e resposta e foi preciso o intervalo estar muito próximo para que os espanhóis conseguissem dois golos à maior (15-17) pela mão de Domen Makuc, recolhendo aos balneários no comando.

Intervalo: 16-18

Na segunda metade, os alemães entraram determinados em “dar a volta ao texto” e, apesar dos três golos de vantagem para o Barcelona (16-19) conquistados logo na abertura, um parcial de três golos sem resposta finalizado pelo guarda-redes Nikola Portner, voltou a colocar tudo empatado em Colónia (21-21). O Magdeburg acabou por sair melhor desta fase do jogo e chegou mesmo aos dois golos de vantagem (25-23) por Jensen, o que obrigou a formação de Carlos Ortega a correr atrás do prejuízo. Os empates acabaram por retornar ao marcador, apesar duma ligeira liderança alemã e a alternância volta a surgir no marcador, a cinco minutos do final, por Hampus Wanne (29-30). Com uns instantes finais impróprios para cardíacos, Kay Smits acaba por fechar o jogo a 31 golos, levando o mesmo a prolongamento.

Resultado: 31-31

O prolongamento seguiu a mesma toada, com igualdades sucessivas no marcador (38-38), levando o encontro ao desempate por livres de 7 metros, onde os espanhóis falharam redondamente, acabando por claudicar as expectativas de marcar presença na grande final deste domingo. Kay Smits foi o melhor marcador do encontro com 12 golos, do lado espanhol, foi Timothey N’Guessan o melhor com 9 golos e o português Luís Frade assinou um.

Resultado Final: 40-39

Paris Saint-Germain x Barlinek Industria Kielce

Na segunda meia-final – que opôs franceses e polacos – foram os parisienses a inaugurar o marcador ao que se seguiram empates sucessivos, com grandes exibições de Andreas Wolff e de Andreas Palicka, na retaguarda. A formação de Talant Dujshebaev conseguiu uma alternância de marcador favorável ao 3-4 e foi mantendo, ligeiramente, a dianteira, até que os gauleses conquistaram a cambalhota no marcador (9-8), bem perto dos 17 minutos. Kamil Syrprzak acabou por dar dois golos de vantagem aos franceses (11-9) mas com uma falha no ataque, os polacos acabaram por ter bola para igualar e, apesar de Andreas Palicka se mostrar intransponível, as falhas aconteciam no ataque e o Kielce voltou a ter bola para igualar, o que aconteceu pela mão de Alex Dujshebaev (11-11). Minutos mais tarde, Nicolas Tournat volta a dar a cambalhota ao marcador, colocando o Kielce no comando, com 13-14 no placar, e a dupla entre Andreas Wolff e Alex Dujshebaev causava mais danos ao Paris Saint-Germain e dava três golos à maior (13-16) levando Raúl Gonzalez a para o encontro a menos de um minuto para o descanso.

Intervalo: 14-16

Foram precisos 6 minutos, para que voltassem a surgir golos na Lanxess Arena, e foi mesmo pela mão de Alex Dujshebaev que aumentou a vantagem do Kielce, novamente, para três golos (14-17). Os polacos foram mantendo a vantagem até que vários desacertos na fase ofensiva acabaram por causar o empate a 20 golos, pela mão de Luc Steins. Apesar dos empates sucessivos, os polacos foram conseguindo manter sempre uma ligeira vantagem até que a três minutos do apito final Elohim Prandi não consegue colocar os parisienses na dianteira e o Kielce seguiu no comando, levando Raúl González a para o jogo a menos de um minuto para o final. O Paris Saint-Germain não conseguiu contrariar o adversário e o Barlinek Industria Kielce vai encontrar o SC Magdeburg na Final, na Lanxess Arena, este domingo. Os dois guarda-redes, Andreas Palicka e Andreas Wolff, foram os protagonistas da segunda meia-final, com mais de 34% de eficácia cada.

Resultado Final: 24-25

Calendário
EHF Champions League Final 4
17.06.2023 – 14h15 – SC Magdeburg x FC Barcelona, 40-39 AP (16-18; 31-31)
17.06.2023 – 17h15 – Paris Saint-Germain x Barlinek Industria Kielce, 24-25 (14-16)

Patrocinadores Institucionais