Esta terça-feira, o Andebol de Praia teve a sua inédita presença nos Jogos Europeus 2023, cuja terceira edição está a decorrer na Polónia. Nesta modalidade, Portugal está representado nas duas vertentes e, ainda, com uma dupla de arbitragem: Nádia Lemos e Ana Barbosa estão entre os escolhidos para arbitrar a competição.
O dia de estreia não foi feliz, quer para os comandados de Paulo Félix, quer para a equipa feminina liderada por Agustín Collado Rodriguez. Cada uma das Seleções Nacionais realizou dois jogos e todos eles tiveram um desfecho amargo, mas ainda há um longo caminho pela frente, nomeadamente na última jornada da Ronda Preliminar, que acontece esta quarta-feira, e nos Quartos de Final, que arrancam logo de seguida, em que todas as seleções vão estar a competir.
Pode assistir a todos os eventos dos Jogos Europeus 2023, em direto, AQUI.
Vertente masculina:
No jogo inaugural para a Seleção Nacional Masculina, a estreia ficou marcada com uma derrota diante da Hungria, que recentemente se sagrou Campeã da Europa, nas areias da Nazaré. No court 2 da Tarnów Beach Arena, a equipa magiar abriu o ativo (2-0), Rafael Paulo reduziu de imediato (2-2), mas com dois golos sem resposta, a Hungria colocou-se a vencer por quatro pontos de diferença (6-2) e deu início a uma escalada no marcador, que culminou com uma diferença de 10 pontos verificada no final do Set 1 (26-16). No início dos segundos dez minutos, Portugal quis mudar a história e foi em busca da vitória para levar a decisão para shoot-outs, tendo começado da melhor forma, com Gabriel Conceição a assinar o 4-8, aos cinco minutos, colocando a equipa lusa na frente por uns inéditos quatro pontos. No entanto, e apesar de nenhuma das seleções estar confortável no ataque, a Hungria conseguiu recuperar e empatou o jogo a 16 pontos, bem perto do final. Portugal e Hungria prepararam as derradeiras investidas em time-out, os magiares tiveram sucesso (18-16), os lusos não marcaram e o triunfo foi festejado pelos Campeões Europeus.
No segundo jogo do primeiro dia de competição, a Seleção Nacional Masculina voltou a não ser feliz, desta vez diante da congénere da Croácia, 7.ª classificada na última edição do EHF BH Euro 2023 (Nazaré), por 0-2. No Set 1 a eficácia ofensiva foi denominador comum, na maior parte do tempo, e foram os croatas a entrar com um parcial de 0-4. Portugal nunca deixou que a diferença fosse maior e, depois muita insistência, conseguiu chegar ao empate (8-8) a meio do primeiro set. O rumo do jogo tornou-se ainda mais favorável para a equipa lusa, quando Tiago Costa assinou o 14-12 e colocou Portugal na dianteira pela primeira vez, ainda antes do 6.º minuto. No entanto, a resposta da Croácia foi imediata e após voltar à liderança (14-16), teve arte e engenho para segurar uma vantagem quase sempre de dois pontos, até ao fim do primeiro set. O derradeiro set teve menos golos, a eficácia baixou ligeiramente de parte a parte, e a liderança do marcador pertenceu à Croácia na maior parte dos 10 minutos, à exceção do 15-14, assinado por Diogo Ferreira, no melhor momento de Portugal em todo o jogo, após recuperar de um 7-10. Mas, num ápice, o rumo mudou e a sorte voltou a estar do lado dos croatas, que festejaram um triunfo por 15-18 no Set2, 0-2 no total.
Para a Seleção Nacional Masculina, a Ronda Preliminar encerra esta quarta-feira, às 11h00, frente à Alemanha e da parte da parte haverá lugar aos Quartos de Final.
European Games 2023 – Masculino
Calendário (hora portuguesa)
20.06.2023 – 09h00 – Hungria x Portugal, 2-0 (26-16, 18-16)
20.06.2023 – 16h00 – Portugal x Croácia, 0-2 (24-26, 15-18)
21.06.2023 – 11h00 – Portugal x Alemanha
Vertente feminina:
Na vertente feminina, a Seleção Nacional, comandada por Agustin Rodriguez, enfrentou a congénere neerlandesa – medalha de prata no EHF Beach Handball Euro 2023, na Nazaré – numa partida que começou favorável para a equipa da casa, com quatro pontos sem resposta. As lusas mostraram sinal de retoma e chegaram ao empate a 6, por Joana Resende, ao que se seguiram igualdades sucessivas, até que novamente a atleta colocou Portugal no comando (8-10). A formação das Quinas até chegou aos quatro pontos à maior, mas os Países Baixos conseguiram recuperar, catapultaram-se para a liderança e, apesar de novo empate imposto por Carolina Loureiro, em golo d’ouro, as lusas claudicaram o primeiro set (17-16). No segundo set, o domínio dos Países Baixos foi avassalador e Portugal acabou por não ter argumentos e sair derrotado por 28-12, totalizando o encontro em 2-0.
No segundo embate do dia, a seleção das Quinas encontrou a Alemanha – medalha de ouro no EHF Beach Handball Euro 2023 – num jogo onde as germânicas foram as primeiras a marcar, mas rapidamente Daniela Mendes colocou tudo em igualdade e, mais tarde, Joana Resende assinou o 6-3 favorável a Portugal. As comandadas de Agustin Rodriguez seguiram na liderança até que à passagem dos cinco minutos do primeiro set as campeãs europeias voltaram ao comando (10-12) e, pouco depois, dilataram a vantagem (10-16) com destaque para Joelle Arno, guardiã alemã. Uma reta final bem conseguida por parte das lusas – com um parcial de 6-0 – devolveram a igualdade ao marcador a menos de um minuto do apito final, resultado que se verificou no final dos primeiros dez minutos, levando a decisão para golo d’ ouro onde as alemãs acabaram por sorrir. No segundo set a Alemanha entrou determinada em assumir o seu natural favoritismo – bastaram quatro minutos para alcançarem uma inédita vantagem de oito pontos (4-12), obrigando o técnico espanhol a parar o encontro. As portuguesas foram reagindo e voltaram a encontrar os caminhos para a baliza mas, apesar dos esforços, não evitaram a derrota no segundo set terminando o primeiro dia da competição sem conseguir vencer.
European Games 2023 – Feminino
Calendário (hora portuguesa)
20.06.2023 – 12h00 – Países Baixos x Portugal, 2-0 (17-16; 28-12)
20.06.2023 – 19h00 – Portugal x Alemanha, 0-2 (22-23; 17-32)
20.06.2023 – 08h00 – Portugal x Grécia