Funchal acolhe Final Four da Taça de Portugal

Quatro equipas lutam pelo último troféu da época, a Prova Rainha, e poderá acompanhar toda a ação na RTP2.

Marítimo Madeira Andebol SAD, Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, FC Porto e Sporting CP caminharam até à fase decisiva da competição e as decisões serão conhecidas nos dias 10 e 11 de junho, no Complexo Desportivo do Marítimo, no Funchal. A Madeira receberá a Final Four da Prova Rainha, no próximo fim-de-semana, e em disputa está o último troféu da temporada, sendo que o SL Benfica conquistou a Supertaça, FC Porto o Campeonato Placard Andebol 1 e, agora, quatro emblemas lutam pela conquista da Taça de Portugal.

Marítimo Madeira Andebol SAD – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR

A primeira meia-final deste sábado fica ao cargo da equipa da casa – Marítimo Madeira Andebol SAD – que enfrentará o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR pela luta por um lugar na Final da Prova Rainha. Os madeirenses chegam a este embate após terem terminado a participação no Campeonato Placard Andebol 1, na sétima posição, onde contaram com duas vitórias frente aos poveiros, tanto fora como em casa. A formação de Paulo Fidalgo começou a sua caminha para a Final Four com um único embate entre equipas primodivisionárias – o primeiro – nos dezasseis avos de final, onde derrotou a Artística de Avanca, por 27-26. Nos restantes jogos da Prova Rainha, o Marítimo não voltou a encontrar equipas da primeira divisão [Vitória SC e Boavista FC] e chega a esta Final Four determinado em marcar lugar na final.

Paulo Fidalgo, técnico maritimista, mostrou-se otimista mas cauteloso neste caminho para a final: “Vai ser um jogo especial, para nós, para a Região Autónoma da Madeira, que vale muito, para que o andebol na Madeira sinta, de facto, que a nossa região pode alcançar bons resultados e que o andebol é uma modalidade que representa muito historicamente e representa muito para todo o desporto da região. É de facto importante e algo que seria muito meritório para o Marítimo alcançar a Final, o Póvoa AC tem uma boa equipa, bom treinador, e fez durante o ano bons resultados, quer com as equipas Top-3 do Campeonato, quer com as restantes e está muito motivado, tal como nós, por ter a oportunidade de jogar a Final. Sabemos que temos que jogar com uma intensidade muito alta para termos hipótese de conquistar uma terceira vitória sob o Póvoa AC mas cada jogo tem uma história e teremos que ter uma cadência e intensidade corretas para podermos alcançar a final.” – terminou agradecendo às entidades responsáveis pela organização desta prova na Madeira.

Já o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, apesar de ter terminado a sua participação no Campeonato Placard Andebol 1 na 10ª posição, deixou pelo caminho Águas Santas Milaneza (dezasseis avos de final), Arsenal da Devesa (oitavos) e CF Os Belenenses (quartos), sendo assim um dos maiores causadores da queda das equipas primodivisionárias na Taça de Portugal. Apesar de não ter o fator casa a seu favor, a equipa orientada por Jorge Carvalho, ambiciona levar o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR à final.

João Santos, Capitão dos poveiros, colocou o favoritismo do lado da equipa da casa mas mantém a ambição de ver as cores do Póvoa AC na final: “A Final Four chega depois de um ano muito longo e depois de encerrado o Campeonato que não nos trouxe a classificação desejada. Na Taça de Portugal, pelo contrário, temos tido um percurso muito meritório, onde eliminámos duas equipas que eram teoricamente favoritas. É dessa maneira que queremos continuar, sendo que sabemos que o Marítimo terá o factor casa do seu lado e que o favoritismo está do lado deles. Acreditamos que será um jogo equilibrado que será definido nos pormenores e que o Póvoa AC estará à altura da responsabilidade e tudo fará para estar presente na Final e poder encerrar este ciclo no clube da melhor maneira.”

FC Porto – Sporting CP

Os comandados de Magnus Andersson chegam a esta Final Four com boa memória do Funchal – já que se sagraram campeões nacionais no passado fim-de-semana na deslocação ao Marítimo Madeira Andebol SAD – mas um clássico será sempre um jogo de grandes emoções e, nesta época já se contam três entre Dragões e Leões [com uma vitória para cada e um empate]. Os azuis e brancos chegam a esta Final Four após deixarem pelo caminho três emblemas primodivisionários [Académico de Viseu FC, Vitória FC e ABC UMinho] e para chegarem à final terão que derrubar o segundo classificado do Campeonato Placard Andebol 1 – Sporting CP – num jogo que se espera de grandes emoções.

António Areia, ponta da formação azul e branca, que celebrou recentemente 350 jogos de Dragão ao peito, lançou este clássico que vale um lugar na Final: “Encaramos este jogo com máxima seriedade e foco total. Aquilo que fizemos na semana passada não está esquecido, está guardado, mas agora estamos a preparar a Final 4 da Taça de Portugal, que é mais um objetivo nosso. É com esse foco que vamos tentar conquistar esse objetivo, mas temos um jogo muito difícil para disputar nas meias-finais e é assim que encaramos este desafio. As equipas estão numa fase em que já não vão mudar grande coisa, talvez só alguns pormenores táticos. Estamos no final da época e a lutar por um título, por isso a única diferença vai ser a forma como as duas equipas vão disputar o jogo. Vai ser um jogo muito disputado e de muita luta, mas estamos preparados para tudo.”

Do outro lado está o Sporting CP que, segundo o seu técnico, está confiante e acredita na revalidação do título apesar da dificuldade que espera encontrar já este sábado:

“Julgo que vai ser um jogo difícil para os dois lados, não só para nós. São equipas que se conhecem muito bem. Os jogos que tivemos até agora foram jogos igualados, que são decididos no detalhe e acho que é isso que pode fazer a diferença e é importante que estejamos concentrados do primeiro ao último minuto. Não interessa se estamos a ganhar na primeira parte – isso já tem acontecido algumas vezes – e depois deixamos se calhar de estar tão concentrados. (…) É o chegar ao fim de uma época muito exigente para as duas equipas mas, do nosso lado, máximo empenho para revalidarmos o título da Taça de Portugal, é importante para nós e acreditamos muito que podemos dar esse passo.”

FC Porto, Marítimo Madeira Andebol SAD, Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e Sporting CP são as formações que compõem a Final Four da competição. As acreditações para a Final Four podem ser feitas AQUI. Os bilhetes estão à venda no Complexo Desportivo do Marítimo a partir das 14h00 de sábado. Não é permitida a entrada de crianças com menos de 3 anos.

Final Four – Taça de Portugal
Meias Finais
10.06.2023 – 15h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, RTP2 / andeboltv (diferido)
10.06.2023 – 17h30 – FC Porto x Sporting CP, RTP2 / andeboltv (diferido)
Final
11.06.2023 – 16h00 – Vencedor MF 1 x Vencedor da MF2, RTP2 / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais