A Seleção Nacional sub-19 Masculina está prestes a iniciar a sua campanha no IHF Men’s U19 Handball World Championship, que tem lugar na Croácia de 2 a 13 de agosto. Portugal está inserido no Grupo A, juntamente com Ruanda, Argélia e a anfitriã, Croácia, na Fase de Grupos.
Antes da partida para o Campeonato do Mundo, a seleção das quinas vai-se concentrar em Rio Maior durante quatro dias e, de seguida, fará dois jogos de preparação com a Hungria, em Budapeste.
Recorde-se que esta geração na última época conquistou o oitavo lugar no M18 EHF Euro no Montenegro e vê com bons olhos a terceira participação de uma geração sub-19 portuguesa em Campeonatos do Mundo, tendo como referência o sétimo lugar conquistado em 2017 na Geórgia e o quarto posto alcançado na Macedónia do Norte em 2019. A edição de 2021 do Mundial, que seria na Grécia, foi cancelada devido à pandemia do COVID.
O grupo, que vem tendo vários momentos de preparação para o Mundial, não irá sofrer alterações e Nuno Santos, Selecionador Nacional, acredita que Portugal poderá ter uma campanha positiva: “A convocatória vai-se manter e acreditamos que este grupo pode fazer algo de positivo no Mundial e, por esse motivo, não vamos alterar. À partida, salvo algum imprevisto, será este grupo que vai estar na Fase Final do Campeonato do Mundo.” – afirmou Nuno Santos.
Quanto aos adversários e objetivos no IHF Men’s U19 Handball World Championship, o Selecionador Nacional não poupou nos elogios à seleção anfitriã e espera alguma surpresa por parte das equipas africanas: “A Croácia é uma equipa fortíssima, esta geração croata é mesmo muito forte e, na minha opinião, são um dos candidatos. Sobre a Argélia e Ruanda já temos alguma informação, mas são equipas africanas que são imprevisíveis. Uma coisa é vê-las no vídeo outra coisa é depois ver nos jogos, mas vamos procurar preparar-nos bem para ganhar logo o primeiro jogo. O nosso objetivo é chegar ao Main Round e a partir daí vamos ver.”