50 golos marcados, primeira vitória e o Main Round agora mais perto. Assim foi a estreia no IHF Men’s U19 World Championship da Seleção Nacional sub-19, que cumpre esta quinta-feira um dia sem competição para preparar o segundo duelo do Grupo A, novamente contra uma seleção africana. Ultrapassado o obstáculo Ruanda, segue-se a Argélia, em embate agendado para esta sexta-feira, às 14h30 (hora portuguesa), que assume uma importância acrescida, porque, em caso de vitória, os comandados de Nuno Santos garantem de imediato a qualificação para o Main Round, tirando qualquer pressão que possa existir para o último jogo da Fase de Grupos, frente à Croácia – que venceu a Argélia na estreia e caso derrote o Ruanda, juntar-se-á a Portugal no comboio rumo à fase principal da competição que este ano organiza. O Campeonato do Mundo sub-19 contará com transmissão em direto no Canal 11.
Nesta altura, Portugal ocupa o 1.º lugar do Grupo A, com os mesmos dois pontos mas com uma diferença de golos de +3 face à Croácia (2.º), enquanto que Argélia (3.º) e Ruanda (4.º) seguem com zero.
Apesar de estar a cumprir apenas a terceira participação de sempre em Campeonatos do Mundo do escalão sub-19 (2017, 2019 e 2023), o 4.º lugar alcançado por Portugal há quatro anos, é consideravelmente superior à melhor classificação de sempre da Argélia, em cinco participações: dois 14.º lugares nas edições de 2007 e 2009. A seleção oriunda do Norte de África qualificou-se para este IHF Men’s U19 World Championship através do CAHB African Men’s Youth Handball Championship, prova na qual terminou em 5.º lugar, atrás do Ruanda – o último adversário de Portugal – que foi 2.º classificado. A Argélia está de volta ao Campeonato do Mundo sub-19 após seis anos de ausência.
Em jeito de antevisão ao próximo desafio de Portugal no Mundial, desta sexta-feira, Nuno Santos acredita que a Argélia tem mais argumentos e experiência do que o Ruanda e que a tabela final do Campeonato Africano de seleções jovens (Ruanda em 2.º; Argélia em 5.º) é algo difícil de explicar: “Portugal vai encontrar uma seleção tipicamente africana, bastante mais organizada do que o Ruanda, aliás, é difícil perceber essa classificação, o Ruanda é uma equipa muito mais débil do que a Argélia. Penso que vamos defrontar uma equipa com um andebol simples, sem grandes conteúdos táticos, mas com alguma atipicidade. Os africanos têm sempre essa característica e espero que nós nos consigamos adaptar rapidamente a essa particularidade que eles têm também.”
O facto do estilo de jogo da seleção da Argélia ser mais próximo ao tradicional poderá facilitar a abordagem dos atletas lusos ao jogo, pelo menos assim o diz a teoria, segundo Nuno Santos: “Dizer que facilita, na teoria sim, na prática vamos ver. É uma equipa bastante mais organizada do que é o Ruanda, tem alguns conteúdos simples, é uma equipa que não tem a imprevisibilidade que tem a Ruanda, é uma equipa mais estável em campo, quer em termos defensivos, quer em termos ofensivos, nota-se que em termos táticos procura colcocar algumas ideias em prática. Agora, nesse contexto tático existe aquela irreverência africana.”
Uma vitória grande automaticamente um lugar no Main Round à Seleção Nacional sub-19, um objetivo que está ao alcance de Portugal que, segundo o Selecionador Nacional, parte como favorito: “Não nos podemos esquivar a isso, nem queremos. Queremos amanhã jogar bem, essencialmente ganhar, mas queremos também jogar bem. Pelo menos conseguirmos aumentar no tempo a nossa estabilidade e penso que somos claramente favoritos.”
No primeiro jogo apenas um atleta português foi poupado, ao passo que todos os outros somaram minutos. Assim será novamente frente à Argélia, mediante o rumo do jogo que se espera favorável: “No primeiro jogo o Eduardo Leite não jogou, está ainda a contas com uma pequena lesão no joelho e nós decidimos poupá-lo. Hoje já treinou, de alguma forma condicionado, mas vamos ver se amanhã ele já estará apto para ir a jogo. A ideia é que todos joguem um pouco, se o jogo nos correr perfeição, claro que toda a gente vai dar o seu contributo.”
2023 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo A
02.08.2023 – 12h00 – Portugal x Ruanda, 50-24 (26-5)
04.08.2023 – 14h30 – Argélia x Portugal, Canal 11
05.08.2023 – 18h30 – Portugal x Croácia, Canal 11
O 10.º IHF Men’s U19 Handball World Championship decorre na Croácia, de 2 a 13 de agosto. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.