Portugal entrou em campo para enfrentar o conjunto argelino, após ter somado uma vitória no primeiro embate deste Campeonato do Mundo, que decorre na Croácia de 2 a 13 de Agosto, contra o Ruanda, por números esclarecedores. E voltou a somar uma vitória frente à Argélia, que coloca os Lusos no Main Round, presença que foi confirmada, esta tarde, com uma vitória da Croácia frente ao Ruanda, no último encontro do dia. Este sábado, Portugal volta a entrar em campo frente à anfitriã, num encontro que pode valer pontos importantes para o Main Round. O Campeonato do Mundo sub-19 conta com transmissão em direto no Canal 11.
7 inicial: Deniz Gunes, Nuno Oliveira, João Bandeira Lourenço, Tiago Sousa, António Machado, Filipe Monteiro e José Ferreira
Na Arena Varaždin, os comandados de Nuno Santos voltaram a entrar em campo com a mira apontada ao Main Round mas, foi o conjunto magrebino que inaugurou o marcador por Adri Zakaria. O encontro seguiu em parada e resposta até à igualdade a três golos, no entanto, os lusos conseguiram estar mais assertivos no ataque e passaram para o comando a 3-6, por Filipe Monteiro, à passagem dos 10 minutos. Poucos instantes mais tarde, Nuno Oliveira ampliou para quatro mas a Argélia acabou por reduzir em contra-ataque por duas ocasiões, aproximando o resultado a 6-8. O conjunto português acabou por não atravessar um bom momento, com algumas precipitações no ataque, o que levou Nuno Santos a pedir o seu primeiro time-out, quando o resultado se encontrava pela margem mínima (7-8). Portugal acabou por ampliar e, da marca de castigo máximo, Tiago Sousa mostrou-se letal e colocou o placar em 7-10, à chegada aos 20 minutos, ao que se seguiram diversos momentos sem golos de parte a parte. Os lusos conseguiram regressar à sua maior margem (quatro golos) e, ainda, ampliar através de Eduardo Leite (7-12) mantendo a toada até à recolha aos balneários.
Intervalo: 8-15
O começo do segundo tempo surgiu com a manutenção da liderança por parte dos lusos e troca entre os postes – com a saída de Deniz Gunes e entrada de Gonçalo Morgado – e Portugal teve a oportunidade de chegar aos 10 golos à maior mas acabou por desperdiçar e os magrebinos reduziram (10-18). Bastaram poucos minutos para que Nuno Oliveira desse uma dezena de golos à maior à formação de Nuno Santos (14-24) e, com quinze minutos por jogar, Portugal mantinha uma liderança incontestável com Gonçalo Morgado a dar o seu contributo na baliza. Os Lusos continuaram a ampliar a diferença até ao final, chegando mesmo aos 20 golos de diferença, fechando o encontro com uma margem ainda mais avultada, beneficiando do contributo de Nuno Oliveira, melhor marcador do encontro, com 9 golos. Portugal está assim muito perto do Main Round, presença que será confirmada esta tarde, caso a Croácia não perca frente ao Ruanda.
Resultado Final: 19-41
MVP & Top Scorer: Nuno Oliveira – 9 golos (82% de eficácia)
Nuno Santos, treinador da Seleção Nacional de Sub-19 Masculina, abordou este encontra frente à Argélia, afirmando que Portugal não teve o início de jogo que esperava: “Não começámos a jogar mal, mas falhámos muito na finalização aos seis metros, para além de algumas falhas técnicas, que perturbaram um pouco aquilo que podia ter sido o início de jogo normal. Tivemos o discernimento de recuperar a pouco e pouco e, penso que, no final da primeira parte já estávamos a jogar ao nosso estilo normal. Na segunda parte, entrámos mais tranquilos porque a diferença no resultado assim o permitiu e melhorámos defensivamente, um pouco mais profundos, conseguimos ganhar bastantes bolas e sair no contra ataque e assim encarámos o resto do jogo de forma tranquila. Este era o jogo no qual sabíamos que tínhamos que apostar tudo para conquistarmos uma vaga no Main Round, agora temos a oportunidade de jogar contra os melhores e, amanhã começa essa próxima fase para nós.”
Sobre a passagem ao Main Round e o embate com a Croácia que pode valer pontos importantes para a próxima fase, Nuno Santos mostrou-se feliz mas muito cauteloso em relação à anfitriã: “Vamos jogar com uma das favoritas, na minha opinião, a par de Espanha e vamos procurar jogar bem, termos presença em todas as fases do jogo porque só assim o podemos disputar de igual para igual. A Croácia tem um grande poderío físico e são muito bons executantes, bastante organizados, e estão juntos há alguns anos, com o mesmo treinador, o que ajuda no seu estilo de jogo. Vamos dar o nosso melhor para conseguirmos pontuar nesta fase da competição.”
Portugal irá encontrar a anfitriã Croácia, este sábado, pelas 18h30, com transmissão no Canal 11, num embate que pode valer dois pontos no Main Round, já que a formação balcânica também já garantiu o acesso à próxima fase.
2023 IHF Men’s Junior U19 World Championship
Calendário (hora portuguesa)
Preliminary Round – Grupo A
02.08.2023 – 12h00 – Portugal x Ruanda, 50-24 (26-5)
04.08.2023 – 14h30 – Argélia x Portugal, 19-41 (8-15)
05.08.2023 – 18h30 – Portugal x Croácia, Canal 11
O 10.º IHF Men’s U19 Handball World Championship decorre na Croácia, de 2 a 13 de agosto. A transmissão em direto do evento para Portugal ficará a cargo do Canal 11.