A Seleção Nacional de sub-17 Feminina tem, este domingo, um duelo de extrema importância, já que ainda se pode apurar para o Main Round da prova apesar de ter sofrido duas derrotas na abertura da competição, frente à Dinamarca, líder do Grupo C, com quatro pontos e Noruega, segunda classificada, com dois pontos; Portugal segue assim ainda sem pontos na competição, o que não significa que não se apure, mas para isso terá que esperar que a Dinamarca vença a Noruega e terá que vencer os Países Baixos por cinco golos para garantir o apuramento.
Os Países Baixos – último adversário da Seleção Nacional sub-17 (domingo às 14h45) – são a seleção do Grupo C menos habituada às Fases Finais de Campeonatos da Europa, tendo vencido o EHF Championship em 2021 na Geórgia e, em 2019 – edição em que Portugal terminou em 13.º – as neerlandesas ocuparam a 15.ª e penúltima posição.
Sandra Fernandes, treinadora da Seleção Nacional sub-17, analisou o adversário: “Os Países Baixos são uma equipa que é bastante forte nas transições, maior parte do sucesso ofensivo passa por esta fase do jogo, são onde se sentem mais confortáveis a marcar golos. Têm uma equipa forte, com atletas de qualidade onde se destaca a guarda-redes e tem um histórico melhor que o nosso. Será mais um jogo muito difícil a exemplo do que temos apanhado neste grupo. Vamos entrar em campo para vencer, este é o nosso foco.”
Sobre a possível passagem à próxima fase, a técnica lusa, afirma que: “Continuo a acreditar nestas jovens portuguesas que apresentam uma capacidade de luta muito grande, estou satisfeita com a atitude, com o empenho, mas falta o clique para podermos chegar à vitoria. É necessário aprender a ganhar, as vitórias são muito importantes no percurso de crescimento evolutivo que elas possam ter. No final do jogo logo fazemos as contas de como entraremos na fase seguinte, será muito difícil entrarmos nos oito primeiros, continuo a acreditar que o processo de crescimento destas atletas passa por aqui, por estas competições e por estas adversidades que normalmente não encontram.” – terminou Sandra Fernandes.
Recordamos que a melhor classificação portuguesa em Campeonatos da Europa, com o 4.º lugar conquistado em 2013, foi conquistada com Sandra Fernandes ao leme da equipa lusa.
Portugal volta a entrar em campo, este domingo, frente aos Países Baixos e precisa de uma combinação favorável para passar à próxima fase, pode acompanhar este embate na EHFtv, pelas 14h45.
W17 EHF Euro 2023
Calendário – Grupo C
03.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, 22-18 (11-8)
04.08.2023 – 19h15 – Portugal x Noruega, 27-31 (13-16)
06.08.2023 – 14h45 – Portugal x Países Baixos, EHFtv
O W17 EHF Euro 2023 decorre em Montenegro, de 3 a 13 de agosto, e as transmissões decorrerão através da EHFtv.