A Seleção Nacional sub-17 Feminina venceu, pela primeira vez, no Campeonato da Europa, que decorre de de 3 a 13 de agosto, em Podgorica, no Montenegro, após ter sofrido dois dissabores consecutivos, o último dos quais frente à Noruega. A formação de Sandra Fernandes ficou na última posição do Grupo C e irá disputar o Grupo IV do Intermediate Round, frente a Roménia e Macedónia do Norte.
7 Inicial: Joana Candeias, Giovana Moniz, Maria Pinheiro, Miriam Martins, Maria Pinto, Clémentine da Silva e Mariana Rodrigues
No SC Moraca, em Podgorica – Montenegro, os Países Baixos entraram determinados em conquistar a vitória, e levaram a cabo um parcial de quatro golos sem resposta, o que obrigou a que Sandra Fernandes colocasse o seu primeiro time-out bem cedo na mesa. Na reentrada, Joy Boers levou o jogo a cinco golos de diferença, mas Portugal acabou por mostrar sinais de retoma, com Elina Kostenko a aproximar o resultado a 5-7 e à passagem dos 15 minutos, a margem era de três golos (6-9) favoráveis às neerlandesas. De seguida, Joy Boers colocou a diferença em cinco golos à maior (7-12) e, até ao intervalo, Portugal não conseguiu recuperar, recolhendo aos balneários em desvantagem.
Intervalo: 9-14
Já no segundo tempo, tudo foi diferente e, apesar das neerlandesas terem chegado ao 10-16, um parcial de cinco golos sem resposta deitou por terra a confortabilidade dos Países Baixos. Aos 45 minutos, Miriam Martins deixava tudo empatado a 17 golos e obrigava Ricardo Clarijs, técnico neerlandês, a colocar uma paragem no tempo de jogo. Na retoma, Filipa Barbosa acabou mesmo por dar a liderança às portuguesas, ao que se seguiram diversas falhas de parte a parte e novo empate no marcador (18-18). Com dois golos, Maria Pinto devolveu a vantagem ao marcador (20-18) mas Lotus Dekker colocou de novo a igualdade e Lara Hoekstra deu a liderança às neerlandesas mas durou pouco tempo, já que as comandadas de Sandra Fernandes recolocaram Portugal no comando, resultado com que terminou.
Resultado Final: 22-21
MVP: Miriam Martins
Top Scorer: Clémentine da Silva – 7 golos (88% de eficácia)
Sandra Fernandes, treinadora desta formação, analisou o encontro deste domingo mostrando ambição para o futuro: “Em primeiro lugar, quero dar os parabéns às minhas jogadoras pela forma como se bateram, como acreditaram que era possível vencer este jogo, mesmo depois de não termos entrado bem na partida. Depois, uma palavra para todos os pais que estiveram no pavilhão a apoiar a equipa, pois foram sem dúvida o nosso “oitavo” jogador. Não foi um jogo fácil como já prevíamos. Ficou claro que continuamos a crescer, numa luta desgastante, pois em termos físicos qualquer dos adversários que enfrentamos nesta primeira fase, são poderosos. Hoje, conseguimo-nos libertar mais em termos ofensivos. A chave do triunfo esteve na nossa defesa, onde todas deram o máximo, num espírito de entreajuda, derrubando centímetros. Agora, é recuperar energias e continuar a acreditar que temos valor se mantivermos a humildade e o espírito de luta que temos vindo a demonstrar. Vamos lutar pela melhor classificação possível.”
Portugal volta a entrar em campo, esta terça-feira, para disputar o primeiro encontro do Intermediate Round, frente à Roménia, pelas 14h45, com transmissão na EHFtv.
Calendário – W17 EHF Euro 2023
Grupo C
03.08.2023 – 17h00 – Dinamarca x Portugal, 22-18 (11-8)
04.08.2023 – 19h15 – Portugal x Noruega, 27-31 (13-16)
06.08.2023 – 14h45 – Portugal x Países Baixos, 22-21 (9-14)
Intermediate Round – Grupo IV
08.08.2023 – 14h45 – Roménia x Portugal, EHFtv
09.08.2023 – 12h30 – Portugal x Macedónia do Norte, EHFtv
O W17 EHF Euro 2023 decorre em Montenegro, de 3 a 13 de agosto, e as transmissões decorrerão através da EHFtv.