O nome é difícil de pronunciar mas fácil de analisar no que toca à história do clube no panorama interno e internacional. O MŠK Považská Bystrica é o primeiro adversário do ABC UMinho neste histórico regresso da equipa portuguesa à Fase de Grupos de uma competição europeia, algo que já não acontecia desde a época 2016/2017, quando disputou o Grupo D da EHF Champions League. Após superar a Ronda de Qualificação da EHF European League 2023/2024 e reunidos todos os apoios necessários para que o sonho pudesse tornar-se uma realidade, o emblema da Cidade dos Arcebispos prepara-se agora para disputar seis jogos no Grupo C, metade em solo nacional – em casa emprestada pelo GC Santo Tirso – e os restantes fora de portas, sendo que o primeiro vai realizar-se já esta terça-feira na Eslováquia, a partir das 17h45 – hora portuguesa.
O avassalador domínio do multi-titulado TATRAN Prešov no andebol eslovaco, sofreu um percalço na temporada passada, por culpa do MŠK Považská Bystrica. Após 14 títulos de Campeão Nacional em 15 anos (2019/2020 não teve campeão devido ao COVID), o conjunto de Prešov viu o próximo adversário do ABC UMinho voltar ao topo da liga da Eslováquia, um feito registado pela última vez em 2005/06. Conquistado, assim, o quarto campeonato local, o MŠK Považská Bystrica garantiu entrada direta na EHF European League pela primeira vez na história, remetendo o TATRAN Prešov para a EHF European Cup, terceira prova europeia, por onde quase sempre andou o emblema de Považská Bystrica, fora duas participações na Liga dos Campeões em 2003/04 e 2006/07.
Com uma filosofia idêntica à do ABC UMinho, o MŠK Považská Bystrica conta no seu plantel com praticamente todos os atletas nascidos na Eslováquia, com exceção do sérvio Nemanja Živković, para além do treinador checo Václav Straka. Quanto à equipa minhota, os brasileiros Leonardo Abrahão e Vinícios Carvalho são os únicos estrangeiros no elenco português liderado por Filipe Magalhães.
Em antevisão ao duelo da 1.ª Jornada do Grupo D, o treinador luso de 36 anos diz que a equipa está confiante que pode obter um resultado positivo na estreia, frente a um oponente que tem na coesão defensiva o ponto forte: “Temos um grupo muito jovem em que apenas dois atletas já participaram em competições europeias. Portanto, vamos aproveitar para desfrutar destes jogos, potenciando o crescimento individual destes jovens, mas sempre com o objetivo de disputar todos os jogos e com muita vontade de os vencer. Começamos a competição fora, frente ao campeão da Eslováquia, que nos irá certamente apresentar dificuldades diferentes daquelas que estamos habituados no Campeonato Placard Andebol 1. É uma equipa com uma defesa coesa, pelo que vamos precisar de ter uma forte dinâmica ofensiva para contrariar a elevada estatura dos defensores do MŠK Považská Bystrica. Estamos confiantes que com a atitude certa, podemos trazer para Portugal um bom resultado.”
O jogo vai decorrer no Sporting Hall MSK, na cidade de Považská Bystrica, Eslováquia e contará com transmissão em direto na EHFtv, a partir das 17h45 (PT).
Também esta terça-feira, Sporting CP e SL Benfica iniciam a caminhada na EHF European League, pelas 19h45 (PT), com os Leões a receberem o KGHM Chrobry Glogow, da Polónia, e as Águias a viajarem até França para defrontar o HBC Nantes de Alexandre Cavalcanti.
EHF European League – Grupo D
1ª Jornada
17.10.2023 – 17h45 – MŠK Považská Bystrica x ABC UMinho, EHFtv