O MŠK Považská Bystrica da Eslováquia foi o primeiro adversário do ABC UMinho neste histórico regresso da equipa portuguesa à Fase de Grupos de uma competição europeia, algo que já não acontecia desde a época 2016/2017, quando disputou o Grupo D da EHF Champions League. Agora, curiosamente também no Grupo D, mas da EHF European League, os minhotos viajaram até à Eslováquia com a missão de vencer o MŠK Považská Bystrica no primeiro jogo da Fase de Grupos. Recorde-se que a formação orientada por Filipe Magalhães ultrapassou os eslovenos do RK Trimo Trebnje na Ronda de Qualificação.
7 inicial: Humberto Gomes, Rafael Peixoto, Filipe Monteiro, Leonardo Abrahão, Vinícios Carvalho, Carlos Martins e José Paulo Silva
O arranque do encontro foi praticamente perfeito por parte dos homens de Braga: duas conquistas de bola na defesa lançaram Rafael Peixoto para bisar e colocar o resultado em 0-2. O sistema defensivo 5:1 – imagem de marca do ABC UMinho – e Humberto Gomes entre os postes iam mantendo a vantagem lusa que, à passagem do minuto oito, era já de três (2-5). A resposta do MŠK Považská Bystrica não tardou e bastaram dois minutos para o resultado encostar à margem mínima (4-5), com os eslovacos a recorrer ao jogo com o seu pivô para ultrapassar a defensiva minhota.
O ABC UMinho reconquistou a maior vantagem registada até então, com o 6-9 de Filipe Monteiro, sensivelmente a meio da primeira parte, mas o bom momento do guardião adversário – Lukáš Gálik – ajudou os da casa a recuperarem e Martin Briatka, na conversão de um livre de sete metros, reduziu para a margem mínima (10-11). Após a reação eslovaca, Filipe Magalhães parou o encontro, com dez minutos por jogar até ao intervalo, para pedir mais serenidade aos seus atletas, que corresponderam com nova vantagem de três golos (10-13). O MŠK Považská Bystrica apostou no 7×6, mas o melhor que a formação de Vaclav Straka conseguiu foi nova aproximação (13-14), no entanto o ABC UMinho nunca largou a vantagem e as equipas recolheram ao balneário separadas por dois golos.
Intervalo: 15-17
No regresso dos balneários a formação bracarense entrou determinada em dilatar a vantagem e bastaram cinco minutos para José Rebelo estabelecer quatro golos de vantagem (16-20). Tiago Ferreira foi aposta para dar continuidade ao bom desempenho de Humberto Gomes entre os postes e negou o golo a Martin Briatka da marca de castigo máximo enquanto que, do outro lado, Nuno Pando teve sucesso ao converter um livre de sete metros (21-27), e levou Vaclav Straka a parar o encontro com pouco mais de dez minutos para o apito final.
A paragem não surtiu o efeito pretendido pelo técnico do MŠK Považská Bystrica, que viu o jogo assumir uma diferença até então inédita – de 10 golos – com o 23-33 assinado novamente por Nuno Pando, obrigando a novo time-out. Apesar das tentativas eslovacas, os bracarenses asseguraram a vitória no jogo de estreia do Grupo D da EHF European League.
Resultado Final: 26-34
Top Player: Humberto Gomes – 9 defesas (30% eficácia)
O próximo desafio do ABC UMinho é na Croácia frente ao RK Nexe na próxima terça-feira, dia 24 de outubro, jogo para acompanhar em direto na EHF TV pelas 19h45 (hora portuguesa).
EHF European League – Grupo D
1ª Jornada
17.10.2023 – 17h45 – MŠK Považská Bystrica x ABC UMinho, 26-34 (15-17)
2ª Jornada
24.10.2023 – 19h45 – RK Nexe x ABC UMinho, EHFtv