Seleção Nacional sub-18: Quinas voltam a sofrer derrota no Scandibérico

PUB

Atletas jovens de Portugal reviveram um insucesso ao perderem com Espanha, na segunda jornada do Torneio, e fecham a sua participação frente à Suécia.

Comandadas de Sandra Fernandes voltaram a entrar em campo, após a derrota no primeiro dia de Scandibérico contra a Noruega, desta vez frente a anfitriã Espanha. A congénere espanhola veio de uma vitória esclarecedora contra a Suécia no dia anterior.

7 Inicial: Bilguica Jaquite, Miriam Martins, Maria Pinheiro, Giovana Moniz, Maria Teresa Pinto, Matilde Figueiredo e Madalena Maia

Em Ceuta, em novo duelo que opôs Espanha e Portugal, foram as adversárias a inaugurar o marcador, chegando a um parcial de 4-1, que fazia antever bastantes dificuldades para a formação de Sandra Fernandes. As Lusas ainda conseguiram uma ligeira aproximação mas, novamente, a congénere castelhana voltou a disparar, chegando aos 8-3, pouco depois dos 10 minutos.

Alguns instantes mais tarde, Sandra Fernandes viu-se forçada a para o encontro, na esperança que acertar a ofensiva portuguesa mas as espanholas é que acabaram por marcar. Portugal conseguiu reduzir mas acabou por se manter sempre a uma distância de quatro golos, o que apenas de alterou a menos de cinco minutos para o descanso, quando Giovana Moniz reduziu para três (14-11). Na reta final, uma defesa de Joana Candeias e um golo de Miriam Martins catapultaram as lusas para os dois golos, o que não se via desde bem cedo na partida e distância que as equipas levaram para o descanso.

Intervalo: 15-13

Na entrada para a segunda metade, Portugal viveu momentos de grande dificuldade, com Espanha a levar a cabo um parcial de seis golos sem resposta e as lusas demoraram 10 minutos a marcar o seu primeiro golo. As comandadas de Sandra Fernandes começaram então a mostrar sinais de retoma, reduzindo o diferencial, mas foi insuficiente para voltar a encostar a partida.

O ímpeto que Portugal apresentou no final do primeiro tempo, não foi visível na segunda parte, e nos últimos minutos, as espanholas conseguiram mesmo chegar aos 10 golos de diferença (32-22) terminando o encontro por números dilatados.

Resultado Final: 33-24

Sandra Fernandes, treinadora das Quinas, destacou a primeira parte de Portugal e as falhas que prejudicaram a prestação das sub-18: “Conseguimos discutir o jogo com Espanha durante a primeira parte embora chegando ao intervalo a perder, o começo da segunda parte foi fatal, pois tivemos algumas falhas técnicas e falhámos muito em termos de finalização, na hora do remate à baliza adversária, dessa forma, permitimos que a Espanha pudesse disparar no marcador. Parabéns a Espanha pela vitória. Foi mais um jogo onde utilizámos jogadoras muito jovens, sendo uma boa experiência para a sua evolução no futuro.

Amanhã, fechamos a competição frente à Suécia, uma equipa poderosa em termos físicos, vamos tentar corrigir as falhas do jogo de hoje, para podermos fazer frente a mais um adversário de grande valor.”

Apenas três jogos do Scandibérico sub-18 Feminino poderão ser acompanhados em direto no canal de YouTube da Real Federación Española de Balonmano, entre os quais o duelo ibérico entre Portugal e Espanha. Os direitos de streaming dos restantes encontros foram vendidos pela RFEBM, pelo que apenas poderão ser acompanhados AQUI, de forma paga. Consulte o calendário de jogos abaixo.

Scandibérico 2023
Calendário:
23.11.2023 – 16h30 – Noruega x Portugal, 31-24 (14-11)
23.11.2023 – 19h00 – Espanha x Suécia, 27-17 (14-6)
24.11.2023 – 16h30 – Suécia x Noruega, 28-28 (12-13)
24.11.2023 – 19h00 – Espanha x Portugal, 33-24 (15-13)
25.11.2023 – 16h30 – Portugal x Suécia, Solidsport (pago)
25.11.2023 – 19h00 – Espanha x Noruega, YouTube RFEBM

Patrocinadores Institucionais