Seleção Nacional sub-20 em Guimarães no final do ano

PUB

Cidade berço será a casa da formação portuguesa entre 26 e 30 de dezembro.

Após o último estágio em Abrantes, a seleção jovem portuguesa – que foi 4º lugar no Campeonato da Europa passado – regressa agora ao trabalho, sob o comando de José António Silva. O também timoneiro da seleção principal assume a preparação desta Seleção, durante uma semana de trabalho árduo, que conta com 10 sessões de treino, em cinco dias e conta com a integração de Matilde Rosa, Carmen Figueiredo, Naíde Gonçalves e Constança Sequeira que se encontraram em trabalhos da Seleção A Feminina na semana internacional anterior.

José António Silva, técnico português, já tem em vista o Mundial de 2024 e mostrou-se satisfeito por poder contar com a maior parte das atletas neste estágio:

“O próximo estágio é mais uma etapa na preparação da equipa tendo em vista o Campeonato do Mundo a realizar em Junho do próximo ano. É a primeira vez esta época que vamos ter a maior parte da equipa concentrada e por isso mesmo este estágio assume grande importância. De facto, até agora algumas das jogadoras estiveram ao serviço da Seleção A ou dos seus clubes, o que impediu que continuássemos o trabalho coletivo da equipa que teve uma a excelente prestação no último europeu.”

O treinador abordou ainda a alteração do foco para este estágio:

“Por isso mesmo nos últimos estágios o foco do nosso trabalho esteve na avaliação das atletas e na preparação individual, mas desta vez procuraremos relembrar os aspectos colectivos do nosso jogo e introduzir mais alguns argumentos do ponto de vista táctico. Para além disso, vamos promover a integração de algumas atletas mais jovens dando seguimento ao trabalho que pretende uma articulação transversal de todas as nossas selecções.”

E reforçou, ainda, a articulação que a sua equipa técnica tem com os clubes:

“Para além dos treinos e dos jogos-treino previstos, realizaremos avaliações das atletas para que, mais tarde e em articulação com os treinadores dos clubes, possamos colaborar no seu processo de formação tendo em vista o alto rendimento. Neste estágio teremos todas as atletas com que pretendemos trabalhar, com excepção da Luciana já que ela estará em competição oficial no seu clube.”

Convocatória da Seleção Nacional sub-20 Feminina para Estágio em Guimarães (26/12 a 30/12/2023)

Patrocinadores Institucionais