Campeonato 1ª Divisão Feminina: Divisão de pontos em Vila Nova de Gaia

PUB

CJ Almeida Garrett e Colégio de Gaia Toyota empatam no dérbi gaiense; SIR 1º de Maio CJB regressa aos triunfos.

A Ronda 12 arrancou na capital, com o SL Benfica a receber e vencer o lanterna vermelha do Campeonato 1ª Divisão Feminina – ARC Alpendorada Heavy OJP – num jogo atípico que alcançou a marca, impressionante de 93 golos (58-35). Com este triunfo, as Águias regressaram à liderança, embora de forma provisória. De recordar que o Madeira SAD disputará a Jornada 12 no próximo dia 28 de janeiro, em Leiria, frente à Juve Lis porque na tarde deste sábado disputou a primeira mão dos Oitavos de Final da EHF European Cup, que terminou com triunfo insular frente ao ATTICGO BM Elche por 27-26.

À mesma hora, foi a vez da ADA São Pedro do Sul regressar aos triunfos na deslocação ao reduto do CDE Gil Eanes, embora a jogar na condição de visitado. A formação de Alexandre Monteiro sorriu pela margem mínima (24-23) num jogo pautado pelo equilíbrio e teve em Mónica Soares e Rebeca Freitas metade dos seus golos (6 golos cada). Pelas algarvias, Carmen Figueiredo voltou a ser a melhor marcadora com oito golos.

Antes do Jogo da Semana decorreu o embate entre SIR 1º de Maio CJB e ABC UMinho que terminou com o regresso das marinhenses aos triunfos, somando a quarta vitória da temporada, desta vez por 30-23. Maria Oliveira e Greyce Santos foram as melhores marcadoras pelas locais e, pelas minhotas, Naíde Gonçalves assinou uns notórios 12 golos.

CJ Almeida Garrett – Colégio de Gaia Toyota

A ‘equipa sensação’ do Campeonato 1ª Divisão Feminina – recém-promovida – entrou com tudo diante da equipa que ocupa a terceira posição da tabela classificativa e que, ainda no início desta temporada disputou uma competição europeia. Foi a camisola 17, Rafaela Vieira, a assinar o 3-1, que valeu a primeira vantagem de dois ao CJ Almeida Garrett, à passagem dos primeiros cinco minutos. Bastaram outros tantos – minuto 10 – para Carolina Monteiro colocar a conta a ‘zeros’ (3-3).

A formação orientada por Paula Marisa Castro viu dois dos seus novos reforços – Carolina Justino e Diana Oliveira – juntamente com a ponta esquerda internacional por Portugal – Carolina Monteiro – protagonizarem um parcial de 0-3, que resultou numa vantagem de dois (4-6) para o Colégio de Gaia Toyota.

Uma diferença de três (5-8) ‘obrigou’ Luís Santos a parar o encontro sensivelmente a meio da primeira parte e seguiram-se cinco minutos onde o Municipal Salvador Guedes assistiu a apenas dois golos, um para cada lado. Até ao descanso, seguiram-se momentos de golo cá, golo lá, o que manteve a mesma distância entre as formações aquando da recolha aos balneários.

Intervalo: 10-13

A formação mais experiente manteve-se superior no arranque da segunda parte, mas a guardiã da casa – Marcela Aguiar – impediu nova maior vantagem no frente a frente com Ana Abreu (12-15). No entanto, sem guarda-redes na baliza, Carolina Monteiro aproveitou a oportunidade para garantir os quatro golos à maior para o Colégio de Gaia Toyota, à entrada dos quinze minutos finais.

Mas nem os quatro golos de diferença (18-22) e os apenas dez minutos por jogar tiraram a aspiração de um resultado positivo às da casa que viram Bárbara Mendes abrir as hostilidades para uma primeira recuperação (20-22) que motivou Paula Marisa Castro a usar o cartão verde. As visitantes voltaram aos três golos de vantagem (20-23), mas Bárbara Mendes voltou a marcar (22-24) e a assistir para a margem mínima (23-24), a quatro minutos do apito final. Marcela Aguiar negou o golo de contra-ataque no frente a frente com Carolina Justino e, no ataque, Sara Moutinho assinou o último golo do encontro que valeu a divisão de pontos.

Sara Moutinho, pelas da casa, com oito golos foi a melhor marcadora do encontro e, pelas visitantes, Nair Pinho foi a mais inconformada com seis.

Resultado Final: 24-24

Madeira SAD e Juve Lis disputam o jogo desta Ronda 12 apenas no próximo dia 28 de janeiro, em Leiria, devido aos compromissos europeus das insulares.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 12ª Jornada
13.01.2024 – 15h00 – SL Benfica x ARC Alpendorada Heavy OJP, 58-35 (24-15)
13.01.2024 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x CDE Gil Eanes, 24-23 (11-11)
13.01.2024 – 17h00 – SIR 1º de Maio CJB x ABC UMinho, 30-23 (15-11)
13.01.2024 – 18h00 – CJ Almeida Garrett x Colégio de Gaia Toyota, 24-24 (10-13)
28.01.2024 – 17h00 – Juve Lis x Madeira SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais