Campeonato 1ª Divisão Feminina: Águias confirmam favoritismo na deslocação a São Pedro do Sul

PUB

SL Benfica venceu ADA São Pedro do Sul no Jogo da Semana; ABC UMinho somou os três pontos e garantiu Grupo A; Apesar da vitória na Marinha Grande, CDE Gil Eanes vai disputar o Grupo B.

Este sábado, às 16h00, decorreram todos os jogos referentes à Ronda 18 do Campeonato 1ª Divisão Feminina, a última da Fase Regular. Apenas ABC UMinho e CDE Gil Eanes tinham o seu destino incerto – quanto ao grupo da 2.ª Fase – à entrada para a última jornada. No entanto, as bracarenses dependiam apenas de si e, depois de vencerem em Marco de Canaveses frente ao ARC Alpendorada (17-31), garantiram presença no Grupo A. Já as algarvias fizeram o que lhes competia, ao vencer o SIR 1º de Maio CJB (31-26), mas foi insuficiente para evitar o Grupo B.

O líder do Campeonato, que já iria alcançar o Grupo A nessa posição, voltou a somar três pontos – importantes para a 2.ª Fase – desta vez na receção ao CJ Almeida Garrett (35-25), equipa recém-promovida que já havia garantido presença no Grupo A. O Colégio de Gaia Toyota segue no pior momento da época e despediu-se da Fase Regular com uma derrota tangencial (19-18) na deslocação ao terreno da Juve Lis. As gaienses terminaram a Fase Regular na quinta posição posição e estarão no Grupo A, ao passo que as leirienses são nonas e vão integrar o Grupo B.

ADA São Pedro do Sul – SL Benfica

São Pedro do Sul foi palco de mais um Jogo da Semana protagonizado pelo terceiro e segundo classificado do Campeonato 1ª Divisão Feminina separados por cinco pontos ADA São Pedro do Sul e SL Benfica, respetivamente. As locais, orientadas por Alexandre Monteiro, afirmaram – pela voz do seu técnico – a vontade de rectificar o resultado da primeira volta e, apesar do primeiro golo ter pertencido às Águias, um parcial de 3-0 colocou as sampedrenses com dois golos de vantagem (4-2).

Mihaela Minciuna encostou o marcador, mas Joana Trindade voltou a ampliar (5-3) e João Florêncio levou o cartão verde à mesa com cerca de 11′ minutos decorridos. A paragem correu de feição para as encarnadas que concretizaram quatro golos sem sofrer (5-7) e foi a vez de Alexandre Monteiro parar o encontro. A ADA São Pedro do Sul anulou a maior vantagem encarnada até então, novamente através da pivô Joana Trindade (8-8), mas novo parcial positivo por parte das encarnadas devolveu os dois golos de distância ao marcador.

Seguiram-se momentos sucessivos de parada e resposta, sempre com a diferença a variar entre um e dois golos… só perto do descanso, a experiente central ucraniana Viktoriya Borshchenko deu os três golos de vantagem ao SL Benfica (11-14). As equipas acabaram por recolher aos balneários separadas por dois golos.

Intervalo: 13-15

Uma das mais recentes contratações de João Florêncio entrou a marcar – Maria Santos, ponta esquerda natural do Brasil – e Constança Sequeira, em dobro, foi feliz da marca de 7 metros (13-18). Cinco golos de diferença – inéditos até ao momento – obrigaram Alexandre Monteiro a parar o encontro com cerca de cinco minutos jogados após o descanso. Mónica Soares concretizou na sequência, mas a aposta no 7×6 por parte da ADA São Pedro do Sul não correu de feição e, com golos na baliza vazia, o SL Benfica ampliou a vantagem para sete (14-21).

A desvantagem de sete golos não demoveu a ADA São Pedro do Sul que, com maior assertividade defensiva, apoiada na boa exibição de Beatriz Barradas entre os postes e com o apoio do público presente no Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul, tentou ir à procura de recuperar o resultado. Apesar das investidas, as sampedrenses não evitaram uma maior diferença no marcador.

Resultado Final: 18-31

*Problemas técnicos impediram a transmissão da primeira parte do jogo entre ADA São Pedro do Sul e SL Benfica.

Com este resultado, as posições permaneceram inalteradas – SL Benfica em segundo e ADA São Pedro do Sul em terceiro – mas agora a distância das sampedrenses para as encarnadas é de sete pontos. De recordar que para a próxima fase, as equipas transitam com 50% dos pontos conquistados na Fase Regular.

O Campeonato 1ª Divisão Feminina terá agora quinze dias de paragem, com semana internacional pelo meio, onde a Seleção Nacional A Feminina terá duplo encontro com a Finlândia. O arranque da 2.ª Fase está agendado para dia 16 de março para o Grupo A e o Grupo B iniciará uma semana depois, a 23 de março. O sorteio da próxima fase acontece no próximo dia 28 de fevereiro, quarta-feira, pelas 16h00 na sede da Federação de Andebol de Portugal.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Regular – 18ª Jornada
24.02.2024 – 16h00 – Madeira SAD x CJ Almeida Garrett, 35-25 (16-11)
24.02.2024 – 16h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x ABC UMinho, 17-31 (11-18)
24.02.2024 – 16h00 – Juve Lis x Colégio de Gaia Toyota, 19-18 (8-13)
24.02.2024 – 16h00 – CDE Gil Eanes x SIR 1º de Maio CJB, 31-26 (15-16)
24.02.2024 – 16h00 – ADA São Pedro do Sul x SL Benfica, 18-31 (13-15)

Patrocinadores Institucionais