Campeonato 1ª Divisão Feminina: Águias e Sampedrenses cumprem Jornada 1

PUB

SL Benfica e ADA São Pedro do Sul vão encontrar-se esta quarta-feira para cumprir o jogo relativo à Ronda 1 do Grupo A da Fase Final; Em caso de triunfo, as Campeãs Nacionais ascendem à liderança.

O Campeonato 1ª Divisão Feminina pode conhecer novo líder esta quarta-feira, caso o SL Benfica, comandado por João Florêncio, triunfe na receção à ADA São Pedro do Sul, esta quarta-feira, pelas 19h30, em jogo em atraso relativo à Ronda 1 da Fase Final – transmissão em direto na BTV e em diferido na andeboltv, às 21h00.

Até à entrada para a Fase Final, o Campeonato 1ª Divisão Feminina só tinha visto o Madeira SAD na liderança (27 pontos) e o SL Benfica como segundo classificado (25). As Insulares ampliaram a distância na primeira jornada da fase das decisões (30 pontos vs 25), tirando proveito da ‘pausa’ das rivais na prova, devido à participação nas competições europeias, no entanto, o mais recente encontro entre os emblemas top-2 ditou uma vitória encarnada, no passado domingo, que valeu nova aproximação na tabela classificativa. O SL Benfica tem, assim, a oportunidade de alcançar a liderança, embora em igualdade pontual*, em caso de vitória esta quarta-feira diante da formação sampedrense. *O critério de desempate é o confronto direto na Fase Final.

Com a motivação no patamar mais alto, as Campeãs Nacionais só vêem um desfecho possível na receção à ADA São Pedro do Sul, tal como afirma Alexandra Shunu, que tem o “sonho de ser Campeã Nacional” e chegou ao SL Benfica “para ganhar e para somar”:

“Queremos continuar a trabalhar e garantir vitórias atrás de vitórias, porque sabemos que [a ADA São Pedro do Sul] é um adversário muito difícil, o jogo vai ser complicado, contudo, vamos jogar em casa, onde estamos mais confortáveis, diante dos nossos adeptos que não nos largam em nenhum momento. É sempre bom estar em casa. (…) A equipa está bem, estamos motivadas, continuamos a trabalhar e não baixamos a guarda apesar dos altos e baixos dos jogos. Estamos focadas e queremos o tricampeonato.”

Do outro lado, o cenário não é tão motivador, dado que a ADA São Pedro do Sul perdeu na estreia na Fase Final, na receção ao ABC UMinho e o treinador Alexandre Monteiro prevê um jogo complicado na deslocação à capital:

“Vamos enfrentar uma equipa motivadíssima e que vem com um ‘andamento’ desportivo muito forte, fruto não só dos jogos europeus como da sequência de jogos que têm tido [seis vitórias consecutivas em todo o panorama]. Infelizmente para nós, as dificuldades vão ser ainda maiores devido às limitações que iremos apresentar por jogar em Lisboa a meio da semana. Um jogo de uma fase final ser jogado a meio da semana para uma equipa como a nossa é limitativo. Sem desculpas iremos tentar fazer o melhor possível sabendo que o histórico recente em nada nos beneficia. Espero ter uma equipa unida e com espírito de sacrifício para disputar o jogo.”

Ainda este fim-de-semana há mais dois duelos entre formações do Grupo A, que cumprem a Jornada 3. O ABC UMinho, atual 3.º classificado, recebe o CJ Almeida Garrett (5.º), às 18h30 deste sábado. Já a outra formação oriunda de Vila Nova de Gaia, o Colégio de Gaia Toyota (6.º), joga em casa, frente ao SL Benfica, pelas 19h00 de sábado.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 1ª Jornada
16.03.2024 – 17h00 – Madeira SAD x CJ Almeida Garrett, 28-20 (15-10)
16.03.2024 – 18h00 – Colégio de Gaia Toyota x ABC UMinho25-31 (13-14)
27.03.2024 – 19h30 – SL Benfica x ADA São Pedro do Sul, BTV / andeboltv (diferido às 21h00)
Fase Final – Grupo A – 3ª Jornada
30.03.2024 – 18h30 – ABC UMinho x CJ Almeida Garrettt, andeboltv
30.03.2024 – 19h00 – Colégio de Gaia Toyota x SL Benfica, andeboltv
18.04.2024 – 19h00 – Madeira SAD x ADA São Pedro do Sul, andeboltv

Patrocinadores Institucionais