Campeonato Placard Andebol 1: Poveiros continuam a sonhar com o Grupo B

PUB

Póvoa AC Bodegão Grupo CCR venceu na deslocação ao reduto do FC Gaia Empril e mantém viva a esperança por um lugar no Grupo B; Águas Santas Milaneza quebrou jejum ao vencer em Braga.

A Ronda 21 do Campeonato Placard Andebol 1 teve o seu início na passada quinta-feira, com o SL Benfica a superiorizar-se ao Vitória FC e a escalar, ainda que à condição, na tabela classificativa e, na sexta-feira, foi a vez de Sporting CP somar mais três pontos, desta vez na deslocação ao reduto da Artística de Avanca Bioria.

O primeiro dos três jogos agendados para este sábado, entre ABC UMinho e Águas Santas Milaneza, terminou com o regresso aos triunfos por parte dos Maiatos (26-28), que vinham de uma série de seis jogos sem vencer. Esta tarde, os alvinegros superiorizaram-se aos Bracarenses que tinham como objetivo fechar o top-4 do Campeonato Placard Andebol 1 este fim-de-semana – objetivo que viram ser adiado para a última jornada da Fase Regular. O Águas Santas Milaneza – agora orientado por Marco Sousa, depois da saída de Ricardo Moreira – apesar da vitória, está fora da luta por um lugar no Grupo A, apenas Marítimo da Madeira Andebol SAD pode aspirar ultrapassar o ABC UMinho. No entanto, os maiatos somaram pontos importantes para a luta pela vaga europeia do Grupo B.

FC Gaia Empril – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR

O Jogo da Semana colocou frente a frente FC Gaia Empril e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, atuais 9.º e 10.º colocados, respetivamente, que, à entrada para este encontro, ainda ambicionam evitar entrar nas contas da manutenção, entenda-se, garantir o Grupo B. Foi a formação gaiense a primeira a marcar, mas Tiago Teixeira e Alan Silva consumaram a reviravolta no marcador. Rafael Santos, na baliza do FC Gaia Empril e António Campos entre os postes poveiros, iam sendo os protagonistas do encontro. Os comandados de Tiago Cunha assumiram a vantagem mínima – interrompida por diversos empates – até que Alan Silva colocou o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR com dois golos de vantagem (6-8), pela primeira vez no encontro aos 12 minutos.

Os forasteiros tiveram duas oportunidades para ampliar para três mas a defesa do FC Gaia Empril, com mérito, não só o impediu como converteu as conquistas de bola em golos… e voltou à igualdade (9-9), com a assinatura de António Ventura, à passagem do minuto 17. O momento em crescendo dos gaienses manteve-se e a liderança acabou por surgir (12-11) pela mão de Diogo Ferreira, levando a um time-out para a equipa de Tiago Cunha. Com dez minutos por jogar, o equilíbrio permaneceu no Pavilhão do FC Gaia e as equipas recolheram aos balneários em igualdade.

Intervalo: 16-16

A segunda parte começou algo tímida, com as defesas a superiorizar-se e, durante cinco minutos, apenas se assistiu a um golo para cada lado. Apesar de estar em inferioridade numérica, o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR voltou a reclamar para si dois golos de vantagem (17-19), com novo golo de Alan Silva, à passagem do minuto 38′. Uma perda de bola no ataque do FC Gaia Empril deu a oportunidade a Cleryston Novais de ampliar… e o ponta esquerda não tremeu na face de Rafael Santos. Os três golos de diferença (18-21) levaram Hugo Valente a pedir um time-out à entrada dos 20 minutos finais.

O ataque sequente não correu de feição aos homens de Gaia que, após falharem o alvo, viram os poveiros ampliar a vantagem para quatro, a maior até então (18-22). Minutos mais tarde, o protagonista foi o mesmo – Alan Silva – na conquista de nova maior vantagem, de cinco golos (20-25) à passagem do minuto 48′. Rafael Santos voltou a aparecer e ajudou o FC Gaia a aproximar novamente o marcador com o 25-27 de Diogo Ferreira a sete minutos do apito final.

O Póvoa AC pediu um time-out na tentativa de quebrar o bom momento da formação de Vila Nova de Gaia, e Piotr Rybski cumpriu, dando novamente três golos de vantagem aos poveiros. Hugo Valente tentou o seu último triunfo à passagem do minuto 57′ levando o cartão verde à mesa, mas João Ribeiro levou o jogo a quatro (26-30) e a vitória já não fugiu ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, que assim continua na luta por um lugar no Grupo B.

Resultado Final: 27-32

No fecho do dia de sábado, em Guimarães houve jogo emocionante onde quem sorriu foi a formação de Belém. Ao intervalo, o CF Os Belenenses vencia pela margem mínima e, na reta final, segurou o triunfo por 20-22. As decisões são adiadas para a última jornada, com Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, FC Gaia Empril, Vitória SC e CF Os Belenenses a lutar por duas vagas no Grupo B.

O jogo entre FC Porto e Marítimo da Madeira Andebol SAD, referente à 21.ª jornada, ainda não tem data definida.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Fase Regular – 21ª Jornada
07.03.2024 – 18h00 – SL Benfica x Vitória FC, 31-22 (14-11)
08.03.2024 – 21h00 – Artística de Avanca Bioria x Sporting CP26-32 (11-15)
09.03.2024 – 15h00 – ABC UMinho x Águas Santas Milaneza26-28 (12-15)
09.03.2024 – 18h00 – FC Gaia Empril x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR27-32 (16-16)
09.03.2024 – 18h00 – Vitória SC x CF Os Belenenses20-22 (9-10)
a definir – FC Porto x Marítimo da Madeira Andebol SAD

Patrocinadores Institucionais