EHF European Cup: Águia quer continuar a somar feitos à histórica campanha europeia

PUB

Campeãs Nacionais defrontam as turcas do Armada Praxis Yalikavaspor às 13h00 deste sábado, a contar para a primeira mão dos Quartos de Final – transmissão em direto na BTV; Segunda mão agendada para o próximo dia 17 de março, na Turquia.

O SL Benfica é a única equipa portuguesa a atuar no plano internacional na vertente feminina, numa altura em que se aproximam os Quartos de Final da EHF European Cup, patamar onde nunca tinha estado. Depois de terem consumado o feito histórico na eliminatória anterior, ao deixarem pelo caminho as gregas do AESH Pylea Thessaloniki – e tornarem-se a primeira equipa feminina do clube da Luz a chegar tão longe numa prova europeia – as Campeãs Nacionais não querem ficar por aqui e partem com máxima ambição para o duplo confronto com as turcas do Armada Praxis Yalikavaspor, já com caminho traçado até à Final.

O ‘fantasma turco’ não assusta a equipa encarnada e o desfecho europeu da temporada passada está mais do que ultrapassado, mas é preciso total concentração para evitar surpresas, com a vantagem de jogar em casa a primeira parte da eliminatória. O Armada Praxis Yalikavaspor, que ocupa atualmente o 3.º lugar da Super Liga da Turquia, tem na veterana Perihan Topaloglu Acar, lateral-esquerda de 36 anos, a principal figura (terceira melhor marcadora do campeonato local, com 106 golos em 15 jogos). O conjunto turco já sabe o que é vencer uma equipa portuguesa esta temporada, já que eliminou – com muita dificuldade – a ADA São Pedro do Sul na Ronda 2. Depois disso, deixou pelo caminho o SSV Brixen Südtirol (Itália) e as compatriotas do Ankara Yenimahalle BSK.

Para chegar aqui, o SL Benfica eliminou o SC witasek Ferlach (Áustria), o Neistin (Ilhas Faroé) e, por último, o AESH Pylea Thessaloniki (Grécia).

Em antevisão ao primeiro jogo dos Quartos de Final, João Florêncio afirma que o SL Benfica tem pela frente uma “tarefa gigantesca” sendo que se aproxima, segundo palavras do técnico, “o jogo mais importante do andebol feminino do Benfica”: “É o jogo mais importante do andebol feminino do Benfica, porque nenhuma equipa portuguesa foi às Meias Finais desta competição. Temos as nossas hipóteses, mas temos de contar com os nossos adeptos, porque o jogo em casa pode vir a ser muito importante na eliminatória. Já fizemos história ao entrar nos Quartos de Final, mas podemos dar continuidade a essa bonita história.”

O técnico de 42 anos não poupa elogios ao seu adversário e destaca algumas das peças chave da formação da Turquia: “Esta equipa turca está bem no Campeonato, já ganhou a Supertaça, como nós, e tem um plantel profissional fortíssimo, onde se destacam a estrela da seleção da Tunísia, Mouna Chebbah, a melhor jogadora turca de sempre, a [Yeliz] Ozel. É uma equipa de topo.”

O duelo da primeira mão dos Quartos de Final entre  SL Benfica e Armada Praxis Yalikavaspor está agendado para as 13h00 deste sábado e contará com transmissão em direto na BTV. O jogo decisivo vai acontecer no dia 17 de março, às 14h00 (hora portuguesa), no Binnaz Karakaya Sports Hall, em Muğla, Turquia.

EHF European Cup
Quartos de Final – Calendário (hora portuguesa):
1ª Mão
09.03.2024 – 13h00 – SL Benfica x Armada Praxis Yalikavaspor, BTV
2ª Mão
17.03.2024 – 14h00 – Armada Praxis Yalikavaspor x SL Benfica

Patrocinadores Institucionais