Os Heróis do Mar irão disputar uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a meio do mês de março, juntamente com Noruega, Tunísia e a anfitriã Tunísia. Paulo Pereira chamou, novamente, os Heróis do Mar ao ativo para alcançarem pela segunda vez a qualificação para a prova mais prestigiante do andebol mundial. Sobre esta convocatória existem apenas duas alterações em relação à última, com a saída de Pedro Oliveira (FC Porto) e Ricardo Brandão (FC Porto) e o regresso de Diogo Branquinho (FC Porto) e Alexis Borges (SL Benfica).
Portugal contará ainda com a ajuda de João Gomes (Sporting CP) e Xavier Barbosa (Artística de Avanca Bioria) durante os dias 9 e 10 de março, enquanto a formação portuguesa não estiver completa com todos os internacionais.
Convocatória da Seleção Nacional A Masculina para o Estágio em Matosinhos e Torneio de Qualificação Olímpica na Hungria (09/03 a 18/03/2024)
Paulo Pereira, Selecionador Nacional, referiu as alterações nos 18 atletas mas afirma que o objetivo continua intacto: “Mantivemos a convocatória muito próximo da que fizemos para o último Europeu, tendo em conta a excelente prestação que tivemos, tinha todo o sentido mantê-la praticamente idêntica. Entraram apenas duas caras que não são novas – Diogo Branquinho e Alexis Borges – porque as convocatórias normalmente são feitas tendo em conta o histórico que os atletas têm na Seleção mas ao mesmo tempo outros fatores como o momento atual de forma que os atletas apresentam e agora vamos com este grupo preparar a luta das lutas, que começou em janeiro e para nós só acaba agora no dia 17 de março. Oxalá consigamos atingir mais um sonho.”
As Quinas têm a sua estreia marcada no dia 14 de março, pelas 17h30, frente à Noruega – adversário que venceram na passada edição do Campeonato da Europa, em janeiro – embate que poderá acompanhar na RTP2. Após um dia de descanso, Portugal volta à carga contra a Tunísia, pelas 16h00, anfitriã do Kempa Trophy, que os Lusos disputaram no final de 2023, ficando colocados na segunda posição, atrás da Áustria. Por último, os Heróis do Mar fecham a Qualificação frente à Hungria, no domingo, pelas 20h00, organizadora, contra quem não cruza os destinos desde janeiro de 2023, contra quem foi feliz no último embate, no Campeonato do Mundo.
Esta será a segunda vez na história que Portugal vai disputar uma qualificação para os Jogos Olímpicos, depois daquela brilhante e histórica campanha que culminou com o golo mais importante da carreira do capitão, Rui Silva, diante da França, que abriu as portas do Olimpo, para Tóquio 2020. A grande competição, recorde-se, disputou-se apenas no ano seguinte, devido à pandemia, e foi a primeira vez que uma modalidade coletiva de pavilhão representou Portugal nos Jogos Olímpicos, por direito desportivo.
Todos os encontros terão transmissão na RTP2.
Olympic Qualification Tournament
Calendário – Grupo 3:
14.03.2024 – 17h30 – Noruega x Portugal, RTP2
16.03.2024 – 16h00 – Tunísia x Portugal, RTP2
17.03.2024 – 20h00 – Portugal x Hungria, RTP2