Paris 2024: Preparação segue a todo o vapor em Matosinhos

PUB

Heróis do Mar já se encontram com quatro sessões de treino e com a comitiva completa após a chegada do último elemento, Joaquim Nazaré, vindo da Dinamarca; portugueses viajam esta terça-feira para a Hungria.

Março será um mês decisivo, não só para os Heróis do Mar mas para o mundo do andebol, com os três Torneios de Qualificação Olímpica agendados para Granollers (Espanha), Hannover (Alemanha) e Tatabánya (Hungria). Com seis equipas já qualificadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – Argentina, Dinamarca, Egipto, França, Japão e Suécia – estão disponíveis apenas mais seis vagas, que serão atribuídas às duas melhores equipas de cada um dos três Torneios de Qualificação Olímpica, onde se esperam duras batalhas em campo.

Os comandados de Paulo Pereira estão reunidos a norte do país – em Matosinhos – para a ponta final da preparação do Torneio de Qualificação Olímpica, que terá lugar entre 14 e 17 de março, em Tatabánya, na Hungria. A comitiva começou a reunir-se na noite de sexta-feira e leva já dois dias de trabalho para que tudo esteja a postos para mais um dos pontos altos do andebol nacional, onde Portugal almeja conquistar, mais uma vez, uma vaga nos Jogos Olímpicos, que desta vez terão lugar em Paris. Portugal ainda tem mais três sessões de treino planeadas antes da viagem para a Hungria (na tarde de terça-feira) e, posteriormente, na Arena de Tatabánya, na antecâmara do embate com a Noruega, onde os Heróis do Mar terão a sua estreia.

As Quinas têm a sua estreia marcada no dia 14 de março, pelas 17h30, frente à Noruega – adversário que venceram na passada edição do Campeonato da Europa, em janeiro – embate que poderá acompanhar na RTP2. Após um dia de descanso, Portugal volta à carga contra a Tunísia, pelas 16h00, anfitriã do Kempa Trophy, que os Lusos disputaram no final de 2023, ficando colocados na segunda posição, atrás da Áustria. Por último, os Heróis do Mar fecham a Qualificação frente à Hungria, no domingo, pelas 20h00, organizadora, contra quem não cruza os destinos desde janeiro de 2023, e foi feliz no último embate, no Campeonato do Mundo.

Esta será a segunda vez na história que Portugal vai disputar uma qualificação para os Jogos Olímpicos, depois daquela brilhante e histórica campanha que culminou com o golo mais importante da carreira do capitão, Rui Silva, diante da França, que abriu as portas do Olimpo, para Tóquio 2020. A grande competição, recorde-se, disputou-se apenas no ano seguinte, devido à pandemia, e foi a primeira vez que uma modalidade coletiva de pavilhão representou Portugal nos Jogos Olímpicos, por direito desportivo.

Todos os encontros terão transmissão na RTP2.

Olympic Qualification Tournament
Calendário – Grupo 3:
14.03.2024 – 17h30 – Noruega x Portugal, RTP2
16.03.2024 – 16h00 – Tunísia x Portugal, RTP2
17.03.2024 – 20h00 – Portugal x Hungria, RTP2

Patrocinadores Institucionais