Seleção Nacional sub-16: Lusos vão competir no Torneio Internacional HandGaia ’24

PUB

Pupilos às ordens de João Varejão voltam a juntar-se para um estágio com competição, de 25 a 30 de março, em Vila Nova de Gaia; Convocatória foi divulgada esta quarta-feira.

A semana de estágio com competição que se aproxima será o reencontro dos jovens atletas da Seleção Nacional sub-16 Masculina, terminado o último momento de trabalho, em dezembro, integrado no Feira Handball Cup. Depois do Encontro de Centros de Treino sub-16 Masculinos, que decorreu em Tavira, de 16 a 18 de fevereiro, em que os atletas desta geração competiram entre si, a comitiva lusa vai agora integrar a competição dedicada ao escalão sub-18 neste torneio organizado pelo Futebol Clube de Gaia, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, da Junta de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso e da Federação de Andebol de Portugal, de 27 a 30 de março.

Esta será a primeira vez que uma Seleção Nacional sub-16 Masculina vai participar no Torneio Internacional HandGaia, que tem vindo a reunir naquele município um conjunto de equipas e clubes conceituados e competitivos. Esta edição abrange os escalões de sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18.

O Selecionador Nacional, João Varejão, convocou 16 atletas para esta semana de trabalho, em que serão realizadas três a quatro sessões de treino antes da competição. O estágio vai iniciar no dia 25 de março, com a primeira sessão de treino agendada para as 16h00.

Convocatória da Seleção Nacional sub-16 Masculina para Estágio e participação no HandGaia ’24 (25 a 30/03/2024)

João Varejão salientou a mais valia que este tipo de competição acrescenta para o crescimento dos atletas: “Tendo em conta o trabalho desenvolvido pelos clubes, que tem continuidade nos Centros de Treino Nacionais nas diferentes zonas do país, bem como os estágios já realizados e o encontro de Centros de Treino de atletas desta geração [2008/2009], acredito que temos um maior conhecimento dos atletas com potencial nestas idades. O nosso foco será continuar a proporcionar-lhes experiências enriquecedoras para a sua evolução. Pretendemos continuar a dotar estes atletas das exigências que o jogo da atualidade requer e, por isso, vamos reforçar o trabalho dos sistemas defensivos 6:0 e 5:1 associados a transições intensas com exploração do jogo ofensivo a partir de inícios simples.”

Consulte o Regulamento Geral do Torneio Internacional HandGaia ’24.

Patrocinadores Institucionais