Seleção Nacional sub-18: Comitiva lusa já está na Hungria na véspera do primeiro particular

PUB

Comandados de Nuno Santos concluíram o estágio na cidade da Maia e viajaram esta quinta-feira para Lakitelek, onde vão disputar dois jogos de cariz particular com a congénere magiar a 15 e 16 de março.

Esta quinta-feira, dia que antecede o primeiro duelo de cariz particular entre as Seleções Nacionais sub-18 Masculinas de Portugal e Hungria, ficou marcada pela viagem da comitiva lusa até terras magiares, depois de três dias de trabalho intenso na cidade da Maia. Nesta que é encarada como mais uma etapa importante de preparação para o Campeonato da Europa da geração, os dois momentos competitivos diante de um adversário de alto nível como a Hungria, trazem apenas vantagens para os jovens internacionais lusos, às ordens de Nuno Santos, que aterraram a meio da tarde em Budapeste.

Recorde-se que Portugal ja conhece os adversários que vai defrontar no M18 EHF Euro 2024: Espanha, Áustria e Roménia, no Grupo E. O Campeonato da Europa da geração terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, entre 7 e 18 de agosto. Já a Hungria vai defrontar Suécia, Suíça e Israel no Grupo D.

A última vez que estas duas gerações de atletas se encontraram foi 25 de julho de 2023, em Maribor (Eslovénia), na Ronda Preliminar do European Youth Olympic Festival – ou Festival Olímpico – que se destinava ao escalão sub-17. A Hungria levou a melhor por 31-37 e acabaria por terminar na 3.ª posição, ao passo que Portugal foi 7.º classificado. Gabriel Sequeira, com 34 golos, foi o segundo melhor marcado dessa competição, à frente do húngaro János Dániel Barna. O central português que atua no SL Benfica está convocado para os particulares que se avizinham, já o lateral-direito magiar de 17 anos, do Telekom Veszprém HC, está ao serviço da Seleção Nacional sub-21.

Em discurso direto, Nuno Santos, Selecionador Nacional, perspetivou os duelos contra a Hungria, mostrou-se satisfeito com o empenho dos atletas nos dias de estágio em território nacional e garantiu que o grupo está confiante.

Despedida da Maia com boas sensações

“Este estágio correu bastante bem, realizámos cinco sessões de treino, três direcionados para a defesa e duas para o ataque. Claro que os atletas sentiram o cansaço, porque não estão habituados a ter este volume e intensidade de treino, mas entregaram-se ao trabalho e foi uma semana produtiva. Agora vamos ter a oportunidade de perceber se todas as ideias ficaram interiorizadas ou não, porque são poucos dias, mas as sementes daquilo que nós pretendemos, principalmente na defesa 6:0 estão lançadas.”

Jovens estrelas com lugar em vários escalões

“A forma de trabalhar é igual à nossa e funciona um pouco em função das necessidades de cada escalão, portanto, é difícil prever que grupo de atletas é que eles vão apresentar aqui. Independentemente disso, para já não estamos muito preocupados com aquilo que a Hungria possa fazer, estamos mais empenhados nos princípios que queremos introduzir na nossa equipa e, claro, espero que a Hungria venha com os melhores atletas para que nós possamos também agir em função de um grau de dificuldade elevado.”

Preparação para o Europeu com um ‘velho conhecido’ de alto calibre

“São os melhores testes. Nós temos jogado quase todos os anos com a Hungria, em particulares ou mesmo nos Campeonatos do Mundo e da Europa, e têm sido sempre jogos muito duros. É muito importante que nós consigamos ter a oportunidade de medir forças com este género de equipas.”

Objetivos para os dois particulares

“Primeiro queremos que toda a gente jogue, só assim é que conseguimos perceber o que é que eles conseguem fazer a este nível. Depois, em relação ao que nós pretendemos no jogo, vamos defender 6:0, vamos defender 5:1 e, neste curto espaço de tempo, conseguimos introduzir movimentos ofensivos diferentes, porque estamos a procurar mais rapidez no ataque. Temos que passar toda essa informação muito rápido, vamos ver o que acontece. Mas estamos confiantes de que as ideias foram bem lançadas e que vai acontecer algo positivo, independentemente do resultado.”

Nesta altura, a Federação da Hungria ainda não divulgou informações acerca do streaming dos dois jogos particulares.

Jogos Particulares
Calendário (hora portuguesa):
15.03.2024 – 17h00 – Hungria x Portugal
16.03.2024 – 09h00 – Hungria x Portugal

Patrocinadores Institucionais