Seleção Nacional sub-18: Lusos vão à Hungria disputar dois particulares

PUB

Nuno Santos divulgou a convocatória para o estágio que arranca na cidade da Maia e termina em solo magiar, entre 11 e 16 de março.

Um mês depois, a Seleção Nacional sub-18 vai voltar a reunir-se, mas desta vez num contexto bem diferente. No planeamento estão dois jogos de cariz particular frente à congénere da Hungria, depois de quatro dias de trabalho na cidade da Maia, a partir do próximo dia 11 de março. A comitiva lusa vai depois instalar-se em Lakitelek, uma vila com cerca de 5.000 habitantes próxima da cidade de Kecskemét, situada entre a capital, Budapeste, e Szeged. A viagem para território húngaro está marcada para a próxima quinta-feira, dia 14 de março.

Esta quarta-feria, Nuno Santos, Selecionador Nacional sub-18 Masculino, tornou pública a lista de convocados composta por 16 atletas, bem diferente da anterior, destinada à participação no Next Generation Handball Cup, em fevereiro passado, que mostrava um misto entre atletas dos escalões sub-16 e sub-18 (seis nascidos em 2008, outros tantos em 2007 e quatro em 2006). Desta feita, apenas cinco nomes se mantêm: André Samúdio (AA Águas Santas), Gonçalo Gomes (FC Gaia), Francisco Loureiro (FC Porto), Francisco Oliveira (FC Porto) e Miguel Mendes (SL Benfica).

Recorde-se que, na semana passada, Portugal fico a conhecer os adversários que vai defrontar na Fase de Grupos do M18 EHF Euro 2024: Espanha, Áustria e Roménia. O Campeonato da Europa da geração terá lugar em Podgorica, capital do Montenegro, entre 7 e 18 de agosto.

Convocatória da Seleção Nacional sub-18 Masculina para o Estágio na Maia e Jogos Particulares na Hungria (11 a 16/03/2024)

Nuno Santos, destaca o regresso de jogadores mais influentes e experientes à convocatória mas garante que o grupo ainda não está na máxima força, o que, por outro lado, servirá para que outros alertas sejam avaliados num contexto competitivo exigente: “Temos algumas ausências, umas forçadas devido a lesão, como é o caso do João Bandeira Lourenço, outras por decisão, porque dois atletas da nossa geração vão integrar os trabalhos da Seleção Nacional sub-20, portanto, não temos à disposição todos os elementos que consideramos ser os mais importantes. De qualquer maneira, é a oportunidade também de vermos, neste contexto, atletas que já foram convocados para o estágio anterior e, agora, já num contexto internacional.”

O líder da Seleção Nacional sub-18 revela ainda os passos a tomar neste próximo momento de trabalho com vista ao M18 EHF Euro 2024: “O primeiro grande objetivo é prepararmo-nos para o Europeu que se aproxima e introduzir conteúdos. Por exemplo, nós estávamos sempre a defender 5:1 e agora vamos dar mais ênfase na mesma ao trabalho defensivo, mas mais a um sistema 6:0, com intenção de procurar a bola. Portanto, queremos melhorar as ideias do 6:0 que pretendemos introduzir para colocar em prática no Europeu.”

Por fim, Nuno Santos rejeita a ideia de trabalhar de forma específica em funções dos adversários de Portugal na grande competição deste ano, particularmente daquele que os Lusos têm mais conhecimento: “Conhecemos a Espanha, não conhecemos tão bem a Áustria e a Roménia, mas sabemos as dificuldades que vamos ter. Não nos podemos focar já a preparar o jogo com a Espanha, porque ainda temos bastante tempo pela frente. Para já, o mais importante não é a questão da estratégia, mas sim dos princípios.”

Nesta altura, a Federação da Hungria ainda não divulgou informações acerca do streaming dos dois jogos particulares.

Jogos Particulares
Calendário (hora portuguesa):
15.03.2024 – 18h00 – Portugal x Hungria
16.03.2024 – 10h00 – Hungria x Portugal

Patrocinadores Institucionais