Campeonato 1ª Divisão Feminina: Novo teste de fogo em São Pedro do Sul

PUB

ADA São Pedro do Sul e SL Benfica encontram-se pela terceira vez em pouco mais de duas semanas, pelas 18h00 desta quarta-feira; CJ Almeida Garrett recebe Madeira SAD; ABC UMinho – Colégio de Gaia Toyota fecha a Ronda 6 do Grupo A.

A Jornada 6 do Grupo A acontece na íntegra esta quarta-feira, dia 1 de maio – data em que a Federação de Andebol de Portugal celebra o seu 85.º aniversário -, e há ainda um jogo do Grupo B para acompanhar.

O dia abre pelas 12h00 com o duelo entre CJ Almeida Garrett e o Madeira SAD, último contra o primeiro classificado do Grupo A. As insulares têm dois jogos a mais que o SL Benfica (40 pontos vs 34) e não querem que a distância encurte antes do embate entre Madeirenses e Águias, que terá lugar já no próximo sábado, no Funchal.

ADA São Pedro do Sul – SL Benfica

As comandadas de João Florêncio entram em campo para defrontar a equipa da ADA São Pedro do Sul, no reduto do adversário, pela terceira vez em pouco mais de duas semanas. O primeiro embate entre Sampedrenses e Águias terminou com um triunfo encarnado por 29-21, que valeu a conquista da Taça FAP; o mais recente duelo precisou de 70 minutos para ficar decidido e foi em cima da buzina que Constança Sequeira fez o golo que valeu ao SL Benfica a presença na Final Four da Taça de Portugal.

Para o terceiro duelo, Carlos Pires não prevê facilidades para a equipa da ADA São Pedro do Sul que – considera – não tem conseguido mostrar no Campeonato 1ª Divisão Feminina todo o seu valor e trabalho realizado… no entanto, o técnico que vai assumir o comando da equipa até ao final da época acredita que se assistirá a mais um momento de bom espetáculo em São Pedro do Sul, esta quarta-feira:

“O jogo de quarta-feira será um jogo de exigência máxima, perante uma das equipas que tem dominado o andebol nacional e que está recheada de atletas de elevada qualidade, para além de ser bem orientada, com processos consolidados e que refletem a profundidade do seu plantel. Infelizmente, a nossa prestação nesta Fase Final do grupo A não reflete o trabalho que temos realizado ao longo das semanas e pretendemos voltar a encontrar o ritmo e a consistência que nos fez chegar aqui. Teremos de ser capazes de ultrapassar a organização defensiva do SL Benfica, sem falhas técnicas, de modo a evitar perdas de bola que levem a rápidas transições da equipa adversária, se o conseguirmos fazer, ficaremos mais próximos de ser competitivos e de disputar o jogo. Defensivamente teremos que ser fortes nos duelos individuais e procurar ter um espírito de entreajuda constante, antecipando os pontos fortes do adversário. Fica o apelo para os amantes da modalidade se deslocarem a São Pedro do Sul e assistirem ao que será de certeza um bom espetáculo desportivo.”

O SL Benfica chega a este embate depois de ser eliminado da EHF European Cup nas Meias Finais, diante do MSK IUVENTA Michalovce, e Margarida Sá Pessoa sabe da importância do jogo para não perder pontos na corrida pelo título:

“Primeiramente, gostava de agradecer a todos os adeptos que estiveram connosco no domingo e que mostraram uma força que nós sentimos em campo. Sonharam connosco, foi um sonho que esteve muito perto e gostava de apelar a que continuem a vir ver-nos e a apoiar-nos, porque temos objetivos muito concretos e nada está perdido. Continuamos mais vivas do que nunca, temos mais dois grandes objetivos ainda, a Taça de Portugal e o Campeonato e esperamos que os adeptos apareçam para festejarem connosco também.”

A ponta de 22 anos fala em eliminar as surpresas e salienta os grandes objetivos que ainda há para cumprir: “No último jogo, [a ADA São Pedro do Sul] foi uma equipa que nos surpreendeu ofensivamente. É uma equipa muito competente, muito aguerrida, [as atletas] são muito combativas e fortes fisicamente. Mas nós estamos cá para analisar os nossos erros e o ataque delas e eliminar as surpresas. Nós queremos mesmo ser Campeãs e temos que ganhar tudo até ao fim. Claro que, pelas contas, dá para haver um empate aqui e ali, mas a nossa equipa quer ganhar tudo até ao fim, esperemos que assim seja.”

Por motivos alheios à Federação de Andebol de Portugal este encontro não contará com transmissão.

No fecho do Grupo A há ainda o embate entre ABC UMinho (3.º classificado) e Colégio de Gaia Toyota (5.º), pelas 18h30 no Pavilhão Flávio Sá Leite. O Grupo B, vê ARC Alpendorada Heavy OJP e Juve Lis – últimos dois classificados – anteciparem a Ronda 5 para as 15h00 desta quarta-feira, num jogo que vale três pontos fundamentais na luta pela manutenção.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
Fase Final – Grupo A – 6.ª Jornada
01.05.2024 – 12h00 – CJ Almeida Garrett x Madeira SAD, andeboltv
01.05.2024 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x SL Benfica
01.05.2024 – 18h30 – ABC UMinho x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv

Fase Final – Grupo B – 5.ª Jornada
01.05.2024 – 15h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x Juve Lis, andeboltv
11.05.2024 – 18h00 – CDE Gil Eanes x SIR 1º de Maio CJB, andeboltv

Patrocinadores Institucionais