Seleção Nacional sub-18: Portugal perde o primeiro de dois particulares

PUB

Conjunto dinamarquês foi mais forte do que as comandadas de Sandra Fernandes, esta tarde, em Odemira.

O Pavilhão Municipal de Odemira recebeu o primeiro de dois embates de Portugal, na geração sub-18, com a congénere dinamarquesa, após a participação no Torneio Scandibérico 2023, em Ceuta, em novembro passado. Agora, em Odemira, a Seleção Nacional sub-18, terminou uma semana com dois duelos de cariz particular com a outra seleção Escandinava, Dinamarca, que é constituída pela geração que venceu a medalha de prata no último W17 EHF Euro 2023.

7 Inicial: Joana Candeias, Lara Calçado, Maria Lopes, Clementine Silva, Beatriz Barros, Matilde Figueiredo e Mariana Rodrigues.

Foram as dinamarquesas a entrar a marcar mas as Lusas conseguiram empatar de imediato e a igualdade foi-se mantendo até à passagem dos 7 minutos, altura em que a Dinamarca conquista três golos à maior (3-6), apesar duma ligeira redução das Lusas. Sensivelmente a meio do primeiro tempo, a vantagem era já de seis golos para as nórdicas (4-10) o que levou a que Sandra Fernandes colocasse o cartão verde na mesa.

Na retoma, seguiram-se diversos momentos sem golo até que as adversárias voltaram a desbloquear no ataque, ampliando cada vez mais o diferencial e apesar dos oito golos de vantagem (5-13) o técnico dinamarquês também fez uso do seu primeiro time-out. Voltaram-se a seguir diversos minutos sem que Portugal conseguisse concretizar, tendo apenas cinco golos em 23 minutos, o que acabou por contribuir para que as Lusas saíssem para o descanso numa posição complicada.

Intervalo: 7-19

Na segunda metade, Portugal entrou com um parcial de dois golos sem resposta, mas nem isso retirou o ímpeto às nórdicas que mantiveram uma vantagem bastante dilatada (11-22). Novamente, o técnico dinamarquês parou o encontro, e a toada manteve-se favorável à sua formação, com as Lusas com bastantes dificuldades no ataque.

Na reta final, nomeadamente nos últimos 10 minutos, a Dinamarca voltou a acelerar e aumentou a diferença para números consideráveis, conquistando uma vitória em Odemira, no primeiro de dois particulares. Portugal e Dinamarca voltam a entrar em campo amanhã, pelas 11h00, com transmissão em direto na andeboltv.

Resultado Final: 16-32

Sandra Fernandes, treinador desta seleção jovem, destacou a importância deste momento para este grupo de atletas: “Foi um jogo bastante difícil perante a vice-campeã da Europa, a nossa seleção apresentou muitas atletas mais jovens, pois estamos com algumas lesões no grupo de jogadoras mais velhas, que por isso, não puderam estar presentes. Foi um bom teste para estas jovens jogadoras. Tivemos algumas falhas técnicas, provocadas pelo poder físico da equipa adversária. Continuamos a acreditar que só competindo com os mais fortes podemos evoluir e fazer crescer as nossas jogadoras em termos competitivos e ao nível mental. São estes momentos que são importantes para serem uma mais valia em termos individuais e coletivos. Estamos a pensar num futuro, que não é já amanhã.”

Pode consultar o Boletim de Jogo ao clicar no encontro pretendido.

Jogos Particulares
Calendário:
06.04.2024 – 18h00 – Portugal x Dinamarca, 16-32 (7-19)
07.04.2024 – 11h00 – Portugal x Dinamarca, andeboltv

Patrocinadores Institucionais