IHF BH Global Tour 2024: Portugal em estreia nas areias do Brasil na vertente feminina

PUB

Seleção Nacional A Feminina de Andebol de Praia vai competir na primeira etapa do IHF Beach Handball Global Tour 2024, que vai decorrer em Maricá, Rio de Janeiro, de 8 a 12 de maio; Agustín Collado Rodríguez divulgou a convocatória.

Em 2023, a segunda edição do IHF Beach Handball Global Tour, um evento de larga escala organizado pela Federação Internacional de Andebol (IHF) com uma preciosa colaboração da Confederação Brasileira de Andebol, contou com a presença de Portugal, representado pela Seleção Nacional A Masculina (que viria a vencer a medalha de bronze), como sendo a única nação europeia entre as presentes. Um ano mais tarde, a edição de 2024 vai voltar a ter as cores do nosso país, desta vez pela participação da Seleção Nacional A Feminina, também em estreia absoluta.

De 8 a 15 de maio, as areias de Maricá, um município situado a apenas 25 km do Rio de Janeiro, vai voltar a ser palco da primeira etapa de um grande evento em que as seleções de Brasil, Argentina, Estados Unidos e Uruguai estarão representados em ambas as vertentes, ao passo que Portugal e México figuram apenas no quadro feminino e Alemanha e Catar, no quadro masculino. Esta participação portuguesa no evento é vista como determinante para a preparação do Campeonato do Mundo deste ano, que vai decorrer na China, e no qual Portugal estará presente em ambas as vertentes. Recorde-se que Portugal já conhece os adversários.

Convocatória da Seleção Nacional A Feminina de Andebol de Praia para o BH Global Tour 2024 (07 a 15/05/2024)

Agustín Collado Rodríguez divulgou, esta quinta-feira, a convocatória para o evento nas areias brasileiras, composta por 10 atletas, e salientou a importância desta participação já a pensar no grande objetivo da época proposto para o próximo Mundial:

“Encaramos este IHF BH Global Tour como mais uma oportunidade para continuar a crescer, competindo a mais alto nível e lutando para nos superarmos a cada dia. Vamos estar presentes num dos maiores eventos de Andebol de Praia atualmente, que, neste caso, é uma grande aposta da Confederação Brasileira. Para nós será um teste para podermos estudar e avaliar o estado atual da equipa e de forma ser vão encaixar as novas convocadas. Também teremos a oportunidade de competir contra possíveis rivais no Mundial, já que Brasil, Argentina e EUA jogarão este IHF Global Tour. Sabemos o trabalho que temos que fazer e o nosso foco está direcionado para a evolução do coletivo e para o contexto competitivo de cada atleta de forma individual. Vamos tentar desempenhar um papel importante e continuar a avançar passo a passo para chegar na melhor forma possível ao Mundial e alcançar um novo objetivo que passa por melhorar a nossa classificação do último Mundial.”

2024 IHF Men’s and Women’s Beach Handball World Championships

Portugal vai estar presente nos Campeonatos do Mundo de Andebol de Praia deste ano, em ambas as vertentes. O IHF Beach Handball World Championship vai decorrer nas areias da Pingtan Island, na República Popular da China, de 18 a 23 de junho. Esta será uma edição especial, uma vez que se celebram 20 anos desde o primeiro Campeonato do Mundo direcionado para esta vertente da modalidade, que decorreu no Egito, em 2004 e marcou o início de um crescimento e afirmação de um Andebol de Praia global como hoje o conhecemos. 

Está a chegar a 11.ª edição do IHF Beach Handball World Championship que já passou por quatro continentes incluíndo África (Egito, 2004), América do Sul e Central (Brasil, 2006 e 2014), Europa (Espanha, 2008; Turquia, 2010; Hungria; 2016; Rússia, 2018 e Grécia, 2022) e Ásia (Oman, 2012).

No total, irão competir 32 seleções (16 masculinas e 16 femininas). Na edição passada, Portugal alcançou o 8.º lugar na vertente feminina e o 10.º lugar na vertente masculina.

Mais informações AQUI.

Patrocinadores Institucionais